10 melhores iscas para pesca de água doce

10 melhores iscas para pesca de água doce

25/11/2019 0 Por admin
Compartilhe:

Confira quais são as melhores iscas para sua próxima pescaria de água doce

Pensar em qual isca utilizar para pesca de água doce pode parecer meio óbvio ou até estranho pois essa é uma informação aparentemente simples para qualquer pescador. Mas como sabemos que há milhares de pessoas por ai iniciando na pesca, resolvemos criar este artigo com as iscas que consideramos as mais eficientes na pesca de água doce.

Este tipo de pescaria é o mais praticado no Brasil em rios, arroios, açudes, lagoas, lagos, barragens, represas e pesqueiros particulares. Muitas espécies de peixes podem ser capturadas nesses ambientes e as iscas que vamos compartilhar com você podem ser consideradas as mais utilizadas e também as mais eficientes para pesca de água doce de um modo geral.

Algumas serão mais eficientes em determinados ambientes e com certas espécies, então nossa lista contém 10 opções que com certeza vão te ajudar a conseguir ótimas fisgadas.

Confira aqui as 10 melhores iscas para pesca de água doce

  • Minhoca
  • Lambari
  • Iscas Artificiais
  • Tuvira
  • Minhocuçu
  • Larva de Besouro (Bicho do Pau Podre)
  • Figado Bovino
  • Tripa de Galinha
  • Filé de Peixe

1. Minhoca

isca para pesca de água doce minhoca

A minhoca é a isca mais comum e mais tradicional na pesca de água doce. Talvez essa seja a isca mais utilizada no mundo para a iniciação da pescaria. Está no topo da nossa lista por se tratar de uma isca que é a própria imagem da pesca, além de ser utilizada para capturar grande parte das espécies existentes nos ecossistemas de água doce.

2. Lambari

lambari isca para pesca de água doce

Assim como a minhoca, o lambari é uma isca para pesca de água doce muito útil, principalmente na pesca de predadores como a Traíra, o Dourado, o Tucunaré entre outros. Mas o lambari também é muito eficaz na pesca de peixes de couro como o Jundiá, o Pintado a Cachara e outros. Além dessas características, o Lambari ainda é muito utilizado por que está presente em praticamente todos os locais de água doce, então é uma isca de fácil captura.

3. Iscas Artificiais

iscas artificiais para pesca de água doce

As iscas artificiais são cada vez mais eficientes e diversas, então estão em nossa lista por puro merecimento. Cada vez mais os fabricantes de iscas conseguem simular melhor os movimentos naturais dos animais que estão representando. Com essa capacidade de simulação s iscas já podem ser produzidas especialmente para capturar espécies definidas, aumentando os indicadores de resultados. Em tempos de pesca esportiva no auge, a captura de feras como o Trairão, o Tucunaré e o Dourado ficam mais emocionantes com o uso de iscas artificiais.

4. Rã

isca para pesca de água doce rã

A pesca de água doce com isca de Rã é bem variada e pode ser muito produtiva. Eu mesmo, tenho experiência de captura de Traíra, Jundiá e Joana (Jacundá) aqui na minha região (RS) porém acredito firmemente que diversas outras espécies sejam atraídas por este anfíbio facilmente encontrado nas áreas ribeirinhas onde a pesca é praticada. Uma vantagem dessa isca é que a carne da Rã é bem firme então dificilmente pequenos peixes destruam essa isca antes do seu predador esperado.

5. Tuvira

isca pesca de água doce tuvira

A Tuvira não é uma isca muito fácil de encontrar, tanto que há muitas pessoas vendendo esta ótima isca na internet. Muito eficaz para pesca de Pintado, Jaú e Dourado, a Tuvira é uma das iscas mais utilizadas no Pantanal e na bacia do Paraná, tanto no Brasil como na Argentina.  Recomenda-se utilizar a Tuvira viva como isca mas sabe-se que mesmo morta essa é uma ótima isca para estes e outros peixes predadores.

6. Minhocuçu

monhocoçu

O Minhocuçu é uma isca extremamente eficiente para peixes como dourado, pacu, traíra, jaú, pintado, cachara, pirarara, piau, piapara, piauçu, pirapitinga, tambaqui, matrinxã,  mandi, palmito, bico de pato, jurupoca, corvina, tabarana, barbado entre outros. Esta isca pode ser bem eficiente na natureza ou em pesqueiros pois estes são locais que abrigam a maioria dos peixes que se alimentam do Minhocuçu então a isca é tipo uma iguaria milagrosa das fisgadas. A isca é tão eficaz que já é vendida viva em diversos sites na internet.

7. Larva de Besouro (Bicho do Pau Podre)

larva de besouro bicho do pau podre

A Larva de Besouro é também conhecida como Bicho do Pau Podre ou Capitão (RS) e pode ser encontrada em toras de madeira podres. Esta isca é muito eficiente para a pesca de peixes de couro como o Mandi (Pintado no RS), Traíra, Jundiá, Piava entre outros. Em algumas regiões aqui do Sul esta isca é utilizada até mesmo para iscar espinhéis de pescadores artesanais por sua grande eficiência nos rios.

8. Figado Bovino

fígado bovino

O Fígado Bovino é uma das iscas para pesca de água doce mais antigas que eu conheço. Cresci utilizando esta isca para pescar jundiás, pintados e até mesmo lambaris. Hoje, com as informações globalizadas, descobri que os redondos Pacu e Tambas adoram esta isca assim como os gigantes de couro da amazônia. Isso só reforça a eficiência do fígado de gado e o coloca em nossa lista das melhores iscas para esse tipo de ambiente.

9. Tripa de Galinha

tripa de galinha

A tripa de galinha possui eficiência parecida com o fígado de gado com a diferença que é mais difícil conseguir esta isca a não ser que você tenha galinhas e costume abater alguma delas de vez em quando. A tripa de galinha é boa para capturar principalmente Traíras e peixes de couro em geral. Eu mesmo já peguei muitos jundiás aqui no RS com esta isca. Serve também para capturar peixes menores como lambaris e carás.

10. Filé de Peixe

filé de peixe

O filé de peixe pode ser uma alternativa bem útil para pescar predadores, porém eu coloquei esta isca aqui na nossa publicação por se tratar de uma opção onde o pescador não consiga nenhuma das outras alternativas citadas. Ou seja, se você conseguir capturar algum peixe como Cará, Tilápia ou um cascudo, poderá fazer um filé dessas espécies e utilizar como isca para predadores carnívoros como Traíras, ourados e a maioria dos peixes de couro.

Conclusão

Gostou do nosso post com as melhores iscas para pesca de água doce? Você conhece alguma outra isca infalível ou alguma outra espécie de peixe de água doce que pode ser capturada com as iscas acima e gostaria de compartilhar conosco? Então deixe sua opinião nos comentários. Aproveite e siga Pescaria S/A no Facebook e fique atualizado sobre nosso conteúdo. Obrigado por visitar o Blog Pescaria S/A. Boa pescaria!