Traíra de Véu com nadadeiras vermelhas viraliza na internet 4/5 (3)

Compartilhe:

O que se sabe sobre a Traíra de véu vermelho capturada em sítio de Santa Cruz do Sul / RS

Recentemente uma Traíra de Véu rara com nadadeiras vermelhas foi capturada por um proprietário de sítio de Santa Cruz do Sul / RS. O vídeo da captura viralizou rapidamente pelas características muito peculiares do peixe, que segundo aquaristas de todo o Brasil, trata-se de uma Traíra comum (Hoplias malabaricus) e sofreu alguma mutação genética.

O exemplar de Traíra de Véu está sendo considerado por muitos o peixe mais raro do Brasil nos últimos tempos.

A Traíra foi pescada de rede e abatida pelo proprietário do açude e isso deixou a comunidade do aquarismo e também alguns pescadores perplexos já que muitos acreditam ser um peixe único, que poderia ser fruto de estudos e até mesmo utilizado para reprodução de outros exemplares com a mesma genética.

Segundo o Biólogo Henrique Abrahão Charles, a Traíra de Véu valeria facilmente R$ 10.000,00 no mercado da Aquariofilia (Aquarismo) e mais de R$ 100.000,00 em um eventual leilão. Entretanto, o peixe precisaria estar vivo para valer esse montante. No final, o peixe foi abatido e destinado a alimentação.


Como a Traíra de Véu foi capturada?

Clayton Fernando Manzke é filho do proprietário do açude onde a Traíra com as nadadeiras vermelhas foi capturada. Clayton é aquarista e também lastimou muito o fato do peixe ter sido abatido e confirmou ao Biólogo Henrique que irá verificar se há mais peixes desse tipo no açude.

Segundo o Biólogo Henrique, esse exemplar poderia ser estudado e reproduzido, gerando grande interesse comercial, já que o véu alongado e ainda com as pontas avermelhadas deixou o peixe muito diferente e belo, ideal para viver em um aquário.

Henrique ainda afirmou que pelo tamanho do exemplar, uma matriz, provavelmente haja filhotes com características parecidas no mesmo local.

Veja abaixo o vídeo em que o Biólogo Henrique fala mais sobre o caso.


O que é aquariofilia?

Segundo o site Educalingo, Aquarismo ou Aquariofilia é a prática de criar peixes, plantas e outros organismos aquáticos, em recipientes de vidro, acrílico ou plástico conhecidos como aquários, ou em tanques naturais ou artificiais para fim ornamental ou de estudo, distinguindo-se assim essa atividade da piscicultura ou aquacultura, que têm aspectos de produção. O aquarismo, assim como o paisagismo, é uma atividade que combina uma demanda por senso estético e conhecimentos técnicos diversos, como biologia básica, química básica e outros.


Considerações finais

Embora esse belo exemplar de Traíra de Véu tenha sido abatido, ainda há possibilidades de existirem filhotes parecidos no açude de Clayton, o que poderia ser uma grande notícia para toda a comunidade da Aquariofilia, da pesca e científica em geral.

Gostou da publicação sobre a Traíra de Véu de Santa Cruz do Sul que viralizou na internet? Então compartilhe com seus amigos. Aproveite e siga Pescaria S/A no Facebook , Pescaria S/A no Instagram e Pescaria S/A no Twitter para ficar atualizado sobre nosso conteúdo de pesca. Também estamos no Youtube com nosso Canal Pescaria S/A. Obrigado por visitar o Blog Pescaria S/A. Boa pescaria!

Por favor, avalie isto