O que é isca soft e quais os melhores modelos?

Compartilhe:

Saiba porque esse tipo de isca “salva pescaria” e conheça os modelos que se destacam no mercado de iscas soft

A isca soft é uma isca artificial para pesca geralmente feita de silicone ou borracha, podendo sofrer variações de modelo, cor e peso. Não há atualmente uma loja de pesca onde você chegue e não dê de cara com uma parece cheia dessas iscas e centenas de modelos e cores, algumas com brilhos, outras com cores mais naturais.

Além dessas características já citadas, a isca soft também possui variação de modelo, sendo muito versátil de acordo com o peixe desejado na pescaria.

Porque a isca soft salva a pescaria?

A fama que a isca soft na pesca esportiva do Brasil se dá principalmente ao fato que essa isca é uma opção muito apreciada e produtiva na pesca de Traíras, principalmente durante a desova da espécia ou quando elas estão muito manhosas. Ocorre que nessas situações, as Traíras atacam menos na superfície, então a isca soft, um pouco mais pesada, pode ser utilizada com um anzol offset lastreado (com um chumbinho no corpo) ou mesmo com um jig head e chegar mais ao fundo ou meia água onde o peixe está escondido.

anzol offset lastreado
Offset Lestreado
anzol jig head
Jig Head

Origem da isca soft na pesca esportiva

Há registros que datam o surgimento da isca soft em meados dos anos 40 nos Estados Unidos, onde a pesca do Black Bass esportivamente é muito antiga. A atração que teve o maior impacto na pesca americana começou no final dos anos 40 numa cave em Akron Ohio. Foi aí que Nick e Cosma Creme prepararam a combinação perfeita de vinil, óleos e pigmentos para produzir um verme moldado que não só parecia e se sentia macio e vivo, mas também ficava assim quando exposto ao ar ao longo do tempo.

1949 foi o ano oficial do surgimento da primeira minhoca soft da marca Creme. O primeiro verme comercializado foi o Creme Wiggle Worm. Foi vendido por correio em 1951 com um custo de U$1,00 por um pacote de 5. Quando o produto foi mostrado no Cleveland Sportsman’s Show, um distribuidor vendeu 9.600 pacotes a curiosos pescadores em apenas alguns dias. A procura disparou, e o negócio de vermes rapidamente superou a cozinha de Cosma. Foi quando o Creme instalou uma pequena fábrica em Akron. A produção foi melhor, mas ainda tiveram dificuldades em cumprir as ordens, uma vez que a procura continuou a crescer. No final dos anos 50, a palavra do verme de plástico macio começou a espalhar-se para os pescadores de baixo no Sul.

nick creme iscas soft
Nick Creme – Imagem: Site Creme
logo creme iscas soft estados unidos
Logo Iscas Creme

Porque a isca soft funciona tão bem no Brasil?

A pesca com isca soft nos rios, represas, lagos, barragens e açudes brasileiros se dá principalmente a presença de um predador comum em todo o país: a Traíra. Mas é claro que outros predadores também podem ser capturados por aqui com essas iscas. Há grande ação na pesca de Saicanga, Black Bass, Tucunaré, Dourado, Tilápias entre outros.


Quais os melhores tipos / modelos de isca soft para pesca no Brasil?

Como já citei acima, os peixes brasileiros que mais atacam as iscas soft são: Traíras, Saicangas, Black Bass, Tucunaré, Dourado (tuvira soft) e Tilápias (bichinho da laranja soft). Dependendo do tipo de ecossistema e estruturas no local, há tipos diferentes de isca soft que podem funcionar na sua pescaria. Conheça os melhores.

1. Isca Soft Minhoca

minhoca artificial

A minhoca é o modelo mais antigo desse tipo de isca e funciona muito bem na pesca de Black Bass e Saicanga além de atrair outras espécies dependendo da atividade do peixe.

ENCONTRE OFERTAS DESSA ISCA AQUI

encontre ofertas

2. Isca Soft Criatura

isca soft criatura

É um tipo de isca que contém um tubo parecido com a minhoca, porém é enriquecido com tentáculos ou apêndices que ao movimentar na água dão uma impressão que a isca esta realmente viva. Essa é de fato uma das melhores iscas soft para capturar Traíras manhosas.

ENCONTRE OFERTAS DESSA ISCA AQUI

encontre ofertas

2. Isca Soft Frog

isca soft sapinho

Outro modelo de sucesso na pesca de Traíra é o sapinho soft. Essa isca com formato de sapo, feita no material soft, pode ser muito atrativa em locais com vegetação onde a Traíra costuma se alimentar de pequenos anfíbios. Oferece um ótimo anti-enrosco, o que facilita o trabalho da isca.

ENCONTRE OFERTAS DESSA ISCA AQUI

encontre ofertas

4. Isca soft Camarão

camarão artificial

Os camarões são a sensação do momento na pesca de Robalo com Jig Head. Com centenas de variações de cores e tamanhos, a pesca de Robalo evoluiu muito após o surgimento dessa isca.

ENCONTRE OFERTAS DESSA ISCA AQUI

encontre ofertas

5. Isca Soft Shad

isca soft shad

Os shads são muito eficazes na pesca de predadores como Tucunaré e Traíra. Equipada com um rabo chamado de c-tail, essa isca produz uma vibração irresistível aos predadores.

ENCONTRE OFERTAS DESSA ISCA AQUI

encontre ofertas

6. Isca soft Grub

grub isca soft

O Grub é uma isca que mistura um pouco da minhoca e um pouco do shad, pois são geralmente tubos de silicone fininhos com rabo c-tail vibrante. Essas iscas podem ser utilizadas sozinhas no anzol ou acopladas em iscas de superfícies como frogs. Os sapinhos mais conhecidos eque utilizam o grub em sua composição são: Girino da CMC, Sapito da Marine Sports e Cururu da OCL.

ENCONTRE OFERTAS DESSA ISCA AQUI

encontre ofertas

Como iscar soft no anzol


Considerações finais

Provavelmente há muito mais modelos dessa isca do que peixes no rio, mas acredito que essa publicação resumiu bem o tema e vai te ajudar a se dar bem na próxima pescaria com isca soft. Volte aqui para nos contar depois. Aproveite e siga Pescaria S/A no Facebook e fique atualizado sobre nosso conteúdo. Também estamos no Youtube com nosso Canal Pescaria S/A. Obrigado por visitar o Blog Pescaria S/A. Boa pescaria!

Deixe um comentário