Dicas básicas para você iniciar na pesca de praia sem passar trabalho
Todo ano, principalmente durante o verão, milhares de pescadores vão para o litoral do Brasil durante as férias e surge aquela vontade de pescar na praia. Muitos se arriscam a própria sorte com seus equipamentos tradicionais de água doce, alguns com mais sorte outros com menos. Mas você sabia que são precisos bem poucos equipamentos e algumas dicas para você se tornar um ótimo pescador de praia?
A pesca de praia ou pesca de costão, como é conhecida em algumas regiões, é mais simples do que se imagina. Com alguns poucos equipamentos e a isca certa ( leia também sobre as melhores iscas para pesca de praia ) você poderá se dar bem nas férias e garantir o frito durante sua estada no litoral. E garanto que se você capturar alguns peixes ainda irá gostar e voltar em outras estações, e não apenas no verão. Até mesmo os melhores drones do mercado já estão sendo utilizados na pesca de praia, para fazer arremessos longos, aumentando as chances de capturar grandes peixes.
Antes de ver nossas dicas de pesca, confira uma lista básica de materiais apropriados para a pesca de praia. Com menos de R$ 300,00 é possível obter um kit básico e começar a fisgar seus Papa-Terras (Betaras), Pampos, Corvinas, Linguados entre outros.
Lista de materiais básicos para pescar na praia
- Vara para arremesso longo com pelo menos 3 metros de comprimento
- Molinete de arremesso longo ou carretilha perfil alto com pelo menos 200 metros de linha 0,40mm
- Suporte para vara de pesca ( secretária )
- Bomba de sucção para capturar mariscos e corruptos
- Balde grande
- Guarda-Sol
- Cadeira de praia
- Caixa térmica
- Protetor solar
Consulte aqui algumas ofertas de equipamentos de pesca de praia
Lembre-se que esta lista possui equipamentos e acessórios além do material de pesca justamente para que os pescadores iniciantes saibam tudo que realmente vão precisar em uma pescaria litorânea. Lembre-se também de levar muita água gelada e algum alimento pois ao passar horas na beira do mar você precisará se hidratar e comer.
Dicas valiosas para entender como pescar na praia
- O melhor horário é pela manhã, bem cedo
- Tenha os equipamentos adequados a mão
- Pergunte a outros pescadores qual a isca mais comum no local
- Tenha elástico para amarrar suas iscadas
- Procure por áreas com remansos e pouca espuma no mar
- Se puder, utilize mais de um equipamento com iscas diferentes
- Procure locais de pesca seguros e longe das pessoas
- Troque suas iscas sempre que possível
1. O melhor horário é pela manhã, bem cedo
Recomendo que se você nunca pescou na praia e quer fisgar logo de cara, vá para a beira do mar bem cedinho, lá pelas 5h ou 6h da manhã. Neste horário os peixes estão mais ativos. Sem falar que até mesmo para capturar iscas frescas será mais fácil.
2. Tenha os equipamentos adequados a mão
Possuir os equipamentos corretos é essencial na pesca de praia assim como em qualquer outra modalidade. Aqui na pesca de praia, o ideal é utilizar varas grandes, com molinete ou carretilha de arremesso longo, possuir uma secretária ou suporte para vara de cano de pvc, uma bomba para iscas e os equipamentos para acampar à beira mar como guarda sol, cadeira, caixa térmica entre outros.
3. Pergunte a outros pescadores qual a isca mais comum no local
Perguntar não ofende então se avistar outros pescadores na costa, aproveite para se informar sobre as iscas que são comuns na região e como eles capturam. De um modo geral, o marisco, o camarão e o corrupto são fáceis de encontrar em casas de pesca litorânea. O camarão você precisa comprar mas o marisco e o corrupto podem ser capturados com uma bomba para isca artesanal.
