20 tralhas de pesca antigas que são inesquecíveis

Compartilhe:

Se você tem mais de 30 anos e pesca desde criança deve conhecer algumas dessas relíquias da pesca

Quem pesca há muitos anos sabe que há muitas tralhas de pesca antigas que são simplesmente impossíveis de esquecer. A base de tudo que sabemos e temos hoje na pesca foi formada com muitos anos de evolução dos materiais e técnicas de pescaria. Mas muita coisa que vamos mostrar aqui ainda são usadas e muito bem aproveitadas em pescarias pelo Brasil.

Queremos fazer um passeio a um passado recente de nossas trajetórias na pescaria lembrando de equipamentos, itens de camping e utensílios inesquecíveis para qualquer pescador que se preze. Nossas pescarias foram imensamente divertidas e cada um desses itens fez ou ainda faz parte de nossas memórias e de nossa formação como pescadores.

Veja aqui, 20 tralhas de pesca antigas que são inesquecíveis para qualquer pescador (dos antigos) ou nem tanto

1. Carretilha manual de madeira

carretilha manual de madeira antiga

Essas carretilhas eram muito utilizadas para pesca de linha de mão. Eram encontradas em lojas de pesca, lojas de camping e até mesmo em alguns mercadinhos de bairro, pois esse item também era utilizado para empinar pipas.


2. Molinete Super Paoli

molinete super paoli  tralhas de pesca antigas

Os Molinetes Super Paoli surgiram em 1955 e sua utilização ocorre até hoje. Milhares de pescadores de todo o Brasil ainda são verdadeiros apaixonados pela marca. Essa é uma das tralhas de pesca antigas mais famosas do Brasil.


3. Carretilha Penn 140

carretilha penn 140  tralhas de pesca antigas

Uma verdadeira lenda da pesca nos anos 80 e 90, a Penn 140 marcou época, principalmente na pesca pesada. Não muito diferente das outras carretilhas dessa marca ledária.


4. Carretilha Penn 500

carretilha penn 500

Com fama parecida à sua irmã acima, a Penn 500 era uma carretilha muito popular no Brasil, nos anos 80 e 90. Era a famosa “carretilha dos gigantes”.


5. Carretilha Tramontina 8002

carretilha tramontina 8002

A Carretilha Tramontina 8002 foi uma verdadeira febre entre os pescadores brasileiros por ser uma opção aos produtos importados com preços mais populares. A 8002 era uma carretilha “leve”.


6. Carretilha Tramontina 8005

carretilha tramontina 8005  tralhas de pesca antigas

Carretilha 8005 da Tramontina era uma carretilha maior, para pesca pesada e maior capacidade de linha. Muito apreciada pelos pescadores de praia.


7. Molinete Tramontina Amazonas 2660

molinete amazonas 2660 tramontina

O Molinete Amazonas 2660 da Tramontina é amado até hoje. Eu tive o prazer de ter um e me arrependo amargamente de ter vendido ele ha uns 10 anos atrás. Molinete grande e forte, rebocava peixes, inclusive os maiores.


8. Vara Netuno / Sportex

vara netuno sportex antiga  tralhas de pesca antigas

Quem pescou em beira de praia e plataforma nos anos 70, 80 e 90 sabe bem a fama que as varas Netuno / Sportex tinham. Algumas eram inteiriças e outras de 2 partes, geralmente na cor laranja feitas em fibra de vidro de alta qualidade. Seus tamanhos eram conhecidos por “parede”. Ex: Parede 7, Parede 8, Parede 9.


9. Vara de bambu para carretilha ou molinete

vara de bambu para carretilha molinete  tralhas de pesca antigas

Antes das varas de carbono, grafite e até mesmo da fibra de vidro, as varas de bambu com passadores de arame ou porcelana eram a opção mais viável para pesca de carretilha ou molinete. E serviram por muito tempo.


