Pode pescar na Piracema? Sim, saiba onde!

Compartilhe:

Se você está com dúvida em como pescar durante a piracema, não deixe de ler essas dicas

Todos os anos quando o mês de Outubro chega, as atenções dos pescadores se voltam para uma dúvida crucial, se durante a Piracema pode pescar. Se eu tivesse que te dar uma resposta simples e direta, eu responderia SIM.

É óbvio que eu não estou te dizendo para ir direto para o primeiro rio, que você sabe muito bem que tem piracema, e pescar tranquilamente. Definitivamente, NÃO FAÇA ISSO! O que eu quero que você saiba, é que você não precisa deixar de pescar durante os meses em que há piracema nos rios e córregos do seu estado.

Para que a sua paixão pela pesca não fique abandonada por alguns meses, você pode usar sua criatividade para se divertir durante esses meses de defeso em todo o Brasil, conhecendo outros tipos de lugares e técnicas, ampliando ainda mais seu conhecimento em pesca.

Para isso, você poderá seguir as dicas abaixo, que eu posso falar com propriedade pois pesco dessa forma e posso garantir que diverte muito e é muito melhor que não pescar. Eu sei que se você é um apaixonado por pesca de rio, dificilmente outra técnica vai te atrair, mas não custa tentar para não ficar sem pescar, não é mesmo? Então vamos lá!

Dicas importantes sobre pescar na piracema

Primeiramente, saiba que cada estado possui sua própria legislação referente ao período e restrições durante a piracema, então procure saber qual o período em que a sua região estará com proibição de pesca. Nesse artigo você pode consultar o período de piracema em vários estados brasileiros. Outra recomendação que lhe faço, é que obtenha sua licença de pesca amadora. Você pode saber mais sobre licenças de pesca clicando aqui.

Saiba como pescar no período de Piracema no Brasil

1. Pesca em pesqueiros

pescar em pesqueiros na piracema

Atualmente, a pesca em pesqueiros movimenta milhões de reais todos os anos de diversas formas, e não é por menos. Esse tipo de local, antigamente chamado de “pesque e pague”, mas atualmente mais conhecido como Pesqueiro, é uma empresa (sítio ou fazenda), com lagos ou açudes onde há diversas espécies de peixes e você paga um ingresso para pescar no local.

Essa pode ser uma excelente alternativa, principalmente porque os pesqueiros brasileiros estão cada vez mais estruturados e cheios de espécies esportivas como as Traíras, Pirararas, Tambaquis, Carpas, Catfishs, Pacus, Tilápias, entre outros.

Os pesqueiros estão tão em alta, que até mesmo grandes campeonatos de nível nacional, torneios regionais e locais são organizados e realizados nesses locais. Esses eventos provam a força desse mercado dentro da pesca esportiva.

Mais uma vantagem de pescar em pesqueiros está relacionada a distância da sua casa e do seu tempo disponível para pescar. Com a correria em que vivemos hoje em dia, ter um local pertinho de casa para dar aquela pescada para descansar a mente é bem interessante não é mesmo? Então se você ainda não pesca em pesqueiros, procure algum ai perto de você e aproveite o período de defeso na sua região para iniciar na pesca em pesqueiros. Se você não conhece nenhum pesqueiro, consulte aqui algumas sugestões em vários estados do Brasil.

2. Pesca de praia

pescar na praia na piracema

Outra dica que posso lhe passar sobre pescaria durante a piracema, é referente a pesca de praia. Eu sou até suspeito para falar, já que cresci pescando com meu pai e seus amigos nas praias aqui do Rio Grande do Sul, em meados dos anos 80 e 90. E como eram divertidas aquelas pescarias.

Saíamos durante os feriados para acampar em praias mais desertas atrás dos maiores peixes como Corvinas, Violas, Burriquetes, Bagres entre outros. Claro que os Papa-terras e Peixes-Rei não ficavam de fora nessas pescarias. E para pescar na praia, mesmo para quem nunca pescou, nem é assim um bixo de sete cabeças. Basicamente o que muda é o tamanho da vara de pesca e o tamanho do molinete ou tipo de carretilha.

Para a pesca de praia, eu recomendo que você leia esses artigos para saber mais detalhes sobre materiais, iscas e outras dicas para você que é iniciante nessa pescaria. A pesca de praia pode ser um grande trunfo se você costuma ir para o litoral no verão, que é uma estação do ano onde há piracema em quase todo o Brasil. está ai mais uma forma de pescar na piracema.

3. Pesca em propriedades particulares

pescar em propriedades particulares na piracema

Uma terceira forma de pesca durante a piracema é tendo acesso a propriedades particulares. E quando falo desse tipo de propriedade, estou me referindo a fazendas, sítios e chácaras de um conhecido, amigo ou familiar.

Geralmente, esses locais possuem açudes, lagos, lagoas, tanques ou algum outro curso d’água sem ligação com rios da região, mas que são habitados por peixes conhecidos dos pescadores. São eles, as Traíras, Black Bass, Saicangas, Jacundás, Carás, Tilápias, Piranhas, Carpas, Lambaris, Cascudos, entre outros.

Esses peixes possuem sim seu período de reprodução, mas a sua pesca não é proibida pois eles não fazem o processo de piracema como os peixes de rios. Então se você tem possibilidade de ir pescar dessa forma, aproveite e boas fisgadas. Sempre que puder, pratique a pesca esportiva nesses locais, para não reduzir as populações de peixes no local.

Considerações finais

Viu como pode pescar na piracema, e isso só depende da sua criatividade? Agora se você pratica alguma dessas pescas para se divertir durante a piracema, não deixe de relatar sua experiência conosco nos comentários, ok?

Aproveite e siga Pescaria S/A no Facebook e no Instagram e fique atualizado sobre nosso conteúdo. Também estamos no Youtube com nosso Canal Pescaria S/A. Obrigado por visitar o Blog Pescaria S/A. Boa pescaria!

1 comentário em “Pode pescar na Piracema? Sim, saiba onde!”

Deixe um comentário