Os 10 destinos de pesca mais fantásticos do Brasil

Os 10 destinos de pesca mais fantásticos do Brasil

10/08/2019 0 Por admin
Compartilhe:

Pescaria S/A traz uma lista com os lugares mais fantásticos para você realizar sua próxima pescaria

É fato consumado que a pesca faz parte da vida dos brasileiros, principalmente com o crescimento da pesca esportiva, e conhecer os melhores destinos de pesca é fundamental. Mas como saber, em um país tão grande, quais são de fato os destinos mais fantásticos para a prática da pesca? Pescaria S/A traz nesta publicação, a nossa opinião sobre este tema.

Sabemos que cada pescador tem sua opinião formada sobre o turismo da pesca mas decidimos opinar usando a nossa opinião própria, alguns dados estatísticos e popularidade de cada local para formar nossa lista. Mas você sabe que este blog de pesca é um site democrático, e ficaremos muito felizes de conhecer a opinião de cada leitor, pois pescaria é isso, é juntar alguns pescadores para se divertir.

Pescaria S/A surgiu exatamente para isso, divertir ainda mais nossos amigos pescadores, com conteúdos atrativos e interatividade. Curta nossa publicação e se você conhece algum destino de pesca muito bacana e ele não está presente em nossa lista, não se acanhe em compartilhar conosco nos comentários ou em nossa página no Facebook.



10 destinos de pesca mais frequentados do Brasil

  1. Rio Teles Pires – Mato Grosso / Pará
  2. Rio Trombetas – Pará
  3. Rio Negro em Barcelos – Amazonas
  4. Rio Amazonas – Amazonas
  5. Cáceres – Pantanal
  6. Rio Xingu – Mato Grosso
  7. Rio Araguaia e Rio Tocantins – Tocantins
  8. Litoral Baiano – Pesca em Alto Mar
  9. Rio Uruguai – Rio Grande do Sul / Santa Catarina
  10. Rio Grande – São Paulo / Minas Gerais

1. Rio Teles Pires – Mato Grosso / Pará

destinos de pesca rio teles pires

O Rio Teles Pires (ou rio São Manoel) é um curso de água que banha os estados de Mato Grosso e Pará (sendo seu divisor natural), no Brasil. Sua nascente fica localizada no município de Primavera do Leste (embora outras nascentes também sejam consideradas), tendo uma extensão de 1457 km até o encontro com o rio Juruena, formando o rio Tapajós, em Barra de São Manoel. Atravessa os biomas do Cerrado e da Floresta Amazônica.

Em suas águas existem diversas espécies de peixes: jaús, pintados, matrinxãs, piraíbas e pirararas, sendo um rio muito procurado pela pesca esportiva. Nele também ficava localizada a Cachoeira 7 Quedas (inundada pela construção da UHE Teles Pires), próximo à cidade de Alta Floresta, e que era um local sagrado para os índios mundukurus.

2. Rio Trombetas – Pará

Destinos de pesca rio trombetas

O Rio Trombetas é um rio singular. Todos que nele pescam dizem ser um rio maravilhoso. A pescaria neste rio não se destaca pela quantidade de peixes pescados, mas pela sua qualidade! O Trombetas é um dos rios com a maior diversidade de peixes do Brasil.

Nele é possível pescar Jaú, Piraiba, Pirarara, Jundiá Onça, Surubins, Palmito, Tucunaré ( thyrorus ), Jacundá, Bicuda, Trairão, Cachorra, Corvina, Pacu e Piranha Preta. Uma única certeza na pesca neste rio, emoção nunca faltará.

3. Rio Negro em Barcelos – Amazonas

Rio Negro

O surpreendente Rio Negro, tema de infinitas reportagens, é um dos destinos mais desejados por pescadores que querem conhecer a Amazônia. Este fascínio também move pescadores que já conhecem a região, alguns atribuem a cor negra da água com o contraste de um bruto Tucunaré Açu atacando sua isca como uma experiência inesquecível, outros surpreendessem com a exuberância da região, lá tudo é mega!!!

Seus 500 afluentes e subafluentes, arquipélagos com mais de 400 ilhas, cardumes ativos ou gigantes tucunarés podem ser algum dos pontos altos da viagem. Pescando com iscas artificiais, de fly ou na pesca de fundo com iscas naturais temos realizado desde longa data excelentes pescarias. Tucunarés Açu, Paca, Borboleta e Popoca farão parte de sua pescaria, você também poderá encontrar Traíras, Jacundás, Aruanãs, Matrinxãs, Bicudas e Piranhas. Aos adeptos da pesca de fundo, Pirararas podem ser capturadas com certa facilidade.

4. Rio Amazonas – Amazonas

Rio Amazonas destinos de pesca

O Rio Amazonas é o maior rio do mundo e abriga os espetaculares Tucunarés Gigantes. O rio Amazonas recebe vários nomes e diversos afluentes em seu curso no Peru, até receber o nome de Solimões, na fronteira do Brasil, no município de Tabatinga, no estado do Amazonas, onde segue seu curso até encontrar o rio Negro, próximo à cidade de Manaus, onde recebe o nome de Rio Amazonas.

Espécies como o Barbado, Tucunaré, Jaú, Cachorra, Curimatã, Piranha entre outras, são os principais atrativos de pesca desse rio espetacular, localizado no meio da selva amazônica. Aproveite a diversidade de peixes do Rio Amazonas que farão a sua pescaria ser ainda melhor.

5. Cáceres – Pantanal

Cáceres Pantanal

Cáceres é o paraíso dos Dourados e dos pintados. De acordo com o Mapa, 45 dos 141 municípios mato-grossenses proporcionam condições para a prática do turismo de pesca esportiva, com destaque para Cáceres, que deverá realiza o Festival Internacional de Pesca.