10. Molinete Mitchell 4420

molinete mitchell 4420  tralhas de pesca antigas

A Mitchell é uma empresa francesa de materiais de pesca que produziu o famoso modelo 4420 que foi bem popular aqui no Brasil. Dizem em alguns fóruns de pesca que sua patente foi comprada pela Tramontina para a produção do 2660. Não tenho comprovação dessa informação.


11. Lampião a querosene

lampião a querosene  tralhas de pesca antigas

O lampião a querosene era um item clássico nas tralhas de pescaria. Além de auxiliar à noite no acampamento, era uma opção de baixa luz para iluminar as linhas e varas na beira da água sem correr o risco de espantar os peixes. Até hoje é produzido por algumas fábricas.


12. Lanterna Antiga Rayovac

lanterna rayovac antiga

A lanterna da Rayovac era um clássico indispensável na caixa de qualquer pescador. Facilmente encontrada em qualquer mercado ou casa de pesca, essa lanterna funcionava com pilhas grandes que duravam no máximo uma pescaria.


13. Barraca Yanes

barraca yanes

As pescarias eram feitas nas férias e em feriadões nos anos 80 e 90, então ter uma boa barraca para passar alguns dias era importante. Alguns pescadores possuíam a Barraca Yanes, que era grande e era possível colocar de 1 a 3 quartos dentro dela. Havia diferentes tamanhos, alguns com uma varanda. Duravam muito tempo e havia até assistência técnica que consertavam as barracas rasgadas.


14. Espiriteira de Álcool

espiriteira de álcool

A espiriteira de álcool era uma companheira indispensável em qualquer pescaria pois nela era possível esquentar água, fazer um café e até mesmo cozinhar. Era só colocar álcool em seu tanque e aproveitar um pequeno fogão portátil.


15. Linha de mão de madeira

linha de mão de madeira

Muita gente utilizava latas de spray, garrafas e pedaços de cano para criar linhas de mão para pescar, mas essa peça de madeira ideal para pescaria era muito conhecida e popular entre os pescadores que não curtiam varas de pesca.


16. Balança de mola para peixe

balança de mola para peixe  tralhas de pesca antigas

Essa balança era o que havia de mais “moderno” em pesagem de peixes nas pescarias e até mesmo em algumas peixarias menores. Era muito barata e durável. Até hoje ainda se encontra dessas na internet.


17. mesa de camping que vira mala

mesa de camping dobrável com banquinhos tralhas de pesca antigas

Essa mesa com banquinhos dobráveis era muito durável e quase toda turma de pesca ou família que curtia acampar, tinha uma. Era bem útil por seu tamanho e cabia legal no porta malas ou no bagageiro.


18. Térmica Termolar

térmica termolar antiga

Na pescaria era necessário levar muita água, e uma das opções mais comuns e populares era a Térmica Termolar. Tinha de 1, 2, 3 e 5 litros. Servia para levar água, café e até caipirinha. Item importante da tralha de pesca.


19. linha de Mão na Tábua

linha de mão na tábua

Muitos pescadores utilizavam tabuinhas com pequenos cortes nas extremidades para fazer suas linhas de mão, principalmente linhas de espera. Fáceis de fazer e baratas principalmente.


20. Bagageiro

bagageiro tralhas de pesca antigas

Toda essa tralha tinha que ser bem organizada para poder ser carregada até o local da pescaria. Quem não tinha camionetes grande sou até mesmo uma caravan ou Brasília, precisava apelar para o bom e velho bagageiro. Muito comum em fuscas e até mesmo em Kombis, esses itens eram indispensáveis para poder levar tudo que precisava na pescaria.

Considerações finais

Como você pode ver, há muitas tralhas de pesca antigas que são inesquecíveis e fazem parte da história das nossas pescarias. Espero que você tenha se identificado com algumas delas. Deixe sua opinião nos comentários e até mesmo cite alguma tralha de pesca antiga que eu tenha deixado de fora dessa lista. Aproveite e siga Pescaria S/A no Facebook e fique atualizado sobre nosso conteúdo de pesca. Também estamos no Youtube com nosso Canal Pescaria S/A. Obrigado por visitar o Blog Pescaria S/A. Boa pescaria!

Deixe um comentário