Vara de pescar: 5 configurações para uma tralha completa!

Compartilhe:

Saiba quais os modelos de vara de pescar que são indispensáveis na tralha de pesca

Se tratando de vara de pescar, cada pescador tem suas preferências de tipos, tamanhos e resistência. A escolha da vara correta também depende muito do tipo de pescaria e espécies que serão capturadas. Mas você sabia que é totalmente possível ter vários tipos de vara de pescar, para todas as ocasiões, sem gastar horrores de dinheiro? É sobre isso que vamos falar nesse post.

Sei que para pescadores que tem preferência por apenas um tipo de pesca, ter varas parecidas parece a melhor escolha, porém resolvi criar esse texto pensando na diversidade. Pense que estamos rodeados de ecossistemas diferentes para praticar nossa pescaria, e que uma hora ou outra agente acaba se deparando com um local diferente do que estamos habituados. Vou dar exemplos:

Imagine que você está acostumado a pescar traíras durante todo o ano na sua cidade ou região, mas resolve tirar uns dias de férias na praia. Então você chega lá e percebe que muita gente está pescando e se divertindo, mas você não trouxe seu equipamento e nem teria mesmo algo ideal para essa situação. Nessa hora é que você queria estar com uma tralha apropriada e ir dar aquela pescada diferente, e quem sabe até se daria muito bem nas capturas.

O contrário também pode acontecer, se você é um pescador de praia mas vai para o interior, ou mesmo em um pesqueiro na cidade, vai precisar de um equipamento diferente, próprio para essa pescaria. É nessas situações que desejamos sermos mais ecléticos no sentido de possuir equipamentos de pesca. Então resolvi compartilhar minhas opiniões de modelos de vara de pesca para todas as situações. Não fique mais sem pescar nas suas andanças por ai.

Confira 5 opções de vara de pescar que vão turbinar sua tralha de pesca

1. Vara telescópica

telescópica

A vara de pescar telescópica pode parecer uma coisa inútil para alguns pescadores por se tratar de algo que substitui a tradicional varinha de taquara (bamboo). Porém essa vara tem uma grande vantagem: o espaço ocupado. Por se tratar de uma vara telescópica, ela pode ser encolhida dos seus 4, 5 e até 6 metros para pouco mais de 60cm. Isso facilita muito seu transporte . É uma vara excelente para pegar lambari, pescar tilápias em pesqueiro, pegar sardinhas, peixes-rei e manjubas na praia. Enfim, muitas utilidades. Por isso eu recomendo que você tenha uma varinha dessas na sua tralha.

ENCONTRE OFERTAS DE VARAS TELESCÓPICAS AQUI

2. Vara de ação média até 17lbs

vara de pescar 17lbs

Essa é a minha preferida! Não somente por ser a vara que proporciona as brigas mais espetaculares mas também porque é a vara que uso para pescar traíras, que é a minha pescaria favorita. As varas de ação média possuem boa resistência e ótima flexibilidade para pescar predadores com iscas artificiais. São varas de pescar indicadas para peixes de até 7kg.

ENCONTRE OFERTAS DE VARAS ATÉ 17LBS AQUI

3. Vara de ação rápida até 25lbs

vara de pescar  25lbs

A vara de ação média com capacidade de até 25lbs suporta pescaria de peixes com até 11kg, ou seja, é uma vara boa para pesca de Dourados, Tucunarés e Trairões. Sem falar que algumas espécies são encontradas na vegetação ou em galhadas, então você precisa de uma resposta de recolhimento rápida. Claro que você poderá utilizar em outras pescarias também, mas por se tratar de uma vara mais robusta, talvez a briga não tenha muita graça com peixes menores que serão rebocados.

ENCONTRE OFERTAS DE VARAS ATÉ 25LBS AQUI

4. Vara de pesca pesada até 50lbs

pesca pesada

Hoje em dia você não precisa estar em um super pacote de pesca na Amazônia ou no Pantanal para capturar um gigante, então você vai precisar ter uma vara de pesca pesada em sua tralha. Em qualquer pesqueiro de média a boa qualidade você encontra Tambaquis, Carpas, Pacus e Pirararas que podem alcançar facilmente seus 20kg e até mesmo mais que isso. Nessa situação ou na natureza, se você fisgar um desses gigantes, irá precisar de equipamento robusto. Uma vara de pesca pesada pode custar bem menos do que você imagina. Eu recomendo 50lbs mas você encontra até mais fortes por preços bem bons.

ENCONTRE OFERTAS DE VARAS PARA PESCA PESADA AQUI

5. Vara de pesca de praia

vara para pescar na praia surf casting rod

A vara de pescar na praia é a última da minha lista para uma tralha completa. Não menos importante, essa vara será sua salvação durante o veraneio em que a família só quer banho de mar mas você está louco de saudade da pescaria. Você encontra varas de praia com 2,40m até 4,50m. O ideal é utilizar essas varas com carretilhas de perfil alto ou molinetes grandes. Cuide a resistência de isca/chumbo para comprar a chumbada certa antes de arriscar quebrar sua vara ok.

ENCONTRE OFERTAS DE VARAS PARA PESCA DE PRAIA AQUI

Considerações finais

Como você pode ver, é possível ter uma tralha completa com a vara de pescar ideal para cada situação. Gostou das minhas dicas? Então deixe seu comentário abaixo, sobretudo se você é um pescador eclético que curte pescar em todas as situações. Aproveite e siga Pescaria S/A no Facebook e fique atualizado sobre nosso conteúdo de pesca. Também estamos no Youtube com nosso Canal Pescaria S/A. Obrigado por visitar o Blog Pescaria S/A. Boa pescaria!

Deixe um comentário