Qual a melhor isca para pescar Carpa Cabeçuda? 5/5 (1)

Compartilhe:

Saiba como fisgar a queridinha dos pesqueiros do Sul do Brasil

A Carpa Cabeçuda (Hypophthalmichthys nobilis) é um peixe originário da China e foi introduzido no Brasil e em quase todo o mundo. É um peixe que alimenta-se de pequenos organismos aquáticos (zooplanctófaga), microalgas, rotíferos e pequenos crustáceos.

Muito cobiçada por pescadores de todas as partes, principalmente no sul do Brasil, onde a Carpa Cabeçuda se adaptou bem ao clima e se tornou uma espécie muito popular em pesqueiros particulares. Podendo medir mais de 1 metro, a Carpa Cabeçuda movimenta os pesqueiros e até mesmo torneios e campeonatos desse peixe são realizados em busca de recordes e premiações.

Como característica principal, a Carpa Cabeçuda possui inúmeras pequenas manchas negras dispersas pelo corpo, apresenta escamas pequenas e uniformes, e uma boca gigante por onde se alimenta, de um modo geral na superfície dos lagos.

Foto: Reprodução Instagram / Pesqueiro Tubarão


Como pescar a Carpa Cabeçuda?

A Carpa Cabeçuda se alimenta filtrando a água atrás de alimentos, então algumas técnicas foram criadas para capturar este peixe, e a principal é o uso de Pastilhas. Esse tipo de isca é utilizada juntamente com os famosos Chuveirinhos, que são empates com 5 ou mais anzóis onde a pastilha é adaptada e pode ser arremessada no lago. Essa pastilha vai se desfazendo aos poucos, liberando o sabor na água, atraindo a Carpa Cabeçuda.

chuveirinho carpa cabeçuda

Ao longo da filtragem o peixe acaba sugando os anzóis do chuveirinho, por onde é fisgada. A Carpa Cabeçuda pode pesar dezenas de quilos então proporciona boas brigas. Para esse tipo de pesca é recomendado possuir um equipamento robusto, capaz de aguentar pesos de até 40, 50 quilos.

Para não machucar esse peixe, que é muito pesado e grande, é recomendado remover as fisgas dos anzóis utilizados nessa pescaria e também ao segurá-la, fazê-lo abaixado para evitar que o peixe se machuque e acabe morrendo em caso de queda acidental.


Mas afinal, qual a melhor isca para pescar a Carpa Cabeçuda?

pastilha blue ice

Bem, eu tenho frequentado recentemente alguns pesqueiros que tem esse peixe como estrela principal, e realmente a isca que mais vejo nas caixas dos pescadores e na ponta da linha é a Pastilha para Carpas Blue Ice.

Há a versão da Blue Ice massa de fundo, que também pode ter algum resultado principalmente utilizada com uma boia, mantendo a massa em meia água ou subsuperfície, porém o que vejo na maioria dos casos são pescadores utilizando a pastilha com chuveirinho. Você também pode acentuar o sabor utilizando a essência blue ice na pastilha.

Outros sabores são utilizados com algum sucesso, como a Pastilha de Melão e Mamão, mas a Blue Ice é incrivelmente bem sucedida nessa pescaria.


Algumas marcas de pastilhas

  • Massas Rocha
  • Pastilhas do Cebola
  • Cordeiro’s
  • Biguá

Considerações finais

Agora que você conheceu um pouco mais sobre como pescar a Carpa Cabeçuda com essa isca muito eficiente, que tal ir em busca do seu troféu. Espero ter ajudado de alguma forma.

Aproveite e siga Pescaria S/A no Facebook e fique atualizado sobre nosso conteúdo. Obrigado por visitar o Blog Pescaria S/A. Boa pescaria!

Por favor, avalie isto