Vara de pesca perfeita: como escolher corretamente? 5/5 (2)

Compartilhe:

Saiba como escolher a vara de pesca perfeita para o seu tipo de pescaria

Com uma infinidade de marcas de modelos no mercado da pesca, fica cada dia mais difícil escolher a vara de pesca perfeita para a sua pescaria? Não se abale, pois você não está sozinho nessa luta. Isso porque milhares de pescadores e pescadoras do Brasil e do Mundo provavelmente fazem essa mesma pergunta todos os dias em busca de um equipamento ideal para aumentar a produtividade da sua pescaria.

Mas como é possível saber exatamente qual a vara de pesca mais adequada para você se o mercado de materiais de pesca é tão diversificado e cheio de opções? Qualidade é fundamental, mas o tipo de vara de pesca certo lhe poupará dinheiro e muitas fisgadas certas.

É para te ajudar nessa escolha que essas dicas abaixo serão compartilhadas. Siga nessa leitura comigo para entender melhor sobre qual vara de pesca é a certa para você e sua técnica de pesca.

Qual o comprimento certo da vara de pesca?

O comprimento da vara de pesca é fundamental para o sucesso da sua pescaria, então você deve estar atento a alguns aspectos importantes referentes ao tamanho ideal.

Por exemplo, se você for pescar na praia, precisará realizar arremessos longos, então as varas com mais de 3 metros de comprimento serão essenciais para esse tipo de pescaria.

vara de pesca

Na pesca em pesqueiros, há particularmente duas faixas de tamanho de varas que podem ser bem sucedidas: as varas com comprimento entre 2,10 e 2,40 metros para arremessos mais longos, no meio dos lagos. Essas varas costumam também ser fortes, com no mínimo 25lbs até 80lbs. Há também a opção das varas para pesca de Traíras, Black Bass e outros predadores. Nesse caso, varas entre 1,60 metros e 1,85 metros serão excelentes para esse propósito.

Na pesca de rio haverá uma maior variação de comprimento de vara, então vai depender muito da distância dos arremessos, se a pescaria é de barranca ou embarcada, das espécies procuradas e do tamanho dos peixes que você poderá capturar. Praticamente todos os comprimentos de varas podem ter um bom aproveitamento na pescaria de rio.

Qual o melhor material de varas de pesca?

Essa informação é muito subjetiva, já que depende muito do gosto do pescador. A tecnologia avançada nos oferece varas modernas, geralmente produzidas em grafite, muito sensíveis e ideais para pesca com iscas artificiais. Não é que as varas de grafite não possam ser utilizadas na pesca mais pesada, mas elas realmente são espetaculares na pesca dos predadores mais populares, como o Tucunaré, o Black Bass, o Robalo e a Traíra.

mas e as varas de fibra de vidro, estão obsoletas? Essa resposta é: sim e não. Sim, por serem varas que não evoluíram muito com o passar dos tempos, e não, por serem ainda muito úteis e atuais em algumas pescarias. Algumas varas de fibra de vidro ainda são amadas e utilizadas, como as famosas varas Sportex, utilizadas na pesca de praia.

A escolha do material poderá ficar muito ao seu critério e dependerá também de qual tipo de técnica você utilizará. Se você pratica variadas técnicas, o ideal é que tenha alguns tipos diferentes de vara para não ficar despreparado.

Ação Rápida, Média ou Lenta?

Essa é uma das principais informações que você deve levar em conta ao adquirir sua próxima vara de pesca. E isso é muito impactante no sucesso da sua pescaria. A ação controla a velocidade com que a vara e volta para sua posição original durante a fisgada. É daí que vêm as designações rápidas, médias e lentas.

As varas de ação rápida possuem maior sensibilidade e fisgada ágil. São muito eficientes na pesca de peixes predadores e muito brigadores pois a sua fisgada é muito eficiente. Costumam se dobrar até um pouco abaixo da ponta.

As varas de ação média são ideais para a pesca com arremessos mais longos e também costumam se dobrar até metade da vara.

Por outro lado, as varas de ação lenta são dobráveis até quase o cabo da vara e proporcionam brigas mais longas e divertidas. Se você curte pesca ultralight de Trutas, Jacundás e outros peixes esportivos essa pode ser uma boa opção.

Qual é a eficiência da vara de pesca na relação ação x tamanho do peixe?

Intimamente relacionado com a ação da vara de pesca, a energia é a capacidade de uma haste para suportar a pressão. Como você provavelmente está supondo, varas mais pesadas são mais indicadas para peixes maiores, enquanto as mais leves funcionam melhor para os menores. Com algumas exceções, como na pesca da Traíra, em que a ação rápida pode ser útil já que as dentuças são muito ágeis e você pode precisar de uma fisgada mais firme e recolher seu peixe rapidamente.

Qual é a melhor marca de varas de pesca?

Algumas marcas de varas de pesca dispensam apresentações, e eu posso citar sem problemas aqui as marcas a seguir:

  • Varas Lumis
  • Varas Daiwa
  • Varas Shimano
  • Saint Plus
  • Trabucco
  • Okuma
  • Redai

Outras marcas possuem boas varas e eu posso recomendar que você pesquise mais sobre os melhores modelos desses fabricantes:

  • Marine Sports
  • Albatroz Fishing
  • Maruri
  • Xingú
  • Ottoni

Considerações finais

Saber escolher uma vara de pesca não é fácil. Há muito a considerar, especialmente se você está comprando uma pela primeira vez. A boa notícia é que você pode evitar um monte de adivinhação apenas sabendo o essencial que esse artigo lhe mostrou. Não deixe de pedir recomendações para outros pescadores e verificar revisões sobre varas de pesca na internet antes de comprar.

Gostou da publicação? Então compartilhe com seus amigos. Aproveite e siga Pescaria S/A no Facebook , Pescaria S/A no Instagram e Pescaria S/A no Twitter para ficar atualizado sobre nosso conteúdo de pesca. Também estamos no Youtube com nosso Canal Pescaria S/A. Obrigado por visitar o Blog Pescaria S/A. Boa pescaria!

Por favor, avalie isto