Qual o melhor horário e época do ano para pescar Traíra

Compartilhe:

Conheça um pouco mais sobre o comportamento das Traíras para programar sua próxima pescaria

Quando falamos em pescaria de Traíra, acreditamos que em qualquer horário, local e estação do ano elas irão atacar enlouquecidamente as nossas iscas, e isso não precisa ser necessariamente uma inverdade, mas você sabia que há sim horário e época do ano em que elas são mais ativas na pesca? É disso que vamos tratar nessa publicação.

A Traíra é praticamente uma paixão nacional quando falamos de pesca, não somente a pesca esportiva como a pesca raiz, praticada por aqueles que adoram esse peixe como alimento. Por estar presente em todas as regiões do Brasil, pode ser um pouco frustrante ver fotos, relatos e vídeos de pescadores fisgando muitas traíras em outra região, enquanto na nossa o peixe está manhoso e de difícil captura.

Isso acontece porque temos aqui no Brasil, muitas variações climáticas dentro de uma mesma estação, de um estado para o outro, o que impacta muito na pesca da Traíra, mas esse pequeno guia poderá ajudar você a entender um pouco mais sobre o comportamento da Traíra na sua região.

Mas de qual Traíra estamos falando?

Traíra (Hoplias malabaricus)

Estas informações que serão compartilhadas aqui são mais adaptadas a pesca da traíra comum (Hoplias malabaricus), presente em todo o Brasil, tanto em rios quanto em açudes, represas e córregos. Mas isso não quer dizer que as outras espécies, como os Trairões por exemplo, não possam seguir comportamentos um pouco parecidos.

Qual o melhor horário para pescar Traíra no Verão?

O verão é a época do ano em que as Traíras estão mais ativas, após o período reprodutivo, então além de proteger seus alevinos, as bocudas estão com fome. Além disso as temperaturas mais altas da água impulsionam essa atividade.

Como as Traíras ficam muito mais ativas no verão, você irá capturar esse peixe praticamente durante o dia todo, e também a noite, já que a Traíra é um peixe territorialista e qualquer isca que passe perto poderá representar um alimento ou ameaça aos seus filhotes, então você terá muita ação. Porém, ao amanhecer e no final da tarde, esse peixe costuma ser muito ativo, principalmente em ataques na superfície.

Sua pesca com isca natural também funciona muito bem nesse horário, entretanto, é nessa época é que as iscas de superfície como frogs, poppers e zaras funcionam melhor.

Qual o melhor horário para pescar Traíra no Outono ou na Primavera?

Tanto o outono quanto a primavera podem ser chamados de “meia estação” também na pesca, já que essas estações possuem ação média das traíras por motivos variados, mas principalmente com relação a temperatura da água e a sua reprodução.

Na primavera e no outono, a ação das traíras pode funcionar melhor nos horários comumente conhecidos de ataque dessa espécie, no início da manhã e a tardinha, porém é importante lembrar que devido a reprodução da espécie, você poderá capturá-las com maior frequência próximo aos ninhos, nas beiradas em meio a estruturas e vegetações.

Iscas de meia água poderão ser uma ótima pedida para essa época do ano, já que a ação das traíras na superfície está mais limitada aos exemplares que ainda não se reproduzem.

Qual o melhor horário para pescar Traíra no Inverno

O inverno chegou, e com ele chegam os Spinners e as Iscas Soft. Eu tenho preferência pelos frogs soft e criaturas, que causam maior atrito na água em tempos difíceis de pesca. Essa é a estação do ano em que a Traíra está com se metabolismo reduzido e não vai caçar de forma muito trabalhosa, exceto em regiões muito quentes como Centro Oeste, Norte e Nordeste onde o Inverno passa quase batido.

Nas outras regiões, as iscas artificiais de fundo poderão ser trabalhadas durante o dia, de forma mais localizada em meio a vegetação, já que a Traíra dificilmente irá se mover muito atrás de uma possível presa.

Já a pesca com isca natural poderá ter algum resultado tanto durante o dia quanto a noite, principalmente com os exemplares maiores. Outra dica importante é sobre a velocidade que você irá trabalhar a isca, de forma mais lenta e insistente no mesmo local do arremesso, pois um mesmo exemplar pode precisar de muito incentivo para atacar a isca.

Considerações finais

Vale lembrar que essas informações sobre horário e época do ano para se pescar traíras são um pouco subjetivas, não podendo ser interpretadas como regra absoluta. Vivemos em um país com dimensões continentais cheio de variações climáticas e diversas espécies de Traíra, podendo sofrer alterações drásticas no comportamento das bocudas de acordo com a região que você vive.

Espero que as informações sejam úteis para a sua pescaria e deixo aqui o convite para que você comente no blog sobre o comportamento da Traíra ai na sua região.

Aproveite e siga Pescaria S/A no Facebook e fique atualizado sobre nosso conteúdo. Também estamos no Youtube com nosso Canal Pescaria S/A. Obrigado por visitar o Blog Pescaria S/A. Boa pescaria!

Deixe um comentário