O que é pesca ultralight e quais suas vantagens?

Compartilhe:

Cada dia mais popular, a pesca ultralight conquista pescadores do Brasil e do Mundo

A pesca ultralight teve sua origem na pesca esportiva de Trutas, já que essa espécia de peixe é muito astuta e não pode ser enganada facilmente. Então para driblar essa esperteza, o material ultralight ou ultra leve foi inserido nessa modalidade.

Com a expansão da pesca esportiva ao redor do mundo, houve também uma grande troca de experiências com equipamentos e iscas diferentes, que ao longo dos tempos foram sendo adaptadas para outros tipos de pescarias. Essa adaptação não foi diferente aqui no Brasil, então os equipamentos ultralight foram sendo utilizados na pesca de muitas espécies muito comuns na nossa pesca.

Quais as vantagens em utilizar ultralight a outros equipamentos?

Se você experimentar uma pescaria com um conjunto ultralight, não terá apenas uma experiência de pesca mais leve no que diz respeito ao conforto, mas terá uma experiência incrível durante a interação com o peixe durante a briga.

Isso se dará porque com um material mais leve, você poderá trabalhar com iscas menores e mais leves, linha mais fina e sensível além de vara e carretilha ou molinete também mais suaves. Essa combinação lhe permitirá ter boas experiências com peixes menores e situações incríveis com peixes um pouco maiores.

pesca ultralight

Quais peixes posso pescar com equipamento ultralight?

Essa resposta é muito subjetiva já que, se você quiser, poderá pescar quase todo tipo de peixe com esse tipo de equipamento, pois o que mais irá importar é a sua paciência e técnica em conhecer os limites do equipamento para cansar seu peixe da forma correta e tirá-lo da água com segurança.

Mesmo assim, podemos listar aqui algumas das espécies em que os brasileiros mais estão utilizando o ultralight como opção mais divertida e emocionante de pesca:

  • Traíra
  • Robalo
  • Corvina
  • Saicanga (Branca ou Tambica)
  • Tilápia
  • Jacundá (Joana)
  • Pacu
  • Blackbass

O diferencial nesse tipo de pesca é que até mesmo uma fisgada de um pequeno peixe como um Lambari, um Mandi ou um Piau lhe proporcionará uma luta divertida na pescaria.


Qual equipamento pode ser considerado ultralight?

Se você está pensando em montar um conjunto ultralight, fique atento a algumas dicas sobre quais materiais podem pertencer a esta configuração mais leve.

Varas

vara ultralight

As varas comumente utilizadas na pesca ultralight podem variar entre 2lb e 14lb com comprimento de 4pés (1,20m) a 8pés (2,40m). Eu particularmente, gosto das varas de 6’pés (1,83m). Encontre uma boa vara ultralight clicando aqui.

Molinetes ou Carretilhas

molinete ultralight

Na pesca ultralight você irá se deparar com muito mais molinetes entre os pescadores dessa modalidade, não descartando as carretilhas mais leves, com melhor desempenho com iscas pequenas. Entretanto, essas carretilhas podem custar bem mais do que os molinetes úteis no ultralight, que variam entre os tamanhos 500 e 2000. Além de lhe proporcionar um arremesso mais preciso, o molinete não irá formar cabeleiras, mais comuns nas carretilhas. Encontre aqui um bom molinete ultralight para seu conjunto.

Linhas

linha para pesca ultralight

As linhas de fluorcarbon podem ser uma boa pedida para sua pesca ultralight, não descartando o nylon, porém o fluorcarbon lhe dará maior eficiência na fisgada por não ter a elasticidade existente no nylon comum. As linhas mais indicadas são as de 0,25mm a 0,30mm. Encontre linhas para pesca ultralight aqui.

Iscas

spinner
Spinner
soft
Soft
plug
Plug
jig
Jig

Falando de iscas para pesca ultralight, podemos dizer que os spinners lideram a preferência dos pescadores dessa modalidade, seguidos pelas iscas soft e pelos plugs. Utilizar iscas de no máximo 10g deve ser encarado como ponto importante na montagem do seu conjunto ultralight. Encontre aqui spinners, iscas soft e plugs de meia-água e plugs de superfície para sua pescaria ultralight. Você também poderá utilizar os Jigs, principalmente na pesca do Robalo e de Corvinas.


Vídeos de pesca ultralight

No rio

No mar


Considerações finais

Seja qual for o seu entendimento sobre pesca ultralight, você deve saber que não há certo ou errado quando falamos no material a ser usado, já que isso ficará totalmente a seu critério. Esse conteúdo aqui serve apenas para clarear um pouco suas idéias sobre as tendências de materiais da pesca ultra leve, mas agora é com você.

Espero que as informações sejam úteis para a sua pescaria ultra leve e deixo aqui o convite para que você comente no blog sobre a sua forma de pesca ultra leve.

Aproveite e siga Pescaria S/A no Facebook e fique atualizado sobre nosso conteúdo. Também estamos no Youtube com nosso Canal Pescaria S/A. Obrigado por visitar o Blog Pescaria S/A. Boa pescaria!

Deixe um comentário