O município possui, sozinho, 3,6 mil embarcações registradas na Marinha do Brasil, bem como 16 barcos-hotéis e seis pousadas voltadas especificamente para a pesca esportiva. Cáceres também é o município que mais gera empregos com a pesca esportiva em Mato Grosso, com 2,5 mil empregos diretos e indiretos.

6. Rio Xingu – Mato Grosso

Rio Xingu

Na imensidão do Rio Xingu, com seus incontáveis braços, canais e lagoas, peixe é o que mais tem na região, e a característica mais marcante da pescaria no Rio Xingu, é a incrível fartura das espécies.

Neste rio incrível é possível capturar Tucunarés, Barbados, Traíras, Pirararas, Piranhas, Pintados, Piraíbas, Jaús, Cachorras, Corvinas, entre outras espécias. Neste destino é possível capturar peixes de até 10 quilos facilmente.

7. Rio Araguaia e Rio Tocantins – Tocantins

rio araguaia e rio tocantins destinos de pesca

O rio Araguaia, entre Aruanã e Luiz Alves, recebe anualmente cerca de 18.000 pescadores amadores. As principais espécies capturadas pela pesca amadora são pacu-caranha, matrinxã, pirarucu, piau-cabeça-gorda, piau-flamengo, pacu-manteiga, pacu-prata, sardinha, corvina, traíra entre os peixes de escama.

Os rios Tocantins e Araguaia são bastante diferentes. O rio Tocantins é do tipo canalizado, com estreita planície de inundação. Nasce no escudo brasileiro e flui em direção Norte por cerca de 2.500km até desaguar no estuário do Amazonas (Baía de Marajó), nas proximidades de Belém.

O rio Araguaia nasce nos contrafortes da Serra dos Caiapós e flui quase paralelo ao Tocantins por cerca de 2.115km. Apesar de ser um rio de planície, apresenta quatro trechos de cachoeiras e corredeiras. Nos trechos de planície, encontram-se a Ilha do Bananal (a maior ilha fluvial do mundo) e inúmeras lagoas marginais. Durante a época de cheia, o rio Araguaia e seus principais afluentes, Rio das Mortes e Cristalino, formam uma enorme planície inundada.

Cerca de 300 espécies de peixes já foram identificadas na bacia. Algumas são típicas da Amazônia central, embora espécies dominantes naquela região, como o tambaqui, não ocorram no Araguaia-Tocantins. No curso superior ocorrem algumas espécies não amazônicas, das quais a tubarana (Salminus hilarii) é o exemplo mais conhecido.

8. Litoral Baiano – Pesca em Alto Mar

pesca no litoral baiano

Com o maior litoral do Brasil, a Bahia é um ótimo destino para praticar pesca esportiva. São mais de 1180 km de praias de águas quentes. Uma grande vantagem do litoral baiano é a já avançada estrutura turística oferecida aos visitantes. Têm hotéis e resorts para todos os bolsos e gostos.

Alguns hotéis, inclusive, já oferecem pacotes que incluem a pesca esportiva marítima. Os peixes mais comuns no estado são as pescadas, as caranhas e os robalos. Também é possível capturar, com um pouco mais de sorte, o famoso Marlim Azul.

9. Rio Uruguai – Rio Grande do Sul / Santa Catarina

Destinos de pesca rio uruguai rs sc

O rio Uruguai oferece, alem das belezas naturais, várias opções de lazer náutico, pesca e diversos eventos. Na sua margem os portos estão a sua espera. A região é provida por uma infra-estrutura viária com bons restaurantes e excelentes hotéis. Assim é a região da Rota Turística do Rio Uruguai.

No Rio Uruguai é possível capturar Dourados espetaculares, Jundiás, Carpas, Traíras e Piavas. Com certeza um destino que não pode estar de fora do seu roteiro de pesca.

10. Rio Grande – São Paulo / Minas Gerais

Rio Grande SP MG

O rio Grande é um curso de água que banha os estados de Minas Gerais e São Paulo, no Brasil, sendo um dos formadores do rio Paraná. É considerado um rio de planalto, sua nascente localiza-se no Alto do Mirantão na serra da Mantiqueira em Bocaina de Minas, a uma altitude de 1.980 m e percorre 1.360 km até encontrar o rio Paranaíba no município de Carneirinho em Minas Gerais, formando o rio Paraná. A partir dos municípios de Claraval e Ibiraci, o rio forma a divisa natural do estado de Minas Gerais com São Paulo.

As espécies mais procuradas pelos amantes de uma boa pescaria, são o Tucunaré e o Dourado; peixes que proporcionam muita emoção à pratica da pesca esportiva. Além dos fantásticos Tucunaré e Dourado, os pescadores encontram em abundancia muitos outros; Corvina, Carpa, Traíra, Carpa, Pintado, Tilápia entre outros. Essa diversidade torna este rio um dos destinos de pesca mais procurados do país.

Conclusão

Independentemente dos destinos de pesca que você mais gostou, este post tem como objetivo compartilhar com você, amigo pescador, um pouco sobre o mapa da pesca no Brasil. Esperamos que este material tenha agradado você.

Gostou do nosso post com os 10 destinos de pesca mais fantásticos do Brasil? Você tem um destino preferido e ele não consta em nosso post? Então deixe sua opinião nos comentários. Aproveite e siga Pescaria S/A no Facebook e fique atualizado sobre nosso conteúdo. Obrigado por visitar o Blog Pescaria S/A. Boa pescaria!