Papa-Terra (Betara) x Biterra – Conheça as diferenças!

Compartilhe:

Saiba mais sobre essas duas “espécies irmãs” que habitam o litoral brasileiro

O Papa-Terra também conhecido como Betara e o Biterra ou Betara Negra são espécies litorâneas presentes em todo o litoral brasileiro e também das Américas do sul, central e norte. São peixes parecidos mas que possuem algumas diferenças marcantes que facilitam sua identificação entre uma fisgada e outra.

Conhecidos por sua abundância nas praias brasileiras, tanto o Papa-Terra como o Biterra são muito apreciados pelos apreciadores de um bom peixinho frito, e são inclusive peixes comerciais em algumas regiões.

A principal diferença visível dessas espécies está na coloração, prateada clara no Papa-Terra (Menticirrhus littoralis) e Prateada com manchas escuras em tons verdes a marrons no Biterra (Menticirrhus americanus). Além disso, o Biterra é um peixe mais robusto enquanto o Papa-terra é mais afinado. estes peixes pertencem à família Sciaenidae.

Segundo o FishBase, os Biterras juvenis podem habitar águas com baixa salinidade como barras e estuários ligados ao mar e também locais próximos a plataformas, pedras e naufrágios, enquanto o Papa-terra é um peixe mais comum na área de surf em toda a faixa de areia, podendo também frequentar estuários. São peixes de fundo que se alimentam de pequenos vermes, crustáceos e camarões. Para a pesca dessas espécies de peixes, o Inverno é a melhor opção pois são peixes mais ativos em temperaturas mais baixas, dai sua grande população nas praias do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

papa-terra betara menticirrhus littoralis
biterra menticirrhus americanus

Como pescar Papa-Terra e Biterra

carlos eduardo do blog pescaria s/a pescaria de papa-terra betara

Para pescar esses peixes você poderá utilizar vara de arremesso longo equipada com molinete ou carretilha. É possível pescá-los a partir do primeiro valo, podendo ter resultados com exemplares maiores da segunda rebentação em diante devido a maior profundidade. Utilize chicotes de 2 ou 3 anzóis no tamanho 02, 01 até o 1/0. É importante observar o mar para decidir sobre o chumbo e a utilização ou não de garateia e elástico para amarrar a isca.

chicote pesca de praia
Chicotes para pesca de praia
chumbo garateia pesca de praia
Chumbo garateia para pesca de praia
elástico pesca de praia
Elástico para pesca de praia

Melhores iscas

Se você está pensando em ir pescar Papa-terra ou Biterra pode ficar interessado nisso: Como pescar Papa-Terra. As iscas são as mesmas para as duas variações do peixe.

Fontes de pesquisa: FishBase e Asuplama

Considerações finais

Gostou das informações sobre o Papa-Terra e o Betara? Você tem algo para contribuir com nossa publicação? Deixe sua opinião nos comentários. Aproveite e siga Pescaria S/A no Facebook e fique atualizado sobre nosso conteúdo de pesca. Também estamos no Youtube com nosso Canal Pescaria S/A. Obrigado por visitar o Blog Pescaria S/A. Boa pescaria!

2 comentários em “Papa-Terra (Betara) x Biterra – Conheça as diferenças!”

  1. Descrição perfeita. Tenho uma Vara Sportex parede 6 com passadores Fuji de porcelana e fixador Shark ( importado ) em ótimo estado. Essa vara é ideal para pesca de praia ou de costão. Gostaria de vende la para quem entende de pesca e sabe valorizar uma vara clássica como essa importada da Alemanha. Vendo pois não uso a anos. ELA SE ENCONTRA NO MEU APT. EM BOMBINHAS ( sc. ) peço 350,00 sem choro. Meu whats = 47 – 99951-9444.

    Responder

Deixe um comentário