Como pescar Robalo: conheça 3 técnicas!

Como pescar Robalo: conheça 3 técnicas!

15/11/2020 0 Por Carlos Eduardo
Compartilhe:

Saiba como pescar robalo e escolha a melhor técnica para a sua região

Todo mundo já ouviu falar nesse peixe, mas e você pescador, sabe como pescar Robalo ai na sua região? Esse peixe é muito apreciado na culinária mas ultimamente é ainda mais admirado na pesca esportiva. E toda essa fama não é por menos, pois o Robalo proporciona uma briga sensacional, tanto quanto os predadores mais famosos da água doce como a Traíra, o Dourado e o Tucunaré.

O Robalo é um peixe de escamas que está presente em praticamente todo o litoral brasileiro. O Robalo habita estuários, manguezais, águas costeiras e rios com ligação ao mar. Há duas espécies de Robalo comuns no Brasil: O Robalo Peva (Centropomus parallelus) e o Robalo Flecha (Centropomus undecimalis).

Onde cada espécie é mais encontrada?

Robalo Peva

robalo peva

O Robalo Peva é um peixe que prefere viver em estuários, manguezais e ao longo de rios ligados ao oceano. Pode chegar a 5kg e 60cm de comprimento.

CLIQUE AQUI E VEJA VÍDEOS DE PESCA DO ROBALO PEVA NO YOUTUBE

Robalo Flecha

robalo flecha

O Robalo Flecha pode ser encontrado ao longo de todo o Brasil, em baías, estuários, rios e manguezais. Esta espécie pode atingir tamanhos maiores e o maior exemplar registrado atingiu 1,33m e mais de 27kg.

CLIQUE AQUI E VEJA VÍDEOS DE PESCA DO ROBALO FLECHA NO YOUTUBE

Veja aqui, 3 técnicas para pescar o Robalo

1. Pesca com camarão vivo

pescar robalo com camarão vivo

A maneira mais antiga e artesanal conhecida para pescar Robalo, é com isca de camarão vivo. Você poderá utilizar vara de bambu, com molinete ou carretilha. Há pescadores que utilizam boia de varejo com um grande chicote, deixando o camarão pelo menos uns 3 metros da boia. Essa técnica é muito eficaz. Outra forma, um pouco menos praticada, é a técnica tradicional com chicote de fundo, um pequeno chumbo, e o camarão vivo em uma braçada de pelo menos uns 70cm do chumbo. Com o movimento do camarão no fundo, se há Robalos, certamente essa técnica irá atraí-los.

2. Pesca com camarão Jig Head

camarão artificial jig head

A técnica com Jig Head é a queridinha dos pescadores esportivos por sua eficácia tanto na pesca em rios e mangues quanto em baías com mar mais agitado. Essa técnica consiste em uma pesca vertical, onde, embarcado, o pescador deixa o Jig Head chegar até o fundo e trabalha a isca com pequenos movimentos secos entre pausas de 2 ou 3 segundos. Há centenas de cores e modelos de Jig Head que funcionam muito bem nessa pescaria.

ENCONTRE AQUI ALGUMAS OFERTAS DE JIG HEAD CAMARÃO PARA PESCAR ROBALO

3. Pesca com iscas artificiais de superfície, meia água ou de fundo

isca artificial

Em locais com abundância de Robalos, a pesca com iscas artificiais pode ser bem produtiva, principalmente porque esse peixe é um predador formidável e ataca com belos botes as iscas de superfície, meia água e também no fundo. Os locais onde há mais registro de sucesso na pesca de Robalo com essas iscas são os manguezais, geralmente mais preservados e onde só é possível realizar a pesca esportiva.

ENCONTRE AQUI ALGUMAS OFERTAS DE ISCAS ARTIFICIAIS PARA PESCAR ROBALO

Considerações finais

Espero que essas técnicas para pescar Robalo sirvam de orientação se você ainda não pescou esse peixe magnífico. Se você já pesca o Robalo e gostaria de contribuir com alguma dica, deixe sua opinião nos comentários. Aproveite e siga Pescaria S/A no Facebook e fique atualizado sobre nosso conteúdo. Também estamos no Youtube com nosso Canal Pescaria S/A. Obrigado por visitar o Blog Pescaria S/A. Boa pescaria!