Saiba quais são os principais tipos de vara de pesca

Saiba quais são os principais tipos de vara de pesca

26/10/2019 0 Por admin
Compartilhe:

Conheça os 3 tipos de vara de pesca mais utilizados e suas variações

Quando se trata de pesca, nada lembra mais esse esporte recreativo do que a vara de pesca, e conhecer os tipos mais usados é indispensável a qualquer pescador. Seja para uma pescaria de lambari com seu filho só para brincar ou embarcado no meio da Amazônia atrás dos gigantes mais brutos dos nossos rios, cada uma dessas situações sugere o uso de um tipo de vara de pesca adequado. E este artigo trata justamente de compartilhar com você os principais tipos de varas de pesca e suas variações mais comuns.

História da Vara de Pesca

O aparecimento das varas de pesca resultou da necessidade de ampliar o raio de ação do braço do pescador. A princípio, quaquer pedaço de madeira razoavemente reto era utilizado. O bambu, por ser oco, flexível e reto, logo entrou em uso, e foi utilizado em grande escala em todo o mundo. Por volta do séc. XVIII, surgiram na Europa varas de pesca de madeira sólida feitas com uma ou mais seções. As madeiras mais usadas eram provenientes da América do Sul, lancewood e greenheart. Todavia, apesar de fortes, elas apresentam incovenientes, como peso demasiado e tendência a empenamento.

Em 1801, Snart, em sua obra “Pratical observations on angling in the river Trent” (Observações práticas sobre a pesca no rio Trent), mencionou pela primeira vez a vara feita de lascas de bambu colada uma às outras (built cane). Estas varas, depois confeccionadas com seis tiras de perfil hexagonal, estiveram em uso até 1948, quando o panorama da manufatura de varas de pesca sofreu radical mudança com a aparecimento da fibra de vidro e das varas de carbono.

Impregnado de resina sintética, esse material substitui por completo as varas metálicas (aço, ligas de cobre etc.), muito usadas no período 1920- 1947, e, em grande parte, o bambu. Imune ao calor, frio, apodrecimento, corrosão pela água salgada, umidade, esse material apresenta grande facilidade de recuperação da forma, mesmo depois de curvo durante muito tempo. Entretanto, as varas de built cane, delicado trabalho de artesanato, de preço elevado, continuam contando com a preferência dos especialistas de pesca com mosca.

As varas de fibra de carbono apareceram nas décadas de 1960 e 1970, com o grafite predominando no mercado da pesca comercial e da pesca esportiva.

Varas para diferentes tipos de pesca

Dentro da categoria varas de pesca podemos separar estes equipamentos por tipo de pesca, já que esta característica modifica totalmente o tipo de equipamento a ser utilizado. Veja quais são:

  • Varas para Pesca Baitcasting
  • Varas de Pesca de praia ou Surfcasting
  • Varas de Pesca em alto mar
  • Varas para Pesca de fly
  • Varas de Pesca fixa

1. Varas para Pesca Baitcasting

vara de pesca de grafite

As varas de pesca baitcasting são projetadas para serem usadas com a carretilha virada para cima. A garra no estilo do gatilho está localizada abaixo do assento do carretel garante controle durante o lançamento e durante a escaramuça do pescador com o peixe. Isso facilita o uso deste tipo de vara com iscas artificiais ou mesmo naturais que exija precisão de arremesso e agilidade no recolhimento.

2. Varas de Pesca de praia ou Surfcasting

vara de fibra de vidro

Na pesca surfcasting o pescador utiliza varas longas de 2,5m até 4,0m para arremessos longos sem a necessidade de alta precisão. Pode-se dizer que este tipo de vara serve tanto para pesca de praia como na pesca de barranco na água doce, onde o pescador precisa arremessar sua isca no canal e encontra-se na margem em algum barranco ou praia do rio.

3. Varas de Pesca em alto mar

vara de pesca de alto mar

As varas de pesca de alto mar são varas para pesca pesada com alto poder de resistência e flexibilidade, prontas para fisgadas de peixes com peso superior a 200kg como o Atum, o Mero, o Marlin, Tubarões entre outros gigantes dos oceanos.

4. Varas para Pesca de fly

vara de pesca de fly

Uma vara de fly é uma vara de pesca construída para a pesca moscas. Em princípio, são fabricadas como qualquer outra vara de pescar, mas existem algumas diferenças importantes e uma vara de pescar comum não pode ser usada para a pesca com mosca. A vara de fly é tipicamente muito leve e fina em comparação com a maioria das varas de pesca. Ainda é um tubo fino e cônico feito de fibra de carbono. Possui anéis para controlar a linha e uma alça, além de um assento de carretilha onde você monta o carretel, mas também é aí que a semelhança termina pois a carretilha de fly é totalmente diferente além de utilizar uma linha específica para este tipo de pesca onde quem guia a distância do arremesso é a linha e não a isca.

5. Varas de Pesca fixa

vara de bambu

A vara de pesca fixa é a mais tradicional de todas. É a velha e boa vara de bambu que todo pescador que se preze já teve o prazer de utilizar. Há varas para este tipo de pesca feitas de fibra de carbono ou fibra de vidro, mas devido a tradição as varas de bambu são muito mais utilizadas para pesca fixa em todas as partes do mundo.

Principais tipos de vara de pesca por material

  • Varas de Bambu
  • Varas de Fibra de Vidro
  • Varas de Fibra de Carbono

1. Varas de Bambu

vara de bambu com passador

As varas de pesca de bambu são equipamentos rudimentares mas ainda muito usuais para a prática da pesca. São produzidas de forma artesanal, mesmo quando em larga escala por fabricantes deste tipo de produto. Podem ter tamanhos e estilos muito variados como varas inteiriças, varas de 2 ou até 3 partes, varas sem passador, com passador. Enfim, a vara de bambu é um tipo comum mas histórico para a pesca e possui um lugarzinho especial no coração de cada pescador.

Veja as melhores ofertas de varas de bambu

2. Varas de Fibra de Vidro

detalhe da vara de fibra de vidro

As varas de fibra de carbono são leves, mas também sacrificam a durabilidade em comparação com as varas de fibra de vidro. Se você está pescando peixes maiores, como Pirararas, Piraíbas e Jaús, onde precisará de uma vara pesada e durável para capturar peixes combatentes, as varas de fibra de vidro são preferidas à fibra de carbono rígida e quebradiça.

No entanto, a maioria dos pescadores profissionais e fabricantes de varas usam rotineiramente varas de fibra de carbono para quase todas as situações de pesca. A questão é que comparando varas dos dois materiais, com mesma capacidade de peso, a fibra de vidro será sempre mais barata.

Veja as melhores ofertas de varas de fibra de vidro

3. Varas de Fibra de Carbono

vara de fibra de carbono desmontável

A vara de pesca de fibra de carbono é a mais adequada quando você precisa de sensibilidade, pois possui um design leve e flexível que transfere as vibrações através da haste de um peixe mordendo o anzol. Por exemplo, algumas varas de fibra de carbono são 40% mais leves que as de fibra de vidro, aumentando a sensibilidade.

Veja as melhores ofertas de varas de fibra de carbono

Conclusão

Gostou do nosso post com os principais tipos de vara de pesca? Você conhece algum outro tipo de vara de pesca que considera importante e não consta em nosso post? Então deixe sua opinião nos comentários. Aproveite e siga Pescaria S/A no Facebook e fique atualizado sobre nosso conteúdo. Obrigado por visitar o Blog Pescaria S/A. Boa pescaria!