Surgimento de palometas no Jacuí preocupa pescadores do RS 5/5 (1)

Compartilhe:

Espécie invasora já causa prejuízos e medo entre os pescadores artesanais do Interior do Rio Grande do Sul

Pescadores que atuam ao londo do Rio Jacuí / RS relatam o surgimento de Palometas em diversas cidades do Rio Grande do Sul. A Palometa é da família das piranhas, um peixe carnívoro que ataca em cardumes e pode impactar diretamente nos ecossistemas em que aparecem por se alimentar de quase todas as outras espécies.

Sobre a Palometa

A palometa é um peixe omnívoro que possui dentes afiados e triangulares  e se alimenta principalmente de peixes, insetos e invertebrados aquáticos, como moluscos e crustáceos. Também são chamados de chupita, coicoa, piranha-caju e piranha-vermelha-da-amazônia.

Confira abaixo algumas diferenças entre as Palometas (Serrasalmus maculatus) e as Piranhas (Pygocentrus nattereri).

palometas x piranhas
Imagem / Ictiologia / Ufrgs

A maior preocupação dos pescadores artesanais é que as Palometas podem estar se alimentando de espécies conhecidas e apreciadas no Rio Grande do Sul, como o Mandi Pintado, o Jundiá, A Traíra e a Piava (Piapara).

O que o Ibama diz sobre a invasão de Palometas no RS

O Ibama se pronunciou através do analista ambiental Maurício Vieira de Souza, ao site Canal Rural, afirmando ser muito difícil reverter o avanço de uma espécie invasora como a das Palometas.

De acordo com Maurício, esse tipo de invasão é difícil de ser eliminada. “Geralmente, temos que nos acostumar  a conviver com essas espécies, por mais que cause transtornos.

peixes devorados por palometas no rs
Imagem: Jornal JA / Divulgação

Essa espécie causa medo também em banhistas pois é conhecida por atacar em cardumes muito grandes que ativam um frenesi alimentar ao sentir algum sinal de sangue na água.

As Palometas já foram capturadas por pescadores do Rio Jacuí em Rio Pardo, Cachoeira do Sul, Vale Verde, Santo Amaro, General Câmara entre outros. Segundo o site Folha do Mate, já há relatos de Palometas pescadas no Rio Taquari, em Bom Retiro do Sul. O Rio Taquari possui ligação com o Rio Jacuí na altura dos municípios de Triunfo, General Câmara e São Jerônimo.

Audiência Pública sobre a invasão das Palometas

No dia 6 de Maio uma audiência pública está marcada para analisar dados sobre a invasão das Palometas ao longo do Jacuí para que se possam tomar medidas apropriadas. Entidades ligadas ao meio ambiente pretendem levar para a audiência, informações mais precisas para apresentar aos deputados, entidades da pesca e autoridades dos municípios envolvidos com o problema.

Considerações finais

A Palometa não possui um predador natural, então a maior preocupação das autoridades ambientais e da comunidade da pesca é com o aumento demasiado de sua população além do avanço da espécie para os rios da região metropolitana que possuem ligação com o Jacuí, como o Guaíba, o Rio Caí, o Rio dos Sinos e até mesmo a Lagoa dos Patos.

Gostou do nosso artigo sobre a invasão das palometas no Rio Jacuí / RS? Se você já capturou essa espécie no RS deixe um comentário abaixo com seu relato. Aproveite e siga Pescaria S/A no Facebook e fique atualizado sobre nosso conteúdo. Também estamos no Youtube com nosso Canal Pescaria S/A. Obrigado por visitar o Blog Pescaria S/A. Boa pescaria!

Por favor, avalie isto

1 comentário em “Surgimento de palometas no Jacuí preocupa pescadores do RS”

Os comentários estão encerrado.