10 situações muito irritantes que acontecem na pescaria

10 situações muito irritantes que acontecem na pescaria

02/10/2020 1 Por Carlos Eduardo
Compartilhe:

Nem tudo são flores na pesca e, mesmo com paciência ilimitada, o pescador pode sim voltar estressado da pescaria. Conheça alguns motivos!

Todo mundo sabe que pescador tem uma paciência enorme, mas as vezes algumas situações que ocorrem na pescaria podem ser tão irritantes que até um pescador sai do sério. E não pense você que isso é muito difícil de acontecer não. Essas situações que vou citar aqui, provavelmente já tenham ocorrido com você várias vezes.

A pesca deveria ser uma atividade sempre tranquila, prazerosa e sem nenhum tipo de stress, já que nós pescadores saímos para uma pescaria com o objetivo de “descansar” a cabeça e voltarmos para nossas rotinas bem tranquilos e felizes. Não é mesmo? Só que não é sempre assim. Mas queremos te alertar, e quem sabe, em uma próxima pescaria isso ocorra e você já esteja preparado.

Veja aqui 10 situações muito irritantes que podem acontecer na pescaria

1. Encontrar o pesqueiro cheio de lixo

lixo no pesqueiro

Essa é de torrar a paciência não é mesmo. Quem nunca chegou no pesqueiro e pegou aquele local preferido de pesca cheio de papeis, plásticos, latinhas e restos de comida. Essa situação é pra lá de irritante, passa dos limites e você deseja somente “coisas boas” as pessoas que fizeram essa nojeira no local de pesca. Eu fico muito irritado com isso pois o mínimo que uma pessoa ou turma pode fazer e juntar seus lixos e levar embora, mantendo o local como pegou, mas parece que para alguns isso é muito difícil.

2. Quando você pega um peixe grande e os outros pescadores vem pescar na sua volta

muitos pescadores situações irritantes na pescaria

Duvido você não se irritar com isso. Seja embarcado, na barranca, na beira da praia ou na plataforma, é sempre a mesma coisa. Você está lá, de boa, tentando a sorte, trabalhando sua isca e pá, pega um bitelo. No mesmo instante parece que tocou uma sirene e quem está por perto logo estica o pescoço. Você então percebe que “do nada”, tem um monte de gente pertinho de você. Acabou sua pescaria, sua paz e a curiosidade deles não vai parar enquanto não olharem seu balde ou seu isopor. Se identificou né? Pois é, isso ocorre sempre.

3. O maior escapou

Essa gerou a maior injustiça contra nós pescadores: que somos mentirosos. Quem nunca passou horas ali, trabalhando isca, trocando a isca para manter novinha, e quando finalmente pega um bom exemplar, algo acontece. Uma linha rebenta, um anzol quebra ou simplesmente o peixe escapa. É o ápice das sensações: irritação, frustração, tristeza e até vontade de ir embora.

4. Vento forte

Essa os pescadores embarcados e de praia vão entender bem e se identificar. Tudo estava perfeito, chegou a sexta feira, a comida, a carne, as iscas os materiais, a estrada. Tudo ajudou. Então você monta acampamento e pá! O tempo vira, o “nordestão” (como chamamos o vento nordeste forte aqui no litoral gaúcho) toma conta e sua pescaria passa a ser uma atividade física. E o que dizer para aquele cara que está lá no meio do rio ou em alto mar? Sua vida vira um inferno não é mesmo? Acontece muito.

5. Surfistas ou jet skis na área

surfistas e jet skis na pescaria

Nada contra o pessoal do surf e os praticantes do jet ski, mas por favor amigos, fiquem longe das nossas linhas! Tanto na pesca de praia, de plataforma ou de rio, esses “amigos” sempre estão lá, principalmente nas estações mais quentes, feriados e finais de semana. Existe até uma certa rixa entre as tribos devido ao incômodo que esses cidadãos causam quando aparecem no meio de nossas linhadas. Viver em sociedade é isso. Se dá peixe e dá onda, vai acontecer.

6. Linha que arrebenta no arremesso

Você comprou aquele equipamento fera, colocou uma linha top, escolheu a isca, a chumbada e pá! No primeiro arremesso a linha rebenta e lá se foi o seu dinheiro e sua paciência. Eu já vi pescador arrumar as tralhas e ir embora depois disso. Sério, isso não é coisa que aconteça conosco. Mas sim, acontece muito. Aceite isso e seja feliz.

7. Parceiros de pesca ansiosos ou pessimistas

Acredito que boa parte dos pescadores tem um ou mais parceiros de pesca que se enquadram nesses dois perfis: os ansiosos e os pessimistas. Tem um pior ainda: o que é as duas coisas. Imagine a situação: você passou uma semana estressante de trabalho e na sexta convida o seu “parça” pra dar uma pescada. Mas você conhece a figura, então já avisa pra não ficar “zicando” e pescaria. Ele promete não te encher o saco com ansiedade e negatividade. Mas quem disse que isso adianta. Na pescaria, ele lança as iscas e começa: “esse lugar não tá dando nada”, “essas iscas, não sei não”, “o vento hoje tá virado”, “vamos trocar de lugar, esse aqui tá parado”, “tu já pegou alguma coisa aqui mesmo?”. Ai você se arrepende na hora de ter convidado não é mesmo? Pois te digo, você vai convidar de novo.

8. Quebra de vara

vara quebrada situações irritantes na pescaria

A quebra de vara pode ser uma das piores situações irritantes da pescaria se sua vara for das caras, ou a preferida. E isso pode ocorrer de algumas formas: chumbo pesado demais, peixe grande demais (é legal até quebrar a vara), e até mesmo uma tranqueira da grossa. Ocorre e com frequência.

9. Cabeleira na carretilha ou molinete

cabeleira na carretilha

Eita situação que irrita é a tal da cabeleira na carretilha ou no molinete né? E além de te irritar, a cabeleira atrasa sua pescaria, pode danificar teu equipamento e tu ainda perde boa parte ou até mesmo toda a sua linha. Essa é merecedora de estar nessa lista.

10. Todos pegam peixe, menos você

Essa é uma das situações mais irritantes na pescaria. Você está super empolgado pois finalmente pode sair pra pescar, o local tá apropriado, a isca tá na água, mas algo está errado. Todo mundo está fisgando e se divertindo, mas sua linha nem belisca. Você troca a isca, a abordagem, coloca mais linhas, e nada! É muito irritante e também frustrante que isso ocorra na pescaria, ainda mais quando você vê alguém com uma varinha de bambu pegar um bitelo. Ai dói. Mas é do jogo, e você será recompensado, nessa ou na próxima. A vantagem é que você sempre tem motivo pra voltar: seja pegar um peixe, ou um maior que o último. Sempre voltamos!

Considerações finais

É pessoal, viram como há muitas formas de tornar a pescaria algo irritante e frustrante, mas no geral é muito bom pescar não é mesmo? Se você se identificou com alguma ou várias dessas situações ai, não deixe de comentar em nosso post. Se tem alguma outra coisa que te irrita muito quando acontece na pescaria, comente também! Aproveite e siga Pescaria S/A no Facebook e fique atualizado sobre nosso conteúdo. Também estamos no Youtube com nosso Canal Pescaria S/A. Obrigado por visitar o Blog Pescaria S/A. Boa pescaria!