Piava/Piapara, Piau, Piauçu e Ferreirinha – Os Leporinus do Brasil

Piava/Piapara, Piau, Piauçu e Ferreirinha – Os Leporinus do Brasil

04/01/2020 0 Por admin
Compartilhe:

Conheça um pouco mais do gênero “Leporinus” que habita rios e lagoas do Brasil inteiro e é uma celebridade no mundo da pesca esportiva

Muita gente pode não saber o que quer dizer “Leporinus” mas com certeza no decorrer desse artigo você irá se familiarizar com o termo. Trata-se de um gênero de peixes da família “Anostomidae”. Piorou? Não se assuste, já vamos clarear sua ideia. Trata-se das conhecidas Piavas (Sul) ou Piaparas, os Piaus, os Piauçus e os Ferreirinhas ou Piaus Flamengo.

Há ainda outros nomes de espécies do gênero Leporinus no Brasil, mas com uma frequência menor. Então resolvemos falar destes 4 que são muito importantes para a pesca nacional. Estes peixes habitam diversas bacias hidrográficas do Brasil e da América do Sul, podendo serem encontrados em diversas espécies.

Estas 4 espécies de Leporinus são as principais do Brasil tanto na pesca comercial quanto na pesca esportiva:

  • Piava ou Piapara
  • Piau 3 Pintas
  • Piauçu
  • Ferreirinha ou Piau Flamengo

1. Piava ou Piapara

piava piapara leporinus obtusidens

Conhecido como Piava ou Piapara, o Leporinus Obtusidens é a espécie mais comum no Brasil, e está presente em diversas regiões, principalmente no Sul e Sudeste. Peixe de correntezas e de pesca esportiva muito competitiva. Pode ser capturado através de iscas como minhoca, milho verde e caramujos. É um peixe que tem uma fisga mais manhosa, mas que quando sente o anzol dá uma grande tomada de linha que demonstra toda sua força e desportividade. Este peixe pode atingir até 7kg e até 80cm, salvo exceções.

2. Piau 3 Pintas

piau 3 pintas leporinus friderici

O Piau 3 Pintas é o Leporinus Friderici, que pode ser encontrado principalmente em Minas Gerais e Bahia, podendo aparecer em menor quantidade em todas as bacias brasileiras. Este peixe alimenta-se na natureza, de larvas, pequenos insetos e frutos, mas pode ser capturado com milho verde, minhocas e fígado. Atinge até 1kg e aproximadamente 45cm.



3. Piauçu

piauçu leporinus macrocephalus

O maior representante do Gênero Leporinus no Brasil é o Piauçu ( Leporinus Macrocephalus ), que pode chegar a mais de 10kg de peso e mais de 90cm de comprimento. Este é o Leporinus mais comum da Bacia do Prata no Pantanal Mato-grossense mas pode ser encontrado em outras regiões. A corrida deste peixe é extremamente longa e forte, tornando a sua captura algo espetacular. As iscas podem ser as mesmas das Piavas, podendo incluir também o coração de frango e filé de peixe.

4. Ferreirinha ou Piau Flamengo

ferreirinha ou piau flamengo fasciatus

O Ferreirinha ou Piau Flamengo ( Leporinus Fasciatus ) é um peixe que ocorre em áreas rochosas de águas que fluem rapidamente. Alimente se de pequenos crustáceos, insetos e matéria vegetal. Pode ser capturado inclusive co varas de bambu próximo a pedras e rochas.  O Ferreirinha é encontrado em maior quantidade em toda a bacia amazônica. Por sua coloração muito característica, há quem aprecie esta espécie como peixe ornamental em aquários.

Conclusão

Gostou do nosso artigo sobre os Leporinus do Brasil? Aproveite para contar-nos como esses peixes são chamados ai na sua região. Deixe sua opinião nos comentários. Aproveite e siga Pescaria S/A no Facebook e fique atualizado sobre nosso conteúdo. Também estamos no Youtube com nosso Canal – INSCREVA-SE. Obrigado por visitar o Blog Pescaria S/A. Boa pescaria!