PATRAM de Tramandaí realiza apreensão de pescado (bagre) proibido em Imbé – RS 5/5 (2)

Compartilhe:

Pescadores utilizam técnica do fincão, que é proibida na pesca do Bagre no RS

Na tarde de quinta-feira 25/11 uma guarnição da PATRAM de Tramandaí, após denúncia de pesca de espécie proibida, deslocou até os molhes da barra de Imbé, onde com a aproximação da guarnição indivíduos se evadiram correndo.

Durante busca no local foi localizado, escondido entre as pedras, 12 peixes da espécie Bagre, 01 vara de pesca e chicotes de anzóis.

Diante das irregularidades a guarnição procedeu a apreensão do pescado, dos materiais de pesca e efetuou a doação dos peixes, tendo em vista, que sua soltura estava inviável devido as lesões causadas pela prática do fincão.

Fonte: 1º Batalhão Ambiental de Tramandaí via Correio do Imbé

O que é a técnica do Fincão?

Nessa modalidade, o pescador utiliza uma linha ou vara de pesca com molinete / carretilha, com um chumbo de fundo e vários anzóis no chicote (10 ou mais), muitas vezes garateias. Após o arremesso, o pescador fica fazendo movimentos de vai e vem (como o da ferrada do peixe) para tentar fisgar os peixes que estão em cardumes no local.

Como nessa época do ano o Bagre (Genidens Barbus e do Genidens Planifrons) está entrando para desovar na lagoa de Tramandaí, através do Rio Tramandaí, os pescadores utilizam essa técnica, que é proibida, para capturar os peixes. Muitos desses exemplares ficam machucados e acabam morrendo logo depois.

Considerações finais

Preservar não é tão difícil, principalmente no período da Piracema 2021 / 2022. Se cada um de nós fizermos nossa parte, preservando ou denunciando a pesca ilegal, estaremos auxiliando a manter as populações de peixes em níveis aceitáveis no Brasil. 

Para saber mais informações sobre o período de defeso, espécies protegidas e rios com restrições, procure mais informações na secretaria de meio ambiente do seu município ou do seu estado. Aproveite e siga Pescaria S/A no Facebook e fique atualizado sobre nosso conteúdo. Também estamos no Youtube com nosso Canal Pescaria S/A. Obrigado por visitar o Blog Pescaria S/A. Boa pescaria!

Por favor, avalie isto