Píer do Parque do Pontal vira opção para pescadores em Porto Alegre 5/5 (1)

Compartilhe:

Um paraíso para os pescadores no coração de Porto Alegre

Descubra como o píer do Parque do Pontal se tornou o novo paraíso dos pescadores em Porto Alegre, promovendo lazer e confraternização.

Em um cenário onde a natureza se encontra com a urbanidade, o píer do Parque do Pontal em Porto Alegre surge como um refúgio para os aficionados pela pesca. Com sua estrutura avançando 130 metros nas águas tranquilas do Guaíba, este local não apenas oferece um espaço para o lazer e a prática da pesca, mas também se tornou um ponto de encontro para uma comunidade vibrante de pescadores.

“Aqui é top. Não atrapalhamos quem passeia ou pratica corrida,” relata o aposentado Orlando Costa ao GZH, destacando a harmonia e a convivência pacífica entre pescadores e outros frequentadores do parque.

Este cenário idílico, relatado segundo matéria do Diário Gaúcho, reflete não apenas a beleza do local, mas o espírito de comunidade e a paixão pela pesca que unem os habitantes de Porto Alegre.


Um local de história e reencontros

Desde sua inauguração em novembro de 2022, o píer revitalizou uma prática já antiga entre os pescadores da região, que antes se reuniam nas proximidades do antigo Estaleiro Só. Agora, com uma infraestrutura moderna e acessível, o Parque do Pontal não só preserva a tradição da pesca na área, mas também incentiva novas gerações a participarem desta atividade ao ar livre.

Carlos Morales, aposentado e pescador de longa data, enfatiza a importância do local para a socialização:


“Pesco há 28 anos aqui. O mais legal é a confraternização.”

A pesca como forma de vida

A prática da pesca no píer do Parque do Pontal vai além de um simples passatempo; ela representa uma forma de vida e uma fuga do cotidiano agitado para muitos de seus frequentadores. Armados com varas de pesca, carretilhas e uma variedade de iscas, eles buscam não só peixes, mas também momentos de calma e alegria.

Entre as capturas mais valorizadas estão espécies como a palometa, exigindo destreza para evitar mordidas indesejadas, e a piava, conhecida por sua resilência. A conveniência de ter sanitários próximos, segurança e opções de alimentação apenas enriquece a experiência dos pescadores no local.


Cuidados necessários: a segurança no consumo de peixes

A pesca, apesar de ser uma atividade relaxante e recompensadora, carrega a responsabilidade de estar atento à qualidade da água e dos peixes capturados.

Especialistas como Nelson Fontoura, diretor do Instituto do Meio Ambiente da PUCRS, alertam para a presença de contaminantes nas águas do Guaíba, como metais pesados e coliformes fecais, que podem ser mitigados através de práticas de cozimento adequadas, garantindo a segurança no consumo dos peixes.


A comunidade e a preservação do espaço

A preservação do píer do Parque do Pontal como um local de lazer para todos é um esforço conjunto entre pescadores e a administração municipal.

Com recomendações para evitar a pesca em horários de maior fluxo de pessoas, busca-se um equilíbrio entre a prática da pesca e o uso recreativo do parque por outros visitantes, garantindo assim que o píer continue sendo um espaço de convivência harmoniosa e inclusiva.

Nota da prefeitura à reportagem de GZH:

A Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) esclarece que o píer, instalado no Parque do Pontal, começou a ser utilizado como ponto de pesca no início deste ano. Como a situação pode gerar um possível conflito de uso entre os pescadores e as pessoas que circulam pelo local, a Smamus e o adotante (Complexo Pontal) acordaram em adotar medidas de preservação da segurança. 

Assim, desde o mês de janeiro deste ano, estão sendo realizadas abordagens de conscientização, no sentido de que não seja realizada a pesca com anzol aos feriados e finais de semana, dias com maior frequência de público, medida que tem se mostrado eficaz.


