A importância da pesca para a saúde física e emocional do pescador

A importância da pesca para a saúde física e emocional do pescador

27/08/2020 0 Por Carlos Eduardo
Compartilhe:

Em tempos de isolamento social, a pesca vai além de uma prática de lazer ou esporte e se torna a terapia perfeita para todas as idades

A pesca é um esporte gratificante e também uma atividade de lazer extremamente prazerosa que pode ser emocionante e relaxante ao mesmo tempo. É também uma maneira simples, divertida e muitas vezes esquecida de queimar calorias enquanto se diverte ao ar livre. Muitas pessoas acreditam que pescar significa apenas sentar em um barco ou na margem de um rio esperando que uma boia afunde, mas pode ser muito mais do que isso.

Na verdade, existem muitos tipos de pesca que o desafiam tanto física como mentalmente. Desde procurar pelos dourados mais ferozes em alguma correnteza até andar de caiaque no mangue enquanto vai a caça de Robalos incríveis, há sempre algum tipo de pesca que manterá sua mente e corpo engajados, não importa o seu interesse ou nível de experiência. Se você está procurando uma maneira de diminuir o stress, ficar em forma e aproveitar a vida ao ar livre, a pesca pode ser a sua escolha.

Pesca durante a pandemia

Mas em tempos de pandemia e isolamento social, como fazer para pescar sem colocar nossa própria vida em risco e a vida de outras pessoas? Pois bem, a pesca por si só já é uma atividade que nos leva para locais com bem menos pessoas, então não é muito difícil se isolar para pescar. O que é preciso ter em mente é que aquelas pescarias a moda antiga com os amigos, churrasco e muita cerveja devem ser reprojetadas.

Para pescar durante o período da pandemia, é preciso aceitar que nossa pescaria precisa ter bem menos convidados, e de preferência a pesca deve ser praticada somente por nós, sem muitos parceiros juntos. Sei que é difícil, principalmente para os pescadores acostumados com pesca coletiva, acampamentos e muita curtição, mas é algo necessário.

Pelo bem da nossa saúde física e da nossa mente, eu acredito e você também deve acreditar que vale a pena o esforço não é mesmo?

Benefícios físicos da pesca

importância da pesca para a saúde física do pescador

Um dos benefícios não tão evidentes da pesca é que é uma ótima maneira de fazer algum exercício. Claro, você não vai queimar muitas calorias sentado na praia bebendo cerveja, mas um dia ativo passado em um rio ou caminhando até uma represa remota é uma maneira fantástica de se exercitar sem ir a uma academia ou aula de ioga.

Considere que uma pessoa com massa corporal e nível de condicionamento físico médios queimará cerca de 250 calorias em uma hora de caminhada em uma esteira. A pesca ativa pode envolver uma série de atividades, como navegar contra a corrente em um riacho, caminhar, pular e cambalear repetidamente e até mesmo escalar ou pular em alguns tipos de terreno, arremessar sua isca várias vezes ou remar seu caiaque.

Estima-se que mesmo a pesca artesanal leve queima duas vezes mais calorias em um período de uma hora. Passar um tempo na academia é ótimo para treinos curtos e de alta intensidade, mas pode ser um hábito difícil de desenvolver para pessoas que não estão acostumadas a levantar pesos. Ser ativo não precisa ser uma tarefa árdua. Durante uma manhã ou tarde de pesca, você poderia queimar de 500 a 1.500 calorias sem perceber. Fonte: Calorielab.

Benefícios emocionais da pesca

importância da pesca para a saúde emocional do pescador

A pesca é por natureza uma atividade reflexiva e meditativa que o obriga a desacelerar e desfrutar do ambiente. As pessoas pescam por vários motivos. Alguns pescam apenas para comer e outros para praticar a pesca esportiva (pesque e solte), enquanto outros querem apenas uma desculpa para estar ao ar livre ou reunir-se com amigos.

Não importa o que os leve até lá, qualquer pescador pode provar a suprema sensação de relaxamento e calma ao passar uma manhã ou noite fazendo sua atividade favorita. Essa mesma qualidade tornou a pesca um exercício terapêutico popular usado por conselheiros e terapeutas que trabalham com idosos, pessoas com doenças crônicas e outras pessoas que passaram por traumas em suas vidas.

Durante a pandemia, com o isolamento social sendo muito necessário, os pescadores precisaram diminuir a frequência que realizam suas pescarias. Sabemos o quanto é importante fazermos o que gostamos, e quem conhece e pratica a pesca sabe bem a sua importância para renovar nossas energias para a retomada da atividade profissional, a rotina de nossas vidas, os estudos entre outros.

Localizar peixes, desenvolver uma estratégia, escolher o equipamento ou isca correta e apresentar adequadamente essa isca aos peixes requer pensamento crítico e criatividade, o que permite uma fuga saudável do estresse, depressão e ansiedade.

Isso foi comprovado em estudos clínicos nos quais os níveis de cortisol (um hormônio ligado ao estresse) foram medidos em um grupo de veteranos da Guerra do Iraque antes e depois de um fim de semana de pesca. Aqueles que haviam participado da pescaria experimentaram níveis mais baixos de cortisol por até três semanas depois. Os pesquisadores notaram que seus pacientes dormiam melhor, expressavam níveis mais baixos de depressão e ansiedade, experimentavam menos sintomas de estresse somático e eram muito menos propensos a sentir os sentimentos de culpa, hostilidade, medo ou tristeza normalmente associados a PTSD e experiências traumáticas. Fonte: Orvis.

Conclusão

Por isso é muito importante que se possa encontrar uma maneira de pescar mesmo que de forma muito isolada. Seja na represa ou açude de um amigo, em um pesqueiro mais isolado na beira do rio, ou em uma praia mais afastada, é sim possível que se possa realizar a prática da pesca e assim auxiliando nosso corpo e mente para os momentos difíceis que estamos passando.

Curtiu nossa publicação sobre a importância da pesca para a saúde física e emocional do pescador? Então deixe sua opinião nos comentários. Aproveite e siga Pescaria S/A no Facebook e fique atualizado sobre nosso conteúdo. Também estamos no Youtube com nosso Canal Pescaria S/A. Obrigado por visitar o Blog Pescaria S/A. Boa pescaria!