6 plataformas de pesca no Brasil – Pesca de Praia

6 plataformas de pesca no Brasil – Pesca de Praia

28/07/2019 0 Por admin
Compartilhe:

A pesca recreativa em plataformas é muito divertida e pode ser praticada por pescadores novatos até os mais experientes

Uma das mais divertidas modalidades de pescaria pode ser praticada em plataformas de pesca. Seja na água salgada ou na água doce, o objetivo dessas construções é facilitar o acesso dos pescadores as águas mais profundas e distantes da margem, possibilitando a captura de peixes maiores e espécies mais diversas.

No Brasil, a pesca em plataforma é muito praticada, principalmente no sul e sudeste do país. O Rio Grande do Sul, por exemplo, ostenta generosas 4 plataformas, 3 no mar e uma na Lagoa dos Patos. As outras plataformas de pesca de nossa lista encontram-se em Santa Catarina e São Paulo.



Confira 6 plataformas de pesca no Brasil

  1. Plataforma de Pesca de Cidreira – RS
  2. Plataforma de Pesca de Mongaguá – SP
  3. Plataforma de Pesca de Tramandaí – RS
  4. Plataforma de Pesca de Atlântida – RS
  5. Plataforma de Pesca de Arroio do Silva – SC
  6. Plataforma de Pesca de Arambaré – RS

1. Plataforma de Pesca de Cidreira – RS

plataforma de pesca de cidreira rs

A Plataforma de Cidreira – RS é um maravilhoso local para visitação, pois é longa, tem 2 bares, churrasqueiras, bancos e para pescaria entao é uma maravilha, muitos lugares para pesca, desde o inicio no raso ate o T para peixes maiores, recomendo pegar sua família e ou amigos e passar o dia la pescando. A Plataforma de Pesca de Cidreira é a segunda maior da América Latina.

Da praia ao mar, são 550 metros de concreto armado, formando um T ao final da pista. A plataforma é aberta à visitação e conta com lanchonetes e quiosques ao longo de sua extensão. O local oferece visão privilegiada da Praia de Cidreira e é um dos principais pontos turísticos da cidade, ideal para os amantes da pesca.

2. Plataforma de Pesca de Mongaguá – SP

plataforma de pesca de Mongaguá - sp

A Plataforma de Mongaguá – SP é visitada por inúmeros turistas e munícipes. O local é um dos cenários mais bonitos e encantadores do Brasil. Instalada na cidade em 1977, é a maior plataforma pesqueira em estrutura de concreto armado avançando 400 metros mar adentro formando um “T” e se lançando 86m para cada um dos lados.

Na entrada há sanitários, local apropriado para lavagem dos pescados e apetrechos de pescas. Local perfeito para pescadores e para quem curte tirar lindas fotos e curtir belas paisagens! Ao pôr-do-sol então, o espetáculo fica completo!

3. Plataforma de Pesca de Tramandaí – RS

plataforma de pesca de tramandaí rs

O Clube Social Plataforma Marítima de Tramandaí – RS teve origem a partir de um empreendimento comercial inexitoso. Em fins do ano de 1969, a Castelatur Empreendimentos Imobiliários iniciou a construção da atual plataforma e, simultaneamente, a colocação de títulos patrimoniais no mercado.

O empreendimento não teve o sucesso esperado e após quase três anos de obras, o empreendedor retirou-se do empreendimento fazendo com que, os subscritores dos títulos tomassem a si sua administração, nascendo então a Plataforma Marítima de Tramandaí Clube de Pesca, na data de 11 de Junho de 1973, como uma sociedade civil de direito privado, com prazo de duração indeterminado com sede e foro jurídico na cidade de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul-Brasil.

Sobre sua superfície, na entrada existe um prédio para recepção e administração, guarda caniços, armários e facilidades para o associado. Existem três banheiros, sendo um com chuveiro, três esvisceradores distribuídos ao longo, sendo que um intermediário é fechado para maior conforto e mais dois pequenos localizados no “T”. Os prédios estão interligados por telefone e permitem ligações externas. Um restaurante moderno, com ampla visão sobre o mar e a praia. Ampla iluminação, que permite a pesca noturna, e assim a Plataforma está aberta os 365 dias do ano, sem interrupção.