Peixes do Píer do Parque Pontal: Um Guia para Pescadores

O píer do Parque Pontal é um novo destino popular entre os pescadores da grande Porto Alegre, oferecendo uma rica diversidade de espécies aquáticas. Conhecer os tipos de peixes disponíveis pode enriquecer a experiência de pesca, aumentando as chances de uma pescaria bem-sucedida. Aqui está um breve olhar sobre as espécies que você pode encontrar:

  1. Cará: Este peixe de água doce é conhecido pela sua capacidade de se adaptar a diferentes ambientes aquáticos. Tem um corpo robusto e é altamente valorizado por sua carne saborosa.
  2. Lambari: Um dos peixes mais comuns nos rios brasileiros, o lambari é pequeno, mas compensa em quantidade. É uma ótima opção para iniciantes na pesca.
  3. Traíra: Famosa por seu comportamento agressivo e dentes afiados, a traíra é um desafio e tanto para pescadores, oferecendo uma pescaria emocionante.
  4. Jacundá (Joana): Este peixe colorido e de pequeno porte é uma escolha popular entre os aquaristas, mas também pode ser encontrado no ambiente selvagem do Parque Pontal.
  5. Saicanga (Branca): Conhecida por sua agilidade e rapidez, a saicanga oferece uma pescaria dinâmica, sendo um alvo valioso para pescadores esportivos.
  6. Mandi Pintado: Com sua pele caracteristicamente marcada, o mandi pintado é um peixe de fundo que prefere águas calmas e é apreciado por sua carne.
  7. Piava: Outro peixe de água doce, a piava é conhecida por sua luta vigorosa quando fisgada, proporcionando uma experiência de pesca gratificante.
  8. Tilápia: Introduzida em muitos habitats, a tilápia é resistente e prolífica, tornando-se um alvo fácil para pescadores de todos os níveis.
  9. Palometa (Piranha): Embora mais conhecida por suas lendárias mordidas, a palometa oferece uma pescaria única e emocionante, especialmente para aqueles que gostam de desafios.
  10. Jundiá: Este peixe de fundo é conhecido por sua carne saborosa e é uma captura valorizada por muitos pescadores.
  11. Bagre: Com suas barbatanas características, o bagre é um peixe versátil que habita tanto águas salgadas quanto doces.
  12. Carpa: Introduzida em vários lugares, a carpa é grande e pode oferecer uma luta impressionante, sendo um dos peixes mais desejados por pescadores esportivos.
  13. Corvina: Frequentemente encontrada em águas salobras, a corvina é conhecida por sua carne branca e delicada, sendo um prêmio para os pescadores.

Cada espécie traz suas próprias técnicas e desafios de pesca, tornando o píer do Parque Pontal um local diversificado e emocionante para a pesca. Seja você um pescador experiente ou alguém que está apenas começando, há sempre algo novo para descobrir e conquistar nas águas deste parque.


Conclusão

O píer do Parque do Pontal não é apenas um ponto de encontro para os pescadores de Porto Alegre; é um exemplo vivo de como espaços públicos podem ser transformados em áreas de lazer inclusivas, promovendo a saúde, a amizade e o respeito pela natureza.

À medida que a comunidade de pescadores continua a crescer, a história do píer se entrelaça com as histórias individuais de seus frequentadores, cada um trazendo consigo o amor pela pesca e pelo Guaíba. Este é um local onde a paciência é recompensada, não apenas com a captura do dia, mas com momentos de tranquilidade e conexão humana.

Gostou do nosso artigo sobre o píer do Parque Pontal virar nova opção para pescadores de Porto Alegre? Então deixe sua opinião nos comentários. Aproveite e siga Pescaria S/A no Facebook e fique atualizado sobre nosso conteúdo. Também estamos no Youtube com nosso Canal Pescaria S/A. Obrigado por visitar o Blog Pescaria S/A. Boa pescaria!

Imagem: Reprodução Facebook Parque Pontal

Por favor, avalie isto