Tudo sobre o peixe-boi 5/5 (1)

Compartilhe:

O peixe-boi é um mamífero aquático da família dos sirênios. Aliás, o nome dessa família tem a ver com o formato lateral desses animais, que lembra uma enorme sereia. Inclusive, foram os navegadores que chamaram os peixes-bois de sirênios.

Infelizmente, o número de peixes-bois pelo mundo diminuiu bastante, pois eles são muito visados pelos caçadores. Basicamente, como esses animais têm muita carne e óleo, se tornam objetos comerciais. Por isso, essa espécie está deixando de existir.

Existem quatro tipos de peixes-bois, porém, apenas um vive no Brasil: o peixe-boi-da-Amazônia. Se você gosta desse tipo de animal e quer saber mais sobre ele, está no lugar certo. Leia este texto e saiba tudo sobre o peixe-boi.

Telefone do Ministério do Meio Ambiente

Como foi dito anteriormente, o peixe-boi é um grande alvo para os caçadores. Por isso, é muito importante denunciar qualquer irregularidade atrelada a esses animais. Dessa forma, se torna possível contribuir para a proteção dessas criaturas. Caso queira fazer uma denúncia, acione o Ministério do Meio Ambiente.

Entretanto, é bom lembrar que, o Ministério do Meio Ambiente não possui um contato telefônico. Para acionar esse órgão, é necessário acessar o seu site, presente neste link. Depois disso, basta rolar a página para baixo e procurar a seção “Canais de Atendimento”. Nesse local, você pode escolher entre as opções “Denúncia”, “Solicitação”, “Sugestão” e “Elogio”.

A importância natural do peixe-boi

Como foi dito anteriormente, o único peixe-boi existente no Brasil é o peixe-boi-da-Amazônia. Esse peixe-boi tem um significado importante para o meio ambiente, pois colabora para o equilíbrio de seu ecossistema.

Como ele come as plantas aquáticas que ficam na superfície dos rios, ele impede o efeito “tapagem”. Ou seja, ele impede que as plantas se proliferem e tampem a superfície.

É importante impedir a “tapagem”, pois, quando ela acontece, não há entrada de sol no rio. A partir daí, várias criaturas daquele ambiente começam a morrer. Ou seja, o peixe-boi age como uma espécie de guardião naquele ambiente.

Ameaça de extinção

Como já foi explicado, o peixe-boi é uma espécie em extinção. No caso do peixe-boi-da-Amazônia, os principais motivos para isso são a degradação de seu habitat e a caça excessiva. Como esse animal é curioso e manso, os caçadores o matam com enorme facilidade. Infelizmente, o couro, a carne e a gordura do peixe-boi são muito valiosos para os caçadores.

Reabilitação dos peixes-bois

Como os peixes-bois adultos sofrem com a caça, os filhotes ficam órfãos muito cedo. Por isso, muitos deles morrem precocemente, pois ainda não sabem se cuidar sozinhos. Para lidar com esse problema, algumas instituições como a Associação Amigos dos Peixe-boi (AMPA) e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA/MCTIC) entraram em ação.

Basicamente, essas organizações recebem peixes-bois filhotes e os ensina a sobreviverem sozinhos. Depois disso, eles passam por um processo de semi-cativeiro e, por fim, são reintroduzidos aos rios amazônicos.

Reprodução

O ciclo reprodutivo dos peixes-bois é bem longo. Por isso, recuperar a população de peixes-bois por meio da reprodução é bem difícil. Cada fêmea dessa espécie gera apenas um filho por vez (raramente nascem gêmeos). Ademais, o período de gestação dura 13 meses. Após o nascimento do filhote, o período de amamentação dura, em média, dois anos. O cuidado da mamãe peixe-boi é cheio de ensinamentos. Por meio dela, o bebê aprende a escolher alimentos, nadar e subir a superfície para respirar. Devido a esse grande cuidado, a fêmea do peixe-boi só tem um filho a cada quatro anos.

Considerações finais

Esse texto foi originalmente desenvolvido por Caio Horta para o Blog Pescaria S/A.

Curtiu nosso conteúdo sobre o Peixe-Boi? Então compartilhe esse conteúdo com seus amigos. Aproveite e siga Pescaria S/A no Facebook e fique atualizado sobre nosso conteúdo. Obrigado por visitar o Blog Pescaria S/A. Boa pescaria!

Por favor, avalie isto

1 comentário em “Tudo sobre o peixe-boi”

  1. Na verdade existem duas espécies de peixe boi no Brasil… uma de água doce e outra de água salgada

Os comentários estão encerrado.