12 principais países da pesca esportiva mundial

Compartilhe:

Saiba quais são os países em que a pesca esportiva é referência e atrai pescadores de todo o planeta

Não é novidade que a pesca esportiva é uma das grandes atividades humanas, mas você saberia dizer quais são os principais países desse esporte recreativo? Eu já tinha uma opinião sobre alguns dos países muito evoluídos na pesca esportiva, não somente pela diversidade de peixes mas principalmente pela esportividade das espécies e preservação. Mas para criar uma lista mais justa, andei pesquisando em diversos sites, blogs e portais do mundo todo por mais informações sobre o tema.

Após ler e conhecer a opinião de outros pescadores e organizações ligadas à pesca esportiva, tive uma melhor percepção sobre como a pesca esportiva é importante e diversa. Pude então formar uma lista top 12 com os 12 principais países onde a pesca esportiva é, além de um esporte, um negócio bem sucedido.

Quero já deixar bem claro que esses são os meus 12 principais países da pesca esportiva, e a lista a seguir não é um ranking com uma ordem do melhor ao pior, mas sim apenas uma lista com 12. Espero que ela possa te dar um norte de como o nosso esporte está representado ao redor do mundo. Como já sabem, meu blog é democrático então opiniões são sempre bem vindas nos comentários. Então vamos lá?

Estes são os 12 principais países da pesca esportiva mundial

1. Estados Unidos

principais países da pesca esportiva mundial estados unidos bass
Bass Fishing nos Estados Unidos

Eu começo falando dessa potência da pesca esportiva mundial. Por onde quer que você vá nos Estados Unidos há pescadores esportivos competindo e se divertindo. Seja na pesca de água doce ou na pesca oceânica, a pesca esportiva por lá é muito presente, organizada e praticada. Há inclusive uma liga nacional de pesca esportiva: a Major League Fishing. Pelo que pesquisei, os grandes peixes da pesca esportiva americana são o Bass na água doce e o Atum na pesca oceânica. A pesca esportiva americana movimenta também milhões de dólares por ano em turismo de pesca.

2. Austrália

Outra grande arena de pesca esportiva mundial é a Austrália. Com grande destaque na sua famosa “grande barreira de corais” e seus rios cheios de espécies esportivas, a Austrália é um dos pontos de pesca mais visitados do mundo por pescadores viajantes. Destaco o Marlin Azul na pesca oceânica e o Bacalhau do Murray como os grandes peixes esportivos da Austrália. Mas esse país tem muitas outras opções para pescadores com todos os gostos.

3. Costa Rica

Você já deve ter visto, lido ou ouvido falar das belezas naturais da Costa Rica, então saiba que a pesca esportiva nesse país é gigante. Segundo minhas pesquisas, a pesca esportiva na Costa Rica movimenta aproximadamente 400 milhões de dólares por ano. Não é pouco não é mesmo? E não é por nada, pois a Costa Rica possui algumas das espécies de peixes mais esportivas do planeta. O Marlin Azul, o Marlin Negro, o Peixe Vela e o Dourado são as espécies mais desejadas pelos pescadores que vão até a Costa Rica. A pesca esportiva costa-riquenha se resume basicamente na pesca oceânica embora haja também rios com muita prática da atividade no país.

4. Nova Zelândia

Há poucos lugares no mundo onde se pratique tantos esportes ao ar livre como na Nova Zelândia. Assim como a Costa Rica, a Nova Zelândia dispões de belezas naturais imensuráveis e por lá a pesca esportiva também é muito forte e organizada. A Nova Zelândia é um destino de pesca de classe mundial. Pescadores do mundo todo visitam este país atrás de peixes grandes como o Marlin, que este país se orgulha de registrar alguns dos maiores exemplares do mundo. Na água doce há muitos pontos de pesca de Trutas e Salmões. Vale a pena conhecer mais sobre a pesca esportiva Neo-Zelandesa pois é um ótimo aprendizado.

5. Brasil

tucunaré brasil
Tucunaré do Brasil – Imagem de Ascyrafft Adnan por Pixabay

O nosso Brasil dispensa apresentações quando se trata de pesca esportiva. Milhões de pescadores de todo o mundo viajam para nossos rios e mares todos os anos atrás de uma de nossas milhares de espécies de peixes incríveis. Com um território de dimensões continentais, podemos nos orgulhar de termos vários ecossistemas diferentes possibilitando atrair pescadores de várias modalidades. Nossos peixes mais importantes na pesca são: o Tucunaré na pesca de água doce e no mar a briga fica por conta do Marlin Azul, do Dourado e do Tarpon. Embora outros peixes como o Trairão amazônico, o Dourado e o Robalo movimentem muito a pesca esportiva nacional, não há como negar que o Tucunaré é o grande embaixador da nossa pesca. Enfim, somos uma potência da pesca esportiva mundial. Temos muito a melhorar mas temos o principal: ecossistemas e peixes incríveis.

