Pesca de Lambari: Saiba como pescar lambari

Pesca de Lambari: Saiba como pescar lambari

16/10/2019 0 Por admin
Compartilhe:

Tudo que você precisa saber para pescar lambari

Você já parou para pensar que pescar Lambari provavelmente é o primeiro ato da maioria de nós pescadores de praticamente todo o Brasil? É claro que alguns pescadores privilegiados podem ter nascido próximo a um desses pesqueiros dos sonhos infestados de Tucunarés, Trairões, Dourados ou algum outro peixe esportivo fenomenal. Porém até mesmo nesses casos, o bom e velho Lambari tem seu valor, para isca.

Um pouco mais sobre o Lambari

O Lambari é um peixe da família Astyanax e pode ter centenas espécies catalogadas, mas esse número não é preciso.  As espécies mais comuns no Brasil são: o Lambari do Rabo Amarelo (Astyanax altiparanae) e o Lambari do Rabo Vermelho (Astyanax fasciatus), veja as fotos abaixo. Os Lambaris do complexo Astyanax possuem uma grande adaptabilidade a diferentes habitats, além de serem sensíveis a mudanças em seu ambiente natural. Isso os torna excelentes bioindicadores de alterações ambientais.

Comunidades tradicionais utilizam este pequeno peixe como fonte de alimentação. Outra posição importante é que os Lambaris possuem importante posição na cadeia alimentar, fazendo parte da alimentação de inúmeros vertebrados, mamíferos aquáticos, aves e até mesmo de alguns anfíbios e répteis. Além disso, são considerados dispersores secundários de sementes, contribuindo com a preservação das matas ciliares.

Outra utilidade muito comum do Lambari é a sua qualidade como isca natural para diversos peixes predadores como a Traíra, o Jundiá, o Dourado, o Tucunaré entre outros. Além de ser o primeiro peixe pescado por grande parte dos pescadores, o Lambari é pescado também para consumo. E o objetivo deste post é justamente compartilhar com vocês 3 formas de pescar Lambari.



1. Pesca de Lambari com vara ou caniço

caniço de taquara vara de bamvu boia anzol e linha

Esta é a maneira mais simples de pescar Lambari, e pode ser praticada por pescadores novatos como crianças, adultos, com ou sem experiência. As iscas são variadas: arroz, massinha de pão, minhocas, fígado de galinha ou boi, milho verde, pedacinhos de carne entre outras opções.

Para pescar Lambari desta maneira, o pescador precisará de uma vara de pesca de bamboo (taquara) ou de fibra ( carbono ou fibra de vidro), uns 2 metros de linha 0,20mm, um anzol pequeno (aqui no sul costumamos chamar de “anzol mosca”), de aproximadamente 8mm de comprimento, uma boia de isopor pequena (opcional) e um pouquinho de farinha de mandioca para cevar o local.

2. Pesca de Lambari com Garrafa Pet

A Pesca de Lambari com Garrafa Pet como armadilha é tão antiga quanto o surgimento deste tipo de garrafa no mercado. Consiste em preparar uma armadilha feita com uma garrafa de refrigerante, inserindo em seu interior algum alimento que possa atrair os Lambaris, de forma que eles não consigam sair.

Essa modalidade limita-se a Lambaris de tamanho menor, ideais para servir de isca natural. Mas já vi armadilhas que possuem o mesmo conceito, porém maiores e mais elaboradas. Veja abaixo como construir uma armadilha para Lambari eficaz e barata!

3. Pesca de Lambari com Molinete e Vara Leve

kit para pescar lambari molinete e vara leve western

Se você for pescar em um local que já possui conhecimento de grandes Lambaris, poderá optar por uma tralha leve de Vara e Molinete para capturar esse peixe.

Eu já pesquei Lambaris do Rabo Vermelho de 20cm no Rio Guaíba em Porto Alegre com vara e molinete e sei que podem até crescer mais. Há kits bem leves na internet para esse tipo de pescaria de pequenas espécies.  Veja este kit que eu recomendo.

Conclusão

A pesca de lambari é uma pescaria bem interessante e divertida! Aqui a rapidez e agilidade são fundamentais! Mesmo sendo pequeno, o lambari é um dos peixes mais famosos no Brasil. Seja para consumo, para servir de isca ou diversão, o Lambari é uma paixão nacional da pesca.

Gostou do nosso post ensinando como pescar Lambari de 3 maneiras diferentes? Você pesca Lambari de outra forma e gostaria de compartilhar conosco? Então deixe sua opinião nos comentários. Aproveite e siga Pescaria S/A no Facebook e fique atualizado sobre nosso conteúdo. Obrigado por visitar o Blog Pescaria S/A. Boa pescaria!