10 locais para pesca de água doce em Portugal

10 locais para pesca de água doce em Portugal

05/10/2020 0 Por Carlos Eduardo
Compartilhe:

Há muitos locais para a prática da pesca desportiva em Portugal, e decidimos compartilhar alguns nesse post

Conheça aqui 10 locais excelentes para a prática da pesca desportiva em Portugal. Apesar do blog ter sua origem no Brasil, há grande interesse de minha parte em conhecer tudo sobre a pesca mundial, e não é diferente em relação aos nossos patrícios portugueses.

Recentemente entrei em grupos de pesca em Portugal no Facebook e me surpreendi com a quantidade de praticantes e belas pescarias realizadas naquele país. Decidi então homenagear nossos patrícios com um artigo em meu blog compartilhando não somente com os brasileiros, mas com todos que falam nosso idioma ao redor do mundo, um pouco mais sobre como a pesca esportiva acontece no interior de Portugal.

Como escrevo a partir do Brasil, resolvi então fazer uma pesquisa, especulando no Facebook, em sites de pesca europeus e encontrei muitas informações pertinentes que me fizeram chegar em uma lista que entendi ser bem variada e interessante.

Segundo a Federação Portuguesa de Pesca Desportiva (FPPD), a partir da década de quarenta que a pesca desportiva de competição começou verdadeiramente a ser praticada no país. Pelo que percebi, o esporte é muito difundido em Portugal assim como em grande parte da Europa.

Veja aqui 10 locais para a prática da pesca esportiva na água doce em Portugal

1. Rio Mondego – Ratoeira – Guarda

rio mondego ratoeira pt

A Freguesia de Ratoeira no Distrito da Guarda abriga o Rio Mondego com espécies como Barbos, Bogas, Trutas, Escalos e Percas. Consulte o regulamento local aqui. Ratoeira é uma freguesia portuguesa do concelho de Celorico da Beira, com 7,74 km² de área e 303 habitantes.

2. Rio Cávado – Vila do Prado – Braga

rio cávado vila do prado pesca de água doce em portugal

Pesque Barbos, Bogas, Escalos, Gardons, Alburnos e Góbios no Rio Cávado, localizado na Freguesia Vila do Prado no Distrito Braga. Consulte o regulamento local aqui. Vila de Prado é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Verde, junto ao Rio Cávado, com 5,60 km² de área e 4472 habitantes.

3. Rio Mondego – Choupalinho – Coimbra

rio mondego choupalinho

Pesca de Barbos, Bogas, Ruivacos, Escalos e Góbios no Rio Mondego em Coimbra. Saiba mais sobre o regulamento local aqui. Espaço verde de grandes dimensões, situado na margem do rio Mondego, ideal para repousar, passear ou praticar pesca desportiva.

4. Barragem da Talagueira – Castelo Branco

pesca de água doce em portugal barragem da talagueira castelo branco

Visite a Barragem da Talagueira na Freguesia Castelo Branco e pesque Carpas, Pimpões e Peixe Gato. Consulte o regulamento do local aqui. Há que valorizar o excelente trabalho que a concessionária Albipesca tem feito ao longo dos anos, acessos, limpeza da área envolvente, conservação e preservação do meio ambiente faz com que seja um sítio fantástico para a pesca de competição e lazer.

5. Ribeira da Raia – Mora – Évora

pesca de água doce em portugal ribeira da raia mora

Pesca de Carpas, Barbos, Alburnos, Percas, Pimpões, Achigã e Peixe Gato na Ribeira da Raia na Freguesia de Mora no Distrito Évora. Consulte o regulamento local aqui. A Ribeira da Raia é um curso de água português que nasce no Alentejo, na freguesia de Cabeção, da junção das ribeiras de Seda e de Tera. Passa a norte da vila de Mora e deságua na margem esquerda da ribeira de Sor, na freguesia do Couço, onde formam o rio Sorraia.

6. Rio Lis – Leiria

rio lis em leiria portugal

Pesque espécies como Barbos, Bogas, Ruivacos, Bordalos, Carpas e Pimpões no Rio Lis em Leiria. Consulte o regulamento local aqui. Leiria é uma cidade portuguesa, capital do distrito de Leiria, na província da Beira Litoral, sede da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, no Centro de Portugal, com cerca de 63 mil habitantes no seu perímetro urbano.

7. Rio Ave – Vila das Aves – Porto

rio ave vila das aves porto

Pesca de Barbos, Carpas, Abletes, Gardons, Percas e Gobios no Rio Ave, na Vila das Aves, Distrito do Porto. Consulte o regulamento local aqui. Aves é uma freguesia portuguesa do concelho de Santo Tirso e do Distrito do Porto, com 6,16 km² de área e 8 458 habitantes. A sua densidade populacional é 1 373,1 h/km² é actualmente o segundo maior núcleo urbano do concelho de Santo Tirso.

8. Rio Sorraia – Coruche – Santarém

pesca de água doce em portugal rio sorraia coruche santarém

Pesque peixes como Bogas, Carpas, Barbos, Alburnos, Tainhas e Pimpões no Rio Sorraia em Coruche, Distrito de Santarém. Consulte o regulamento local aqui. Coruche é uma vila portuguesa pertencente ao distrito de Santarém, no Ribatejo, com cerca de 9 000 habitantes. É sede de um dos maiores municípios de Portugal, com 1 115,72 km² de área mas apenas 19 944 habitantes, subdividido em 6 freguesias.

9. Rio Almonda – Torres Novas – Santarém

pesca de água doce em portugal rio almonda torres novas

No Rio Almonda em Torres Altas, Santarém, você pesca peixes como Bogas, Carpas, Barbos, Enguias e Góbios. Consulte o regulamento local aqui. Torres Novas é uma cidade portuguesa pertencente ao distrito de Santarém, na província do Ribatejo, região do Centro e sub-região do Médio Tejo, com cerca de 18 000 habitantes.

10. Rio Nabão – Tomar – Santarém

pesca de água doce em portugal rio nabão tomar santarém

No Rio Nabão, em Tomar, Santarém, você poderá encontrar espécies como Bogas,  Barbos, Pimpões e Góbios. Consulte o regulamento local aqui. Tomar é uma cidade portuguesa pertencente ao distrito de Santarém, na província do Ribatejo na região do Centro e sub-região do Médio Tejo.

Considerações finais

Espero que meus amigos portugueses não fiquem muito desapontados com minha lista, já que conhecem o país e seus pontos de pesca melhor do que eu. Porém eu gostei muito de realizar essa pesquisa e seguirei estudando e conhecendo mais da pesca em Portugal.

Gostou do nosso post com 10 opções de locais para pescar na água doce em Portugal? Você tem um local de pesca preferido e ele não consta em nosso post? Então deixe sua opinião nos comentários pois queremos saber mais sobre ele. Aproveite e siga Pescaria S/A no Facebook e fique atualizado sobre nosso conteúdo. Obrigado por visitar o Blog Pescaria S/A. Boa pescaria!