Como limpar molinetes e carretilhas de pesca

Como limpar molinetes e carretilhas de pesca

27/10/2019 0 Por admin
Compartilhe:

Um guia básico de limpeza para você manter seus molinetes e carretilhas em pleno funcionamento

Com que frequência você limpa seus molinetes e carretilhas de pesca? Seja um equipamento para pesca de água doce ou de água salgada, a manutenção e a limpeza adequadas ajudarão a melhorar sua eficácia e vida útil.

Surpreendentemente, grande parte dos pescadores não sabem como limpar os seus molinetes e carretilhas de pesca da maneira adequada. Você não deve enxaguar enlouquecidamente seu equipamento caro com um jato d’água de sua mangueira de jardim em nome da limpeza do seu equipamento de pesca. Se você fizer isso, você danifica o equipamento, em vez de limpá-lo.

A limpeza adequada do seu molinete ou carretilha de pesca melhora sua eficácia e durabilidade. A frequência que você limpa o seu equipamento pode variar de acordo com vários fatores que veremos neste guia básico.

4 passos para limpar seus molinetes e carretilhas de pesca

  • Reúna as ferramentas e acessórios corretos
  • Limpe a parte interna ou inferior do carretel
  • Serviço completo
  • Limpeza da vara faz parte do processo

1. Reúna as ferramentas e acessórios corretos

ferramentas para limpar molinetes e carretilhas de pesca

Você precisará de ferramentas para ajudá-lo a limpar e manter os seus molinetes e carretilhas de pesca. Antes de iniciar cada sessão de limpeza, reúna todas as ferramentas e equipamentos necessários para o trabalho. Você precisará de duas pequenas chaves de fenda, uma pinça, um palito de dente e uma escova de dentes velha. Você também precisará de um alicate ou chave inglesa pequena e as ferramentas que acompanham o equipamento. Tenha em mãos também um bom lubrificante.

Normalmente, uso WD40, mas você pode pesquisar e encontrar outros bons produtos na sua casa de pesca local. Alguns desses produtos ajudam a remover a graxa ou o óleo contaminado. Junto com esses produtos, você pode usar produtos que contenham óleo sintético e graxa de precisão. Depois de reunir esses produtos, você estará pronto.

Lembre-se sempre de que, juntamente com a vara de pesca, seu molinete ou carretilha de pesca é o que há de mais importante para você como pescador. A frequência com que você a limpa e mantém, e com que eficiência o faz, aumenta seu desempenho e vida útil. A água salgada é o inimigo número um de um equipamento de pesca, seguido de perto por terra ou areia. Este guia apresenta uma abordagem simplificada para limpar e manter o seu equipamento de pesca que se aplica à pesca de água salgada e de água doce.

A única diferença no método de limpeza usado nesses dois tipos: equipamentos de água doce ou salgada é a frequência com que você deve limpá-las e mantê-las. Os pescadores de água salgada precisam limpar seu equipamento após cada viagem de pesca, enquanto os pescadores de água doce podem adiar a limpeza por semana, mês, trimestralmente, duas vezes por ano, dependendo do número de pescarias no período.

Após um dia de pesca, existem vários métodos a serem adotados para limpar adequadamente o seu carretel de pesca. Quando chegar em casa após cada uso em água doce ou salgada, esfregue levemente o carretel com água morna e sabão. Você faz o mesmo com a linha de pesca também. Depois que todas as peças estiverem completamente limpas, lave com água fresca a uma pressão muito baixa.

lubrificante para equipamentos de pescar

Nunca lave o equipamento sob alta pressão nem o mergulhe na água, porque isso força a água nos sistemas de arrasto e engrenagem com resultados extremamente prejudiciais. Depois de lavá-lo adequadamente, limpe-os com um pano limpo e pulverize levemente o carretel com um spray de superfície do tipo WD40. Verifique aqui o valor do WD40 no mercado.

