Como pescar na chuva sem correr riscos

Como pescar na chuva sem correr riscos

15/10/2020 0 Por Carlos Eduardo
Compartilhe:

Conheça 5 recomendações que podem evitar que sua pescaria vire um imenso desastre

Você sabia que pescar na chuva pode ser uma ideia muito produtiva no quesito “fisgadas”, mas ao mesmo tempo pode oferecer muitos riscos às pessoas? Não somente na pescaria embarcada, mas na beira de uma praia, em meio a floresta ou em um descampado a beira de uma represa, a chuva pode representar alguns riscos até mesmo à vida dos pescadores.

É claro que esses riscos são muito variáveis e nem toda a chuva será de fato um problema para que você pesque, mas é bom estar sempre atento a meteorologia e também ao que você está conseguindo observar visualmente.

Alguns peixes até ficam mais ativos na chuva devido a vários motivos, e talvez por isso muitos pescadores ficam muito tentados a ir pescar quando o tempo fecha, mas fique alerta. Pensando em você pescador e na sua segurança, podemos pensar em 5 recomendações bem simples que podem te orientar se vale ou não a pena ir pescar na chuva que se aproxima. Confira:

5 recomendações para você seguir antes de ir pescar na chuva

1. Pesca com raios e trovões, nem pensar!

pesca com raios e trovôes nem pensar

Todos sabemos os riscos que uma tempestade de raios pode representar para a vida das pessoas e de qualquer ser vivo. Mas saiba que na pescaria esses riscos aumentam. Sim, isso mesmo, eles aumentam!

O que ocorre é que em meio a uma tempestade de raios, você, sua vara de pescar e até mesmo seu acampamento, podem ser o ponto mais alto em uma superfície plana como um campo de pasto, a beira da praia ou até mesmo em um barco ou caiaque no meio do rio. E esse ponto alto vira um atrativo para os raios atingirem, sendo esse um acidente quase sempre, fatal.

Então a principal recomendação é essa: com raios e trovões, não vá pescar.

2. Observe o céu ao redor do pesqueiro ou região antes de ir pescar

observe o céu ao redor do pesqueiro antes de ir pescar

Prevenção é tudo, então para que arriscar vários tipos de dificuldades se você pode se antecipar a uma chuva forte, temporal ou até mesmo coisa pior. Utilize todos os meios possíveis para prever como estará o clima durante sua pescaria, como meteorologia, notícias da região e até mesmo aquela velha e boa observada no céu da região. Você poderá estar salvando sua vida fazendo isso.

3. Lembre-se sempre do trajeto de volta, e como ele poderá estar no seu retorno após a chuva

lembre-se sempre do trajeto até o pesqueiro

Muitas pessoas pescam em locais de fácil acesso, porém eu e você sabemos bem que os melhores pesqueiros são os mais difíceis de se chegar. E isso é muito óbvio e simples de se explicar. Primeiramente, sabemos que a poluição dos grandes centros afeta diretamente na quantidade e atividade dos peixes em rios e represas urbanas. Outra questão é que em locais com maior presença humana, os peixes maiores costumam se afastar então os pescadores dificilmente conseguem capturar grandes troféus.

Esses motivos simples nos levam para locais mais distantes, em áreas rurais ou até mesmo no meio da selva, como ocorre muito na região amazônica e no pantanal. E ai é que está a explicação para essa recomendação. Você deve sempre observar o caminho de ida, suas estradas, córregos, pontes e trilhas, pensando como aquele ambiente ficaria após um temporal. Pode inundar? Pode ficar cheio de lama? Posso ficar ilhado? Muitas coisas podem acontecer em ambientes de difícil acesso. Garanta segurança no retorno ou em caso de necessidade de volta urgente para casa.

4. Vai de barco ou caiaque? Não vá longe do acampamento ou base

evite locais muito distantes do acampamento com previsão de chuva

Sabemos que a pesca de caiaque e de barco à motor está muito em alta. Mesmo com um guia experiente ou pessoas locais lhe acompanhando, é sempre bom estar perto da sua base ou acampamento quando um temporal se aproxima. Procure não se afastar muito da sua base ou acampamento durante uma investida embarcado pois se alguma tempestade te pegar de surpresa pode ficar ainda mais difícil voltar para um lugar seguro, e isso pode ser decisivo se sua pescaria vai ser diversão ou pânico.

Se for pescar em locais mais selvagens como nas regiões da floresta amazônica e no pantanal, procure ir acompanhado com pescadores da região, que conhecem o clima, as estradas, o rio e tudo mais que precisa saber para pescar em segurança.

5. Evite pescar embarcado durante chuvas, temporais ou ventos fortes

evite embarcar em meio a temporais

Tanto na pesca de água doce ou na pesca de mar, embarcar é sempre um risco em meio a chuva forte, ventos e temporais. Há muitos riscos durante uma tempestade. Na pesca embarcada, esses riscos se multiplicam pois pode envolver muitas pessoas e a situação passa a ser ainda mais pesada. Correnteza forte, vento forte, dificuldades de visualização do trajeto, enchentes que podem desconfigurar o curso original do trajeto, entre outros fatores, podem tornar sua pescaria embarcada algo que você nunca mais vai querer passar. Então evite!

No mar não é preciso explicar muito porque você não deve nunca ir pescar embarcado durante um clima hostil não é mesmo? Sabemos dos perigos de uma tempestade em alto mar e até mesmo próximo à costa então é simples, EVITE!

Considerações finais

Como você pode ver, há diversos motivos para você evitar pescar na chuva, reduzindo os riscos a sua vida e de seus parceiros de pesca. Se você conhece alguma outra recomendação de pesca ou até mesmo um motivo para não se pescar na chuva, comente. Queremos saber sua opinião. Aproveite e siga Pescaria S/A no Facebook e fique atualizado sobre nosso conteúdo. Obrigado por visitar o Blog Pescaria S/A. Boa pescaria!