O papel das mulheres na evolução da pesca esportiva

Compartilhe:

O crescimento da pesca esportiva brasileira e mundial e sua relação direta com a presença em massa das mulheres no esporte

Desde os primórdios da pesca, esta atividade sempre foi rotulada como uma atividade de homens, seja para parceiros de pesca ou de pai e filho, porém de alguns anos para cá, as mulheres conseguiram não somente se inserir nessa atividade, mas exercer papel fundamental na evolução do esporte.

Alguns dos registros importantes da presença feminina na pesca surgem nos Estados Unidos durante a década de 20, com as incríveis pescadoras Sara Farrington e Helen Lerner.

sara farrington
Sara Farrington
helen lerner
Helen Lerner

Farrington pescava à volta do mundo com o seu famoso marido, Kip Farrington. Ela apareceu em anúncios e filmes sobre grandes jogos. Também escreveu um livro sobre as suas aventuras, Women Can Fish (1951). Helen Lerner foi esposa do fundador da International Game Fish Association (IGFA), Michael Lerner, e um pescador talentoso. Foi a primeira mulher a apanhar um atum rabilho ao largo do continente europeu e a primeira mulher a apanhar um espadarte ao largo da Nova Escócia, entre outros feitos notáveis.

No Brasil, a pesca é uma atividade centenária porém a pesca esportiva surgiu mais tarde, em meados dos anos 70, e consequentemente a presença das mulheres também demorou um pouco a se consolidar em nosso país.

A sociedade evoluiu no que diz respeito às mulheres e aos seus papéis, assim como na pesca esportiva, e sua presença cada vez mais massiva no esporte é importante para atrair ainda mais mulheres e tornar a pesca um esporte completamente diverso.

Importância das redes sociais no rompimento de tabus e fronteiras

Atualmente, quando abrimos nosso Facebook ou nosso Instagram, nos deparamos com uma enxurrada de perfis femininos em praticamente todos os seguimentos, e essa tendência não é diferente na pesca esportiva.

Ao longo dos últimos 10 anos, pode-se perceber um crescimento mais intenso de pescadoras compartilhando suas histórias na pesca esportiva, atraindo não somente o público geral, mas principalmente incentivando mais mulheres a fazer o mesmo.

Segundo alguns estudos recentes sobre a pesca esportiva, as mulheres representam 50% dos novos praticantes do esporte nos últimos anos, e isso pode ser claramente percebido não somente nas redes sociais, mas principalmente em pesqueiros, lagos, plataformas de pesca e nas operações de pesca espalhadas por todo o Brasil.

mulher pescando

Devido ao fato de a pesca ter sido tradicionalmente vista como uma atividade dominada por homens, é importante que as mulheres possam relacionar-se vendo mais mulheres, mulheres como elas próprias, na beira da água, fisgando seus troféus. Dai a extrema importância das redes sociais nessa evolução.

10 perfis sobre mulheres na pesca para você seguir no Instagram

  • Helen Pontieri – Pescadora Helen Pontieri, apaixonada por pesca esportiva e que compartilha dicas de pesca e suas pescarias.
  • Luana Karine – Apresentadora do programa Elas na Pesca do canal FishTV.
  • Lais Vanessa – Lali – Apresentadora do programa Destinos do canal FishTV.
  • Mulheres na Pesca – Perfil com conteúdo formado por mulheres pescadoras.
  • Girls Pesca – Grupo formado por mulheres apaixonadas pela pesca esportiva!
  • Didipesca – Pescadora apaixonada por pesca esportiva.
  • Luana Teixeira – Pescadora apaixona por pesca esportiva.
  • Renata Silva – Pescadora apaixonada pela pesca esportiva.
  • Maiara – Cantora da dupla Maiara e Maraísa e apaixonada por pesca esportiva.
  • Isabela Trindade – Bela Pesca – Pescadora e influenciadora apaixonada por pesca esportiva.

Evolução quantitativa e qualitativa

Mas para quem pensa que a contribuição das mulheres para a pesca esportiva fica apenas relacionada a quantidade de praticantes novos está muito enganado. A presença feminina é fundamental para que o esporte evolua também em qualidade, já que é evidente a competência e a sensibilidade de como as mulheres interagem com a pesca, assim como já é reconhecido em outras atividades.

O engajamento das mulheres com o pesque e solte é gigantesco e fundamental para que essa prática seja cada vez mais difundida não apenas para outras mulheres mas também para os homens. Na verdade a pesca não deve mais ser uma atividade dividida, mas integrada. Homens, mulheres, crianças, independentemente de sua turma de pesca, devem estar todos inseridos nesse esporte tão incrível.

Outra percepção clara da contribuição das mulheres nessa presença delas na pesca é no aspecto econômico, já que fabricantes como a Quisty, por exemplo, percebendo esse nicho de mercado promissor, passaram a criar produtos, principalmente vestuário, destinado exclusivamente às mulheres.

Novas gerações de mulheres na pesca

mulheres evolução da pesca

Com toda a visibilidade das mulheres que estão levando a pesca esportiva a todos os cantos do Brasil com seus conteúdos, poderá proporcionar a médio e longo prazo, um aumento significativo de novas praticantes do esporte. As novas gerações, com toda a interatividade proporcionada pelas tecnologias atuais, poderão conhecer, consumir conteúdo e decidir entrar para a pesca de forma a aumentar cada vez mais a presença feminina não somente na prática da pesca mas também nos negócios que envolvem a atividade.

Muitas mulheres podem sentir-se intimidadas pela pesca, principalmente porque tem sido historicamente dominada por homens. Porém as mulheres do milênio são fortes, e se comunicam o tempo todo, então o papel das novas pescadoras está além de apenas pescar, mas de influenciar outras meninas a pescar também.

Uma vez que as mulheres ultrapassam o estigma e o medo do julgamento, começar não é difícil. Então mulheres, venham para pesca, cada vez mais!

Considerações finais

Como você pode ver, há muitos motivos para admirar, incentivar e se orgulhar da presença feminina massiva na pesca esportiva. Se você tem algo a contribuir em nosso conteúdo sobre mulheres na pesca, deixe um comentário abaixo.

Aproveite e siga Pescaria S/A no Facebook , Pescaria S/A no Instagram e Pescaria S/A no Twitter para ficar atualizado sobre nosso conteúdo de pesca. Também estamos no Youtube com nosso Canal Pescaria S/A. Obrigado por visitar o Blog Pescaria S/A. Boa pescaria!

8 comentários em “O papel das mulheres na evolução da pesca esportiva”

  1. Obrigada pelo reconhecimento das mulheres na pescaria esportiva , Samos e estamos cada vez mais capacitadas a enfrentar e participar de qualquer tipo de esportes, força, dedicação e sempre em busca de aprendizado .
    Parabéns pela matéria.

    Responder
    • Meu amigo, até hoje estou sem palavras para pode expressar a gratidão pelo reconhecimento a nós mulheres nesse esporte que era do universo masculino. Com respeito, dedicação e amor estamos cada dia mais motivado outras mulheres a praticar a pesca esportiva.

      Responder

Deixe um comentário