Como pescar Jacundá (Joana) com isca natural e artificial

Compartilhe:

Conheça um pouco mais sobre o Jacundá e saiba como pescar esse peixe que habita rios de todo o Brasil.

O peixe de água doce Jacundá, também conhecido como Joana, Joaninha ou Michola, é um peixe de escama, longilíneo e de boca grande que se alimenta praticamente de todas as iscas naturais mais comuns como minhocas, pequenos peixes, massinhas de pão entre outras. Jacundá é a designação comum a vários peixes do gênero Crenicichla, perciformes, da família dos ciclídeos.

Essa espécia habita áreas de remanso em rios, represas e lagoas, principalmente próximo a estruturas, galhadas e pedras. Sua presença também é comum em rios de água limpa com corredeiras, onde o Jacundá se esconde em meio as pedras esperando que suas presas passem para que ele se alimente.

A Joana pode alcançar até 40 cm de comprimento total e chegar a 1kg de peso. Pode ser um peixe bem divertido de pescar já que ataca inclusive iscas artificiais como spinners e plugs de fundo.


Conheça 5 iscas para pescar Jacundá, Joana ou Joaninha

Minhoca

A isca mais clássica que você poderá utilizar para pescar o Jacundá é a tradicional e comum minhoca. Com essa isca, se o local tiver Jacundá, com certeza você irá capturá-lo.

Pequenos Peixes

Outra forma de pescar Jacundá é utilizando pequenos peixes como lambaris e pequenas saicangas pois esse peixe é carnívoro e está acostumado a caçar esse tipo de presa em seu habitat natural.

Camarões

Uma isca bem versátil para a pesca de Joana, porém não é acessível em todas as regiões onde esse peixe habita, é o camarão. Pode-se utilizar essa isca viva ou morta, pois terá sucesso em locais com Jacundá.

Spinners de Fundo

Uma isca artificial muito eficiente para pescar Joaninha é o Spinner de Fundo, pois esse peixe tem hábito de caçar entre pedras e galhadas no fundo e essa isca faz um trabalho muito semelhante aos peixinhos que habitam o local de caça do peixe.

ENCONTRE OFERTAS DE SPINNERS PARA PESCA DE JACUNDÁ

Plug de Fundo

O plug de fundo é um peixinho artificial com ação no fundo do rio, lagoa ou represa. Você deve utilizar plugs pequenos para ter uma melhor eficácia na pesca de Joana, a não ser que você tenha conhecimento de exemplares grandes, onde um plug médio também terá bom resultado.

ENCONTRA OFERTAS DE PLUGS DE FUNDO PARA PESCA DE JACUNDÁ


Confira alguns vídeos de pesca de Jacundá

Considerações Finais

Gostou das nossas dicas para pescar Jacundá? Se você conhece ou utiliza outra isca, deixe sua opinião nos comentários.Aproveite e siga Pescaria S/A no Facebook e fique atualizado sobre nosso conteúdo. Também estamos no Youtube com nosso Canal Pescaria S/A. Obrigado por visitar o Blog Pescaria S/A. Boa pescaria!

Deixe um comentário