5 nós de pesca que todo pescador precisa saber fazer
O nó de pescador foi projetado para ser amarrado em monofilamentos ou linhas de pesca multifilamentos e deslizar pelos passadores e ponteiras de uma vara de pesca sem trancar. A ênfase aqui está em compacidade e confiabilidade para que os nós de pesca não desatem durante um arremesso ou a captura do seu peixe. Muitos nós de pesca empregam múltiplas curvas fechadas.
A estrutura desses nós muda com a carga, pois os envoltórios externos são puxados para dentro do nó e a linha interna se torna envoltório externo. Resumindo, quanto mais carga de peso um nó de pescador sofre, mais forte ele fica. Esse é o segredo dos nós de pesca e o que diferencia estes nós dos nós comuns.
Os nós de pesca devem ser puxados com força antes do uso. Para garantir que o nó se aperte suavemente e para evitar gerar calor, o nó deve ser umedecido primeiro com água. A fonte de água mais conveniente disponível para fazer um nó de pesca é a saliva, que provavelmente é usada mais do que qualquer outra coisa, por mais que qualquer pescador negue isso (quem nunca, não é mesmo?). Quando disponível, o lubrificante que pode ser utilizado é o óleo vegetal.
As extremidades da maioria dos nós de pesca podem e devem ser cortadas de perto contra o nó. A melhor ferramenta para esse fim é um cortador de unhas ou um pequeno alicate de bico.
Agora confira como fazer um ótimo nó de pescador em 5 tipos de nó de pesca essenciais para sua pescaria funcionar perfeitamente
- Nó de Sangue
- Nó Clinch
- Nó de Folha Dupla
- Nó de Cirurgião
- Nó para Linha e Empate de Aço
1. Nó de Sangue
O Nó de Sangue é o nó de pescador mais utilizado, pois serve para unir duas linhas firmemente sem deixar um volume muito grande, trancando nos passadores da vara de pesca.
Modo de fazer o nó:
- Alinhe as extremidades de cada linha por várias polegadas e, em seguida, enrole a primeira linha pela segunda pelo menos cinco vezes.
- Enrole o segundo ao redor do primeiro pelo menos cinco vezes e traga as duas pontas soltas de volta ao meio entre as duas linhas.
- Puxe firmemente cada linha até que o nó esteja firme.
2. Nó Clinch
O Nó Clinch é um nó muito firme que pode ser utilizado para prendar a linha no anzol ou em uma isca artificial.
Modo de fazer o nó:
- Passe a linha pelo orifício do gancho e faça 5 a 7 voltas ao redor da linha com a ponta solta.
- Passe a ponta solta da linha pelo laço mais próximo do olho e volte ao redor da parte solta da linha.
- Puxe as duas extremidades da linha até apertar.
- Corte a ponta solta da linha, se necessário.
3. Nó de Folha Dupla
O Nó de Folha Dupla é um nó de pesca ideal para prender seu líder a sua linha.
Modo de fazer o nó:
- Passe o final da linha pelo laço e faça um nó simples de dobrar a folha.
- Passe o final da linha de volta pelo laço da dobra da folha.
- Aperte até ficar firme.
4. Nó de Cirurgião Duplo
O Nó de Cirurgião Duplo é ideal para criar um loop na ponta da linha e anexar a chumbada ou isca artificial mais pesada.
Modo de fazer o nó:
- Dobre o final da linha para fazer uma linha dupla e depois dê um nó único.
- Passe o laço pelo orifício do nó mais uma vez.
- Umedeça o nó e aperte.
5. Nó para Linha e Empate de Aço
Esse nó é muito popular na pesca de traíra e outros carnívoros com dentes afiados, pois funciona muito bem para unir linha monofilamento a empates e cabos de aço.
Modo de fazer o nó:
- Dobre 10cm do cabo de aço ou empate para formar uma dobra.
- Passe a linha do monofilamento pelo meio da dobra e enrole-a uma vez na parte inferior da dobra.
- Com o monofilamento, faça sete curvas fechadas nas duas linhas.
- Passe a extremidade solta do monofilamento acima do fio central do monofilamento e abaixo do empate ou cabo de aço e puxe com firmeza.
Conclusão
Gostou do nosso post ensinando como fazer nó de pescador com 5 opções muito úteis? Você tem um nó de pesca diferente e preferido que não está em nossa lista? Então deixe sua opinião nos comentários. Aproveite e siga Pescaria S/A no Facebook e fique atualizado sobre nosso conteúdo. Obrigado por visitar o Blog Pescaria S/A. Boa pescaria!
Ótimas dicas,precisamos sempre trocar informações.Um grande abraço,sou de Barretos e amo pescar com minha família.
Fantastico