Onde pescar em Minas Gerais: conheça 10 opções! 5/5 (2)

Compartilhe:

Quer pescar no estado de Minas Gerais mas não tem nenhuma ideia? Confira essas 10 opções para sua próxima pescaria!

Muito se fala dos ótimos pesqueiros de Minas Gerais, mas você pode ter certeza que esse estado incrivelmente conectado com a pesca também possui inúmeras opções públicas para você pescar, como rios e represas.

Não são poucas as opções, mas juntamente com meu amigo da pesca, Otávio, do Blog Pesca Gerais, compilamos uma lista resumida com 10 opções de pesca no estado de Minas gerais para você conhecer e fisgar peixes de diversas espécies.

Minas Gerais é um estado imenso, então estas opções foram escolhidas de uma forma mais espalhada justamente para cobrir o máximo possível do estado.


10 opções de pesca no estado de Minas gerais

1. Rio Paraopeba – Jeceaba – MG

rio paraopeba jaceaba onde pescar em minas gerais

Localizada na microrregião de Conselheiro Lafaiete / MG, a pequena cidade de Jaceaba é banhada pelo Rio Paraopeba, conhecido por muitas espécies de peixes e diversos pontos de pesca. Jaceaba encontra-se ha 1 hora de Cristiano Otoni / MG, cidade onde nasce esse imenso rio mineiro.

O Rio Paraopeba é um dos mais importantes efluentes do Rio São Francisco e ficou famoso pelo desastre de Brumadinho em 2019, porém a cidade de Jaceaba fica acima do local do acidente e não foi atingida pela contaminação. Espécies como corvinas, curimbatás, piaus, surubins e dourados podem ser pescados nesse rio.


2. Rio São Francisco – Pirapora – MG

rio são francisco em pirapora

O Rio São Francisco é reconhecido no Brasil inteiro por sua imensidão e diversas espécies de peixes brutos que vivem nele. E Pirapora pode ser um grande destino para pescadores de todas as partes.

Mais de 150 espécies nativas já foram catalogadas na bacia do Rio São Francisco e não vão faltar opções de peixes nesse rio maravilhoso. Curimatã-pacu, dourado, surubim, matrinxã, mandi-amarelo, mandi-açu, pirá, piau-verdadeiro, pacamão, piau-branco, traíra, corvinas, piranha-vermelha e piranha-preta são alguns dos peixes encontrados nesse rio. Pirapora fica localizada ha 350km de Belo Horizonte.


3. Rio das Velhas – Raposos – MG

onde pescar em minas gerais rio das velhas raposos mg

Raposos fica ha 45 minutos da capital mineira, Belo Horizonte, e é banhada pelo excelente Rio das Velhas. Em Raposos você poderá encontrar diversas opções para pescar no Rio, com pousadas oferecendo boas alternativas para quem procura por uma boa estrutura.

Traíras, mandis, surubins, piau verdadeiro, dourados, piranhas e matrinxãs são algumas das espécies encontradas nesse rio.


4. Rio Paracatu – Brasilândia de Minas – MG

rio paracatu

Lambaris do rabo vermelho, piaus verdadeiros e três pintas, matrinxãs, curimbas e traíras são algumas das espécies que você poderá encontrar se for pescar no Rio Paracatu em Brasilândia de Minas e arredores. Esse ponto de pesca em um importante efluente do Rio São Francisco fica localizado ha 494km de Belo Horizonte. Há opções de ranchos ao longo do rio.


5. Rio Jequitinhonha, Mendanha – MG

rio jequitinhonha mendanha

Mendanha é um município mineiro que localiza-se ha 320km da capital mineira e pode ser um ponto de pesca interessante em MG. Piau, piapara, surubim e curimba são algumas das espécies de peixes desse rio que tem sua extensão de mais de 1000km, cortando dois estados nascendo perto de Diamantina – MG, desaguando no mar em Belmonte, no litoral da Bahia.


6. Represa Três Marias – Três Marias – MG

onde pescar em minas gerais represa lago três marias

Reconhecida nacionalmente por grandes pescarias realizadas nela, a represa de Três Marias ou Lago Três Marias é um ponto de pesca incrível, localizada no município de Três Marias em Minas Gerais. Suas águas abrigam um dos peixes mais amados pelos pescadores mineiros e brasileiros: o Tucunaré.

Outras espécies habitam a represa, mas sem sombra de dúvidas o Tucunaré é a estrela máxima desse local. A represa Três Marias também é palco de competições de pesca importantes como o Torneio Três Marias.


7. Rio São João – Itaúna – MG

lago do rio são joão em itaúna

Tucunaré, Piaus, Traíras, Mandis e Lambaris estão entre as espécies que você poderá pescar no Rio São João em Itaúna – MG. Tem sua nascente localizada em Campo dos Gentios, no município de Itaguara, próxima aos limites entre os municípios de Rio Manso e Crucilândia e deságua no Rio Pará, em Velho da Taipa, município de Pitangui, sendo subafluente do rio São Francisco.


8. Rio Doce – Governador Valadares – MG

onde pescar em minas gerais rio doce governador valadares

Traíras imensas e Dourados espetaculares são alguns dos atrativos do belo Rio Doce. Você poderá se deslocar até o município de Governador Valadares / MG para realizar sua pescaria em um local cheio de opções.

O Rio Doce possui muitas corredeiras que propiciam a pesca do Dourado com iscas naturais como Tuviras e também as artificiais.


9. Represa de Nova Ponte – Nova Ponte – MG

onde pescar em minas gerais represa nova ponte

A Represa de Nova Ponte em Minas gerais é mais um ponto de pesca mineiro com a presença de Tucunarés, atraindo pescadores de todas as partes do estado e do Brasil. As piranhas e as traíras também habitam este ponto de pesca, inclusive há registro de trairões imensos capturados nesse local. Vale a pena programar uma pescaria nesse local.


10. Represa Carmo Cajuru / Rio Pará – Divinópolis – MG

onde pescar em minas gerais represa carmo cajuru

Um local para pesca de grande movimento turístico em Minas Gerais, onde se encontram muitas casas de veraneio em suas margens e os visitantes se divertem com passeios de barco, pescaria, além de poderem usufruir e admirar um belíssimo visual. Nesse ponto de pesca, surpreenda-se com os incríveis Tucunarés e Traíras de respeito.

A cidade conta com aspectos naturais vantagens como a Pedra do Calhau, o Bosque, a Serra do Galinheiro, e a famosa Barragem de Cajuru, que foi moldada com a construção da Hidrelétrica de Carmo do Cajuru, que fornece energia para Carmo do Cajuru e Divinópolis / MG.


Considerações finais

Gostou do nosso post com 10 opções de locais para pescar no estado de Minas Gerais? Você tem um local de pesca em MG preferido e ele não consta em nosso post? Então deixe sua opinião nos comentários pois queremos saber mais sobre ele.

Quero agradecer imensamente ao meu amigo pescador, lojista e blogueiro, Otávio Vieira, lá de MG que me auxiliou na pesquisa dos pontos para compartilhar com vocês. Ele organiza o Torneio Três Marias e possui a loja Pesca Gerais lá em Belo Horizonte. Agora é seguir as sugestões e ir pescar em Minas Gerais. Com certeza vai ser “bom demais da conta. uai”.

Aproveite e siga Pescaria S/A no Facebook e fique atualizado sobre nosso conteúdo. Obrigado por visitar o Blog Pescaria S/A. Boa pescaria!

Por favor, avalie isto

2 comentários em “Onde pescar em Minas Gerais: conheça 10 opções!”

Deixe um comentário