Diferença entre Burriquete e Miraguaia e como pescar

Diferença entre Burriquete e Miraguaia e como pescar

23/10/2020 0 Por Carlos Eduardo
Compartilhe:

Um peixe incrível e famoso nas praias do Brasil e de toda costa do Atlântico nas Américas

Se você curte a pesca de praia e nunca pescou esse peixe, já deve ter se perguntado qual a diferença entre Burriquete e Miraguaia. Pois os dois nomes tratam do mesmo peixe: Pogonias cromis. É um peixe muito parecido com a Corvina, inclusive muitas vezes confundido com esse outro peixe costeiro. O Pogonias cromios é encontrado geralmente sobre fundo de areia e lama arenosa em águas costeiras, especialmente em áreas com grandes escoamentos fluviais. Os juvenis entram frequentemente em estuários. Alimenta-se principalmente de crustáceos, moluscos e peixes.

A nomenclatura desse peixe pode sofrer algumas alterações de região para região. Eu mesmo, cresci pescando no litoral norte gaúcho e aprendi com pescadores mais experientes, meu pai, seus parceiros e em histórias locais que o Burriquete trata-se de uma Miraguaia até 18kg a 20kg já a Miraguaia seria a versão já adulta do peixe com pesos acima dos 20kg. Eu soube e já vi fotos e vídeos de capturas de Miraguaias incríveis que beiram os 60kg.

burriquete
miraguaia

Já em outros locais, há quem chame os exemplares de no máximo 8kg a 10kg de Burriuete e acima disso já chamam de Miraguaia. Seja um Burriquete ou Miraguaia, se você fisgar esse peixe já poderá se considerar um pescador de muita sorte pois ele proporciona uma bela corrida e uma briga espetacular. Segundo o site Fishbase, um macho adulto da Miraguaia pode chegar a incríveis 1,70m.

Onde pescar Burriquete e Miraguaia no Brasil?

Esse peixe está presente em toda a costa brasileira e pode ser capturado na pesca de praia, em “barras” (ligação entre rios e o oceano), plataformas de pesca e até mesmo em lagoas que tenham ligação com o mar. No Rio Grande do Sul, por exemplo, há muitos registros de captura de Burriquetes e Miraguaias na barra da Lagoa dos Patos em Rio Grande e Pelotas. Veja aqui um mapa de distribuição da espécie ao redor do mundo.

Como pescar Burriquetes e Miraguaias?

Os Burriquetes e Miraguaias não são peixes muito fáceis de se pescar, visto que possuem bom porte e não ficam muito na beira da praia. Outro motivo para que esse peixe não seja facilmente encontrado é a pesca predatória, mesmo que sua carne não seja das melhores, o peixe é muito capturado por pesca de rede.

Equipamento

É recomendado que se use equipamento pesado para pesca de praia se você vai atras dos Burriquetes e Miraguaias. Varas de ação média a pesada com capacidade boa de peso do chumbo e tamanho entre 3,6m e 4,5m são ideais. Recomendo a Vara Badejo da Albatroz Fishing, pois é uma baita opção para esse tipo de pesca. O chicote pode ser feito com linha 0,50mm ou 0,60mm com um anzol distante aproximadamente 50cm do chumbo, girador forte e anzol 6/0 a 8/0. Recomendo a utilização de carretilha perfil alto possante. Particularmente recomendo a Black Max 30 da Marine Sports. A linha recomendada para essa pescaria é a 0,50mm. Lembre-se de carregar bem a carretilha pois esse peixe tem uma tomada de linha imensa.

Iscas

As iscas preferidas dos Burriquetes e Miraguaias são peixes como a Sardinha e o Papa-Terra, Caranguejos e Siris, Lulas, Camarões e Corrupto. Procura montar iscas grandes e bem servidas pois o apetite desse peixe é voraz. Amarre bem a sua isca com elástico para garantir que peixes menores não roubem sua isca antes do peixe correto fisgar. Também é possível capturar esse peixe de forma embarcada, inclusive com iscas artificiais como Jigs camarões. Esteja bem equipado na pesca embarcada pois a força dos Burriquetes e principalmente da Miraguaia é descomunal.

Veja alguns vídeos com capturas de Burriquete e Miraguaia

Considerações finais

Gostou do nosso post sobre o Burriquete e a Miraguaia? Já pescou esse peixe incrível? Conte-nos sua experiência nos comentários. Aproveite e siga Pescaria S/A no Facebook e fique atualizado sobre nosso conteúdo. Também estamos no Youtube com nosso Canal Pescaria S/A. Obrigado por visitar o Blog Pescaria S/A. Boa pescaria!