4. Tenha elástico para amarrar suas iscadas
O elástico é peça fundamental na pesca de praia pois com o movimento brusco do mar, as iscas costumam ser muito remexidas e se você amarra bem elas irão durar mais no anzol. Sem falar que o elástico para isca garante que os peixinhos menores não destruam suas iscas precocemente.
5. Procure por áreas com remansos e pouca espuma no mar
Saber onde está dando mais peixes no mar é uma tarefa complicada até mesmo para pescadores mais antigos, imagine para um iniciante. Porém, para lançar sua isca de forma mais efetiva, procura áreas no mar onde a água parece estar mais calma, sem tanta espuma, com uma coloração mais escura.
Estes locais geralmente são mais fundos, chamados de vala ou poço. São áreas com profundidade um pouco maior, aproximadamente 1,5 metros a 2,5 metros. Nestas valas ou poços você poderá encontra até mesmo peixes maiores como Corvinas e Burriquetes que estão ali caçando peixes menores. Locais próximos a pedras, naufrágios e outras estruturas também podem oferecer boas chances de uma boa captura.
6. Se puder, utilize mais de um equipamento com iscas diferentes
Sempre que você puder, utilize mais de um equipamento com iscas e distância de arremesso diferentes. Isso poderá aumentar suas chances de captura e de testar o local e a melhor isca do dia. Você pode utilizar uma vara com isca de camarão em um arremesso mais curto e outra com corrupto em um arremesso mais longo por exemplo.
7. Procure locais de pesca seguros e longe das pessoas
Nunca pesque na praia perto das pessoas ou de surfistas pois você corre o risco de machuca alguém com o chumbo ou mesmo com os anzóis. Além disso os produtos como protetor solar e bronzeadores se espalham na água e podem espantar os peixes para bem longe.
8. Troque suas iscas sempre que possível
Como o mar é muito mais revolto do que um rio ou lago, procure trocar suas iscas regularmente, pelo menos de 30 em 30 minutos caso não fisgue nenhum peixe. Isso irá garantir que seus equipamentos estarão sempre bem iscados e com chances de boas fisgadas.
AGORA QUE VOCÊ CONHECEU ALGUMAS DICAS, COMPRE AQUI SEU KIT PESCA DE PRAIA EM OFERTAS INTERESSANTES RECOMENDADAS PARA INICIANTES
Conclusão
Gostou do nosso artigo sobre como pescar na praia? Possui uma técnica infalível que não consta em nossa publicação? Deixe sua opinião nos comentários. Aproveite e siga Pescaria S/A no Facebook e fique atualizado sobre nosso conteúdo. Também estamos no Youtube com nosso Canal – INSCREVA-SE. Obrigado por visitar o Blog Pescaria S/A. Boa pescaria!
Obrigado amigo. Suas dicas ajudaram bastante.
Muito obrigado pelo artigo, pude aprender muito. Tenciono começar esta prática.
Com relação à fiscalização? Há necessidade de alguma licença?
Hahaha. Licença pra pescar com molinete na beira da praia?
A pergunta é pertinente Vini, pois em algumas praias podem haver barras, como a do rio Tramandaí, onde sim, há restrições de pesca durante a piracema com relação a pesca do Bagre no Rio e na sua Foz de encontro com as praias de Tramandaí e Imbé, e exigência de licença, caso o pescador pratique pesca esportiva, por exemplo.
Você deve possuir conhecimento sobre os locais onde vai pescar, se não há alguma restrição ambiental como espécies com pesca proibida como ocorre em Tramandaí-RS que a pesca do Bagre tem período de proibição durante a piracema, ou mesmo se o local não é uma reserva ecológica como o parque nacional da lagoa do peixe em Tavares- RS. Fora isso, você pode sim se licenciar para pesca desembarcada, o que te garante alguns direitos na pesca. Se quiser se licenciar pode visitar esse artigo e ver como proceder.
https://pescariasa.com.br/curiosidades/como-tirar-licenca-de-pesca-amadora/