2. Limpe a parte interna ou inferior do carretel

limpeza de carretel de molinete ou carretilha

Você também deve limpar a parte de baixo do molinete. Solte o botão de arrasto, deslize a bobina e limpe a parte de baixo. Lubrifique levemente o eixo principal e substitua o botão de arrasto e o carretel. No caso das carretilhas, deve-se soltar os parafusos das tampas laterais para enxergar o carretel por dentro afim de limpá-los.

Deixe o botão de arrasto frouxo para manter a pressão fora das arruelas de arrasto enquanto ele não estiver em uso. Você precisa de um lubrificante de alta qualidade ou óleo de máquina de costura para lubrificar levemente os botões da manivela, as molas do braço flexível, os roletes de linha, a alça dobrável e limpe o excesso.

3. Serviço completo

De vez em quando, abra a placa lateral e lubrifique levemente os rolamentos e as engrenagens. Uma vez em doze meses ou menos, ou quando você mergulha seu molinete ou carretilha em água, sobretudo a salgada, terá que prestar um serviço completo. O serviço completo implica um desmontagem completa de todas as peças antes de mergulhá-las em um recipiente com solvente mineral como aguarrás.

Use água fresca para enxaguar e depois seque-os ao sol. Enquanto faz isso, verifique todas as engrenagens e rolamentos de esferas quanto a danos. Se você achar que algum deles está danificado de alguma forma, substitua-o ou procure um fornecedor de peças local. Além disso, remonte e lubrifique levemente todas as partes móveis com graxa. Só, por favor, não use muita graxa.

A maioria dos molinetes e carretilhas de pesca possui várias partes e pode ser montada acidentalmente incorretamente. Se você não é muito bom com equipamentos de pesca, pode terceirizar o serviço para um especialista que irá limpá-lo da maneira mais apropriada. Existem especialistas em praticamente todas as capitais brasileiras e também em muitas cidades menores mas com ligação forte com a pesca como praias e cidades do pantanal e da amazônia.

4. Limpeza da vara faz parte do processo

limpeza de vara de pesca

Depois de cada pescaria de praia, deve-se pelo menos pulverizar as varas de pesca com água doce antes de retornar para casa. Isso ajuda a tirar um pouco do sal e da maresia das varas. Isso não é suficiente, no entanto. Nunca assuma que, uma vez que você pulverizou as hastes com água doce, não precisa fazer mais. Quando estiver em casa, limpe-as da mesma maneira que limpa outras peças.

Eu odeio ver a ferrugem surgir nos pés dos passadores das minhas varas de pesca. A maneira como você cuida de sua tralha refletirá em quanto tempo ela será útil e como será eficaz na captura de peixes. Depois de usar sua vara de pescar, lave-a bem com água fresca. Lave as alças e todas as outras partes com água e sabão. Em seguida, aplique WD40 levemente nos passadores da vara para evitar corrosão. Lembre-se que passadores em bom estado deslizam melhor sua linha e forçam menos seus molinetes ou carretilhas. Então essa limpeza está totalmente ligada a boa manutenção do resto.

Conclusão

Não se esqueça de verificar todos os passadores quanto a porcelana quebrada e ferrugem, e se preciso substitua-os imediatamente se houver algum problema. Se você não reparar os danos a tempo, esses passadores podem danificar e enfraquecer a linha. Enquanto armazena as varas após a limpeza, mantenha-as em capas para varas de pesca e guarde-as cuidadosamente, de preferência em suportes para varas.

Nunca inicie a limpeza de um molinete ou carretilha de pesca e não conclua o processo, dando-lhes um bom armazenamento. Se você armazená-lo bem após a limpeza e a manutenção, ele permanecerá ainda mais por muito tempo, já se deixar para concluir depois, dificilmente encontrará todas as peças posteriormente.

Gostou do nosso guia para limpar molinetes e carretilhas de pesca? Então deixe sua opinião nos comentários. Aproveite e siga Pescaria S/A no Facebook e fique atualizado sobre nosso conteúdo. Obrigado por visitar o Blog Pescaria S/A. Boa pescaria!