É realizada uma conservação rigorosa permanente, o que garante a firmeza da sua estrutura. Assim nasceu a Plataforma. O objetivo foi alcançado. Um ótimo local para a pesca de lazer. O sucesso foi tamanho que ficou evidenciado por peixes na casa dos 100 kg. O recorde foi um cação/mangona de 165 kg. Outra Mangona de 100kg foi pescada por Hilton Caldas. O casal Evilásio Eloy Juchem e Nadir Pereira Piuga capturou um de 84 kg. Conhecido atleta do futebol, Sergio Moacyr Torres Nunes, capturou um de 70 kg.

4. Plataforma de Pesca de Atlântida – RS

plataforma de pesca de atlântida rs

A Associação dos Usuários da Plataforma Marítima da Atlântida, abreviadamente denominada de “ASUPLAMA”, é uma Sociedade Civil, sem fins lucrativos, fundada em 20 de dezembro de 1975, no então foro jurídico de Capão da Canoa.

A sensação proporcionada é estar dentro do mar, uma vez que a plataforma tem uma grande extensão mar a dentro. É uma plataforma marítima, onde normalmente vão os sócios, pescadores visitantes e alguns turistas. A vista é muito bonita e o local possui um bar.

5. Plataforma de Pesca de Arroio do Silva – SC

plataforma de pesca de arroio do silva sc

Em 15/09/1995 a empresa Brandão Construções Ltda fez o lançamento da construção da Plataforma de Pesca Entremares num coquetel para 150 convidados ocorrido no Tênis Clube de Araranguá. A obra iniciou com a pré-fabricação da estrutura de concreto-armado no canteiro de obras.As peças prontas eram transportadas por um Krane-Kar até na rampa de acesso e colocadas em troles para serem levadas até à grua marítima.

Responsável pela montagem de todos os elementos estruturais que avançavam sobre o mar, a grua teve papel principal nesta grandiosa obra de engenharia. As estacas variavam no comprimento de 8,00 m até 18,00 m, pois com o avanço no mar, a lâmina d’água e a profundidade a ser atingida pela ponta das estacas foram aumentando. Utilizando-se de sistema de bombeamento de água direcionado à areia do fundo do mar, foram a cravadas as estacas.

Nesta técnica, a baixa coesão da areia, a água facilitou para que a cravação das estacas ocorresse por gravidade e aprumadas pela torre-guia da grua marítima. Mantidas por algumas horas na posição vertical, a areia do fundo do mar retomava a estrutura original e as estacas eram liberadas do equipamento já firmemente presas na areia.

A cada duas estacas cravadas, uma transversina era montada, para posteriormente serem encaixadas duas longarinas que serviriam de suporte para as placas de piso da plataforma. Este conjunto formava cada vão da obra. Os vãos modulados foram se repetindo até o final da plataforma que tem 410 m de extensão. Após a desmontagem e retirada da grua, o restaurante e administração foram erguidos, recebendo posteriormente os acabamentos e retoques finais.

6. Plataforma de Pesca de Arambaré – RS

plataforma de pesca de arambaré rs

No dia 29 de dezembro de 2016, foi concluído o trabalho de reforma da Plataforma de Pesca de Arambaré, em um trabalho em conjunto entre Bombeiros Civis, iniciativa privada e administração municipal.

Esta é uma das poucas plataformas de pesca de água doce do Brasil e proporciona ótimas pescarias de pintados, traíras, bagres e corvinas na Lagoa dos Patos. Arambaré é um município do litoral sul do Rio Grande do Sul, em uma região conhecida por “costa doce” por se tratar de um local banhado pela Lagoa dos Patos. O município localiza-se há 140 km de Porto Alegre.

Conclusão

Gostou do nosso post sobre plataformas de pesca no Brasil? Conhece alguma outra plataforma de pesca que não consta em nosso post? Então deixe sua opinião nos comentários. Aproveite e siga Pescaria S/A no Facebook e fique atualizado sobre nosso conteúdo. Obrigado por visitar o Blog Pescaria S/A. Boa pescaria!