Como fazer massinha para pescar – 2 receitas

Compartilhe:

Conheça duas receitas simples que podem te surpreender e salvar a pescaria

Quando surge a pescaria de última hora e você não tem minhocas nem lambaris, a massinha para pescar pode ser a salvação da pescaria. Eu mesmo já me surpreendi utilizando um dos tipos de massinha que vou compartilhar a receita aqui nesse artigo, pois ela me garantiu muitas fisgadas.

Desde pequeno, sempre soube que a pesca com massinha quebrava o galho na captura de lambaris para isca, ou até mesmo na pesca de mandis, saicangas e outros peixes menores, porém nos últimos anos, com a ascensão dos pesqueiros particulares, as massinhas para pescar foram colocadas à prova com peixes maiores e obtiveram grandes resultados.

É claro que essa eficiência iria ser testada nos rios e represas, e não é que deu muito certo. O fato é que não só deu certo como criou um grande mercado dentro da pesca esportiva e artesanal. Hoje há no mercado diversas fábricas de massas para pesca que fomentam um mercado cada vez maior não somente na pesca em pesqueiros como na pesca natural, em rios, represas, açudes e lagoas.

Veja abaixo as duas massinhas para pescar que conheço e dão muito resultado. Uma delas é a mais antiga de todas já a outra é uma evolução das massinhas de pesca e que pode servir para capturar diversas espécies.

Confira abaixo duas receitas de como fazer massinha para pescar

1. Massinha de pão para pescar

massinha de pão para pescar

A massinha para pescar feita de pão francês (cacetinho) e farinha de milho grossa é a minha receita de massa mais antiga. Essa eu aprendi com meu pai, tios e parceiros de pesca mais velhos e sempre funcionou. É a massinha perfeita para capturar iscas como lambaris, saicangas e carás, ou mesmo para pegar peixes maiores como carpas, mandis, jundiás e outras espécies. Em pesqueiros sei que ela funciona muito bem nas tilápias e carpas também.

Ingredientes

  • 2 pães franceses (cacetinhos) de 50g
  • 100g de farinha de milho (fubá) grossa
  • Água (de preferência do próprio local de pesca)

Modo de preparar

  • Molhe um pouco os pães para amolecerem e comece a sovar com as mãos até formar uma massa. Dê preferência para a água do rio, lago ou lagoa local mesmo.
  • Após a massa misturar bem e começar a desgrudar da mão, acrescente a farinha de milho e volte a misturar para ficar homogêneo.
  • Sua massinha estará pronta para pescar.

2. Massinha para pescar com ração de coelho

massinha para pescar com ração de coelho

Essa massinha para pescar me surpreendeu ha uns anos atrás quando fui pescar em um lago litorâneo que tinha muitas tainhas. Isso mesmo, peguei muita tainha no anzol com essa isca. É uma isca um pouco mais elaborada mas me garantiu belas brigas. Eu utilizei a farinha de goiaba. O segredo dessas farinhas de fruta é o cheiro que elas soltam na água atraindo os peixes. Além de pegar tainhas essa isca pode ter sucesso na pesca de tilápias, carpas, pacu e tambaqui. Se você utilizar uma farinha de carnívoros pode até fisgar Traíras e Dourados, principalmente em pesqueiros.

Ingredientes

  • 1kg de ração de coelho
  • 500g de farinha de goiaba, banana ou outro sabor que você tenha disponível
  • 500g de farinha de trigo ( pode ser a comum ou integral )
  • Água (de preferência do próprio local de pesca)

Modo de preparar

  • Coloque a ração de coelho em um balde e adicione água do lago, rio ou lagoa até cobrir a ração. Deixe ela absorver bem a água.
  • Adicione a farinha de goiaba, banana ou outra e misture bem formando uma composição bem homogênea.
  • Adicione 500g de farinha de trigo pouco a pouco e misture bem toda a composição. Você poderá ir colocando mais água pouco a pouco também caso necessário.
  • Sove a massa até que ela não fique mais grudada na mão. Lembre-se de sempre deixar farinha de trigo para espalhar na massa e facilitar a sova.
  • Forme bolinhas de 1,5cm para anzóis ou bolas maiores em caso de pesca com chuveirinho.
  • Sua massinha para pescar de ração de coelho está pronta.

Dica: Faça as bolas e deixe uns minutos no sol para criar uma casquinha. Isso aumentará a resistência da isca no arremesso e na água.

Veja um vídeo meu fisgando Tainhas com a segunda massinha para pescar citada acima

Considerações finais

Gostou das nossas receitas de como fazer massinha para pescar? Deixe sua opinião nos comentários. Aproveite e siga Pescaria S/A no Facebook e fique atualizado sobre nosso conteúdo de pesca. Também estamos no Youtube com nosso Canal Pescaria S/A. Obrigado por visitar o Blog Pescaria S/A. Boa pescaria!

Deixe um comentário