6. Canadá

O Canadá é um país que tem uma bela organização da pesca esportiva, que é praticada desde os anos 70 naquele país. A Truta e o Bass são os peixes mais pescados no Canadá, que tem uma estrutura de pesca parecida, mas menor, à dos Estados Unidos. O Fly Fishing é a modalidade mais praticada na pesca canadense seguido pela pesca no gelo. São pescarias diferentes e interessantes para se pesquisar.

7. Panamá

O Panamá é reconhecido mundialmente por seu canal ligando o oceano pacífico ao oceano atlântico. Mas saiba que não é só isso que define o país. Quando falamos de pesca esportiva, o Panamá está em todas as listas de destino de pesca esportiva que se vê por ai. Há oportunidades de pesca oceânica e de água doce durante todo o ano no Panamá, o que traz ao país pescadores de toda parte. Além da sua geografia primordial para a pesca esportiva, o Panamá apoia a sua robusta indústria turística com infraestruturas de qualidade que facilitam a visita e desfrutar da sua estadia. Os peixes alvo dos pescadores que vão ao Panamá são os Marlins, O peixe-Galo e a Garoupa.

8. Bermudas

As Bermudas ganharam o seu lugar no livro de recortes de pescadores há décadas, proporcionando acesso rápido a algumas das melhores pescarias de alto mar do Atlântico. No mundo da pesca de grandes caças, três espécies tomam o bolo em termos de tamanho, potência e mística: Marlin, Atum e Cavalas. Nas Bermudas, encontrará todas estas três espécies ao longo da costa. Quer seja um principiante ou um profissional no mundo da pesca em alto mar, as Bermudas oferecem uma incrível experiência de grandes lutas. 

9. África do Sul

A África do Sul possui montanhas, vales, rios e planícies. Em suma, é um país bonito, e é em grande parte autossuficiente. Há mais de 2.200 milhas de costa imaculada. Enquanto muitos dos rios da África do Sul fluem para o mar, existem alguns portos naturais: Richards Bay, Durban, East London, Port Elizabeth, Cape Town e Saldanha Bay. Toda essa diversidade proporciona ao país, estar nas principais listas sobre pesca esportiva do mundo. Seus peixes foco são: Marlins, Atuns e Peixes-Vela. Há também muitas competições de pesca famosas como o torneio Dois Oceanos, obviamente fazendo alusão a divisa entre oceano atlântico e índico no país.

10. Argentina

Nossos “hermanos” são outra referência sul-americana e mundial na pesca esportiva. Com foco principal na pesca ao longo do grandioso Rio Paraná, a Argentina é famosa por sua preservação das espécies e por ótimas operações de pesca no país. As espécies mais famosas da pesca argentina são: o Dourado, o Surubim e a Piapara (Boga) que atraem pescadores do mundo todo, principalmente aqui do Brasil. Há pesca Fly Fishing muito evoluída também na Argentina, principalmente nas águas límpidas da Patagónia, no rio Uruguai da província de Entre Rios.

11. Moçambique

Moçambique está rapidamente a ganhar a reputação de ser um dos destinos de pesca mais extraordinários do mundo. A pesca oceânica em torno de zonas como o Arquipélago de Bazaruto, Inhaca, Nacala, Pemba e as Ilhas Quirimbas não é nada menos que espetacular, com a pesca do marlim negro, da barracuda, do atum e da cavala.

12. México

pesca de praia no méxico
Pesca de praia no México

O México oferece algumas das melhores experiências de pesca esportiva do mundo! Todos os anos, milhares de pessoas dirigem-se ao México para desfrutar da sua paixão por um dos esportes mais populares do mundo: a pesca esportiva. Com mais de 10.000 km de costa, os esportes náuticos são uma das experiências mais forte do México; há um punhado de locais no México que são conhecidos por oportunidades de pesca de classe mundial. No México há muita atividade de pesca oceânica, pesca de praia e fly fishing. O Marlin Azul, o Marlin Negro e na água doce o Bass movimentam a pesca esportiva mexicana.

Considerações finais

Como você pode ver em nossa lista dos principais países da pesca esportiva, há muitas opções incríveis de pesca por ai. O mundo é muito grande e a pesca esportiva tão grande quanto. Curtiu nossa publicação? Tem algo para acrescentar? Deixe seu comentário em nosso artigo. Aproveite e siga Pescaria S/A no Facebook e fique atualizado sobre nosso conteúdo. Também estamos no Youtube com nosso Canal Pescaria S/A. Obrigado por visitar o Blog Pescaria S/A. Boa pescaria!

Deixe um comentário