Dicas de pesca no Inverno do sul do Brasil 5/5 (1)

Compartilhe:

O frio chegou e você não sabe se sua pescaria vai render? Confira algumas dicas de pescaria durante o inverno na região sul

Quando chega o inverno na região sul do Brasil, a pesca passa a gerar muitas dificuldades tanto para pescadores convencionais quanto esportivos. Isso ocorre porque muitas espécies ficam menos ativas com a chegada das temperaturas mais baixas e as fisgadas ficam cada vez mais difíceis.

Para driblar essas dificuldades naturais sem deixar de praticar nossa mais amada atividade ao ar livre, podemos compartilhar conhecimentos e dicas com outros pescadores e com isso todos saímos ganhando. É justamente por isso que resolvi escrever esse post, para compilar algumas dicas valiosas para pescadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

O inverno inicia na segunda quinzena de junho se estendendo até a segunda quinzena de setembro, entretanto nós já podemos sentir a diferença no outono mesmo, já que as temperaturas baixam muito em relação ao verão e isso impacta diretamente na atividade dos peixes que habitam nossos rios, açudes, barragens e até mesmo pesqueiros particulares. Um dos principais impactos percebidos é na principal pescaria da nossa região: a pesca de traíras.

pesca no inverno sul do Brasil

Porque os peixes comem menos durante estações frias?

A explicação para essa pergunta está na temperatura da água, que fica muito mais baixa durante o outono e o inverno, diminuindo também o metabolismo da maioria dos peixes. Isso é o que faz os peixes se alimentarem menos, apenas o suficiente para se manterem vivos e nutridos.


Quais peixes são mais ativos no frio do sul?

Os períodos de frio também podem ser positivos quando se trata de pesca, isso porque algumas espécies são bem adaptadas às baixas temperaturas e podem ser uma ótima opção se você tiver criatividade em programar sua próxima pescaria de inverno. Para ficar mais claro, confira algumas espécies que são boas opções de pesca no inverno:

1. Dourado

O Dourado, também conhecido como “rei do rio”, pode ser uma boa pedida de pesca no inverno, nos três estados do sul, principalmente nos rios Paraná, Iguaçu e Uruguai. Há diversas operações de pesca nessas regiões oferecendo pousadas, guias e informações para a pesca dessa espécie altamente esportiva.

2. Black Bass

black bass peixe de inverno pesca

Outra pesca de inverno que pode ser bem sucedida é a pesca do Black Bass, que é uma espécie inserida, originária da América do Norte e que se adaptou muito bem aos lagos e pesqueiros do sul do Brasil. Apesar desse peixe ser mais ativo na primavera, o Black Bass pode lhe garantir boas pescarias durante o outono e no inverno.

Nos três estados do sul é possível encontrar bons locais de pesca do Black Bass, e se você quiser saber um pouco mais sobre isso, leia essa publicação sobre locais de pesca do Black Bass.

3. Trutas

Trutas no Brasil? Sim, acredite, temos Truta Arco-Iris no sul do país sim. E se tem uma época interessante para pescar esse peixe muito esportivo, é durante as temporadas frias.

A Truta Arco-Iris é uma espécie inserida e pode ser encontrada em lagos e rios das serras gaúcha e catarinense. Além da pesca, essas regiões oferecem outros atrativos turísticos que podem interessar a você pescador e a toda a sua família. Clique aqui e saiba onde pescar Trutas no sul do Brasil e em outras regiões.

4. Peixes de Couro

No sul do Brasil, o inverno é tradicionalmente uma época de pesca de peixes de couro nos rios dos três estados. Mandi Pintado, Mandi Chorão e o Jundiá podem ser uma opção para quem curte aquela velha e boa pescaria de barranca ou até mesmo embarcada. São espécies nativas em toda a região sul e presentes em praticamente todos os rios da região.

Nos pesqueiros, a pesca do Catfish pode ser muito produtiva no inverno, já que essa espécie é originária do hemisfério norte e também se adaptou muito bem aqui pelas bandas do sul.

5. Betara ( Papa-Terra)

Para quem curte uma boa pescaria de mar, seja na praia ou em plataformas, o inverno é a melhor época para capturar os belos Papa-Terras (Betaras) que as águas mais frias trazem. Além de ser uma pescaria muito divertida, há quem diga que esse peixe é um dos “melhores fritos do sul”. O que é mais complicado acaba sendo aguentar os ventos gelados na beira do mar durante o inverno, mas se você conseguir essa parte, o mar com certeza vai te pagar com belos papa-terras na linha.

