Pesca Embarcada: 10 dicas para sua segurança e diversão!

Pesca Embarcada: 10 dicas para sua segurança e diversão!

01/10/2020 0 Por Carlos Eduardo
Compartilhe:

Pensando em ir pescar de barco? Não deixe de conferir algumas dicas básicas

Pescar é um passatempo maravilhoso, quer você esteja pegando seu jantar ou se divertindo fisgando seus peixes e soltando-os para a vida. Embora lançar sua linha da barranca de um rio, da beira da praia ou de uma represa possa ser relaxante, não é a única opção. A pesca embarcada é uma modalidade de pesca cada dia mais frequente entre os amantes da pesca.

A pesca embarcada pode ser uma experiência diferente e viciante para qualquer pescador. Sentar-se no barco no meio de um rio, balançando para cima e para baixo nas ondas é mais relaxante do que sentar em uma cadeira em solo firme. Também é mais fácil mudar de local e encontrar o local perfeito. 

Mas você precisará adaptar algumas partes de seu comportamento para ter uma pesca embarcada bem-sucedida.

Aqui estão algumas dicas que o ajudarão a tornar suas viagens de pesca em um barco seguras e divertidas. 

1. Tenha sua licença de pesca embarcada em dia

A Licença para Pesca Amadora (categoria embarcada) será emitida pela Secretaria de Aquicultura e Pesca – SAP/MAPA e terá validade de 1(um) ano em todo território nacional e, uma vez licenciado, o pescador poderá pescar em qualquer região do país, salvo locais protegidos por norma federal, estadual ou municipal. Alguns estados podem exigir uma licença de pesca complementar. Clique aqui e saiba mais sobre licenças de pesca no Brasil.

2. Utilize roupas apropriadas

Proteja-se do sol enquanto estiver no barco. Invista em roupas à prova de UV, use óculos polarizados para proteger os olhos e coloque protetor solar seja qual for o seu tipo de pele. As queimaduras de sol na água são muito piores do que as que você pode ter nas costas devido ao reflexo dos raios solares. Recomendamos as camisas de pesca da Quisty.

3. Mantenha-se organizado

Você não tem muito espaço em um barco, e isso é normal, então certifique-se de manter tudo organizado, sobretudo com mais pessoas a bordo. A última coisa de que você precisa é tropeçar em algum equipamento perdido ou em uma vara de pescar solta e acabar na água.

4. Não esqueça de água e lanche

A menos que você esteja em algum local próximo de restaurantes e lancherias, você vai ficar com fome enquanto estiver pescando e precisará se alimentar. Se você está planejando passar o dia na água, traga lanches e faça um piquenique – ou invista em uma churrasqueira própria para barcos que você pode usar para cozinhar o peixe assim que retirá-lo da água. Outra coisa fundamental: água, muita água. É o líquido da vida, então nunca fique sem água em suas pescarias, pois a água do rio não é adequada para se beber.

5. Esteja certo que levou tudo que precisava

Voltar para a costa porque esqueceu algo essencial pode ser uma enorme decepção, especialmente se você estiver em seu próprio barco, em vez de alugado. Certifique-se de ter tudo de que precisa antes de partir para o dia de pesca embarcada. 

6. Fique ligado no tempo

Certifique-se de prestar atenção às previsões do tempo. Uma tempestade inesperada pode ser incrivelmente perigosa na água, especialmente se você estiver em um barco pequeno. Observe o clima e, se não estiver 100% confiante em sua segurança, desista de percar em um barco. Pescar na chuva também pode ser perigoso no sentido de raios e trovões.

7. Conheça a legislação de navegação local

Conheça os regulamentos locais de navegação e pesca, antes de sair. Isso incluirá coisas como zonas sem vigilância das autoridades, peixes com captura proibida, períodos de defeso e tipos de pesca que são permitidas na região.

8. Segurança, segurança, segurança!

A segurança da água não é brincadeira. Use seu colete salva-vidas e certifique-se de que todos os outros também estejam usando o deles. Fique seguro na água. Há milhares de motivos para você se preocupar com a segurança durante uma pescaria embarcada, mas o principal deles é que sua vida é mais importante sempre!

9. Não fique na dúvida em mudar de pondo de pesca

Se os peixes não estão beliscando, é do jogo, mas você não precisa se desesperar por isso. Não desperdice seu dia em um lugar se você não estiver pegando nada. Se você passar uma ou duas horas em um lugar sem nem mesmo dar uma mordidinha, não hesite em se mudar. Pescar embarcado com a companhia de um guia de pesca local é a forma mais inteligente e mais eficiente de se pescar com segurança e muita produtividade.

10. Tenha o equipamento certo para cada situação

Você não procuraria Pirararas com uma vara de fly, não é mesmo? Certifique-se de ter o equipamento certo para o peixe que você está procurando. Em caso de dúvida, opte por uma linha mais pesada para que você não tenha que se preocupar em perder sua captura – e suas iscas caras – se algo quebrar sua linha.  Mais uma vez, o guia de pesca local ou mesmo os nativos da região poderão ser sua enciclopédia perfeita de pesca para você não perder seu tempo utilizando as ferramentas erradas.

Considerações finais

Como você pode ver, a pesca embarcada parece simples e muito divertida mas são necessários alguns cuidados para garantir sua tranquilidade na prática dessa modalidade de pesca. Espero que essa publicação tenha lhe ajudado. Se você tem algo a contribuir para o nosso artigo, deixe sua contribuição nos comentários. Aproveite e siga Pescaria S/A no Facebook e fique atualizado sobre nosso conteúdo. Também estamos no Youtube com nosso Canal Pescaria S/A. Obrigado por visitar o Blog Pescaria S/A. Boa pescaria!