Apesar de muitos pescadores praticarem as duas modalidades, há quem diga que os melhores pescadores de uma não pescam na outra. Você concorda?
Há milhares de anos a pesca está inserida na vida das pessoas, e duas modalidades principais dividem a atividade: a pesca de água doce e a pesca de água salgada. Na pesca, assim como em outros esportes, se criou um certo tipo de “rivalidade” entre os pescadores de água doce e salgada, não como inimigos, mas como defensores do seu ambiente de pesca preferido.
Há os pescadores que preferem locais rurais, mais distanciados das pessoas, com rios, barragens, açudes e represas à disposição para a prática de uma pescaria tranquila.
Há também aqueles que curtem uma boa pescaria de beira de praia, mesmo que precisem dividir o local com banhistas e surfistas. Ainda na praia, há também os pescadores de plataformas e os que possuem condições de realizar a pesca oceânica, embarcado.
No meio dessa disputa sadia como a pesca, há os pescadores como eu, que não se importam com o tipo de lugar ou de água, mas sim em estar pescando. Mas claro que esse sou eu, e entendo que todos os pescadores tem o direito de ter suas preferências na pesca. É um esporte democrático e livre.
Para conhecer um pouco mais sobre a pesca de água doce e a pesca de água salgada, resolvi criar um Raio-X dos dois tipos para que você saiba as principais vantagens e desvantagens de cada modalidade. Lembre-se de comentar no post caso você perceba que faltou algum ponto importante de qualquer uma das modalidades ok?
Diferenças entre pesca de água doce e pesca de água salgada
Vantagens da pesca de água doce:
- Praticamente toda a cidade brasileira possui algum local para pesca de água doce.
- Contato com matas e locais mais tranquilos.
- Muito fácil para iniciantes, crianças ou não.
- Paraíso das iscas artificiais devido às condições do ambiente e espécies predadoras.
- Ótimo para acampar e descansar a cabeça.
- Facilita a pesca embarcada.
Desvantagens da pesca de água doce
- Maiores riscos de acidentes por afogamento.
- Maior presença de insetos.
- Maior risco de encontro com animais peçonhentos como cobras e aranhas venenosas.
- Cada vez mais é preciso ir pescar longe das cidades grandes devido à poluição dos cursos d’água.
- Geralmente os melhores locais de pesca estão dentro de propriedades privadas, sem acesso ao público geral.
- Período longo (e necessário) de reprodução (Piracema) das espécies nativas, o que limita mais a prática da pesca em locais públicos.
Vantagens da pesca de água salgada
- Acessível a todos, principalmente durante as estações mais quentes.
- Menos riscos de encontros com animais peçonhentos: cobras, aranhas etc.
- Apesar de perigoso, o mar oferece menos riscos de acidentes por afogamento.
- Menor presença de insetos.
Desvantagens da pesca de água salgada
- O acesso fica mais complicado no inverno, principalmente no Sul e parte do Sudeste, devido as frentes frias.
- Maior dificuldade para capturar peixes maiores.
- Distante da maioria das cidades.
- Maior aglomeração de “não pescadores”, atrapalhando um pouco a prática da pesca.
- necessário maior conhecimento de marés para se obter sucesso.
Importante: Tanto na pesca de água doce quanto na pesca de água salgada, você precisa estar atento à legislação local e obter as licenças de pesca necessárias. Evite transtornos por desconhecimento. Clique aqui e saiba como obter licença de pesca amadora no Brasil.
Considerações finais
Como você pode ver, há muitas vantagens e desvantagens na pesca de água doce e na de água salgada, mas uma coisa podemos garantir: as duas são muito divertidas e viciantes. Mas e você, pesca onde? Na água doce ou salgada? Deixe sua opinião nos comentários. Aproveite e siga Pescaria S/A no Facebook e fique atualizado sobre nosso conteúdo. Obrigado por visitar o Blog Pescaria S/A. Boa pescaria!