6. Carpas

carpa

A turma da carpa, seja em pesqueiros com a pesca esportiva ou quem curte a pescaria de carpas com ceva nos rios do sul, sabe que o inverno não é problema para esse peixe do hemisfério norte que se adaptou muito bem ao nosso frio, então a pesca de Carpas é mais uma opção viável no inverno.

7. Peixe-Rei

Outra espécie que encosta nos mares da região sul durante a temporada fria é o Peixe-Rei, vindo dos mares do Uruguai e da Argentina trazidos por correntes frias. Esse peixe pode ser pescado em plataformas e dependendo do dia até mesmo na praia. O Peixe-Rei até aparece no sul durante as estações quentes, mas é no inverno que os conhecidos “charutos” aparecem, podendo medir mais de 35cm de comprimento.

8. Anchovas

As Anchovas são mais uma opção de pesca de inverno, principalmente no estado de Santa Catarina, onde há grande concentração de cardumes dessa espécie. Além de proporcionar uma bela briga, esse peixe é muito apreciado pelos amantes de peixes e frutos do mar.

9. Traíras

traíra

Um pouco menos ativas, as bocudas Traíras seguem se alimentando durante o inverno, entretanto há de se ter um pouco mais de paciência e definir estratégias específicas para ter um bom resultado no frio.

A pesca com isca natural praticamente não muda, já que, apesar de menos ativas, as Traíras seguem se alimentando e não irão resistir a um bom Lambari ou uma Rã deliciosa dando sopa na água.

É na pesca com iscas artificiais que a dificuldade aumenta, principalmente porque a Traíra fica mais no fundo e não vai atacar tanto na superfície, diminuindo a ação nos incríveis frogs e plugs de superfície. A opção então é apelar para as iscas de fundo como Chatter Baits e Iscas Soft.

10. Brancas (Saicangas) e Joanas (Jacundás)

A turma do Ultralight não fica abandonada no inverno pois a pescaria de Brancas (Saicangas) e Joanas (Jacundás) segue firme e forte no inverno. Em dias de águas limpas e sol você pode ter produtivos dias de pesca de inverno no sul do Brasil se estiver com a isca certa. Spinners, Jigs e até moscas de Fly Fishing podem lhe garantir boas fisgadas.


Mas o que fazer para vencer a sensação térmica baixa?

Uma das dúvidas que os pescadores tem quando vão pescar no inverno é quanto a sensação térmica gelada dessa época do ano. Mas a vontade de pescar é sempre maior, então há como se adaptar para encarar o frio e ir a pesca!

Uma boa dica está na vestimenta, e hoje em dia não é por falta de roupas quentes que você deixa de pescar no frio, já que há muitas opções de camisas de pesca, jaquetas, macacões e capas de chuva próprias para pescaria.

Atente-se também ao sol, pois ele não deixa de emitir seus raios UV no inverno, então mantenha sua proteção com roupas, protetor solar e óculos polarizados.

Aqui no sul, gostamos de chimarrão, um bom churrasco e fogo de chão, então não exite em montar um acampamento tradicional que a temperatura certamente dará uma amenizada.

Para quem vai encarar diversas pescarias de inverno, manter sua vacinação da gripe em dia é uma dica extra para reduzir a incidência dessa doença e impedir que sua pescaria seja cancelada por motivo de saúde.


Olho na fisgada!

No inverno, como já falamos acima, os peixes tem seu metabolismo afetado pela baixa temperatura da água, portanto sua movimentação é mais lenda. Isso irá ocorrer também quando um peixe encontrar sua isca. Você deve estar mais atento no inverno pois os peixes dão aquela travada, que costumamos dizer que eles estão mais “manhosos”.

A mordida na isca já não é tão feroz, o peixe carrega devagar a isca, e muitas vezes você mal sente quando deve fisgar, então aposta em equipamentos mais sensíveis. Essa dica é valiosa principalmente na pesca com iscas artificiais.

Considerações finais

Agora que você teve acesso a essas dicas de pesca de inverno, espero que na sua próxima investida de frio suas fisgadas sejam frequentes e sua diversão seja garantida. Lembre-se que pescar é bom e soltar é melhor ainda, sem deixar de garantir seu frito, mas com consciência sempre!

Aproveite e siga Pescaria S/A no Facebook e fique atualizado sobre nosso conteúdo. Obrigado por visitar o Blog Pescaria S/A. Boa pescaria!

Por favor, avalie isto

Deixe um comentário