Tudo sobre as marés e como elas influenciam a pesca 5/5 (2)

Compartilhe:

Tudo que você precisa saber sobre a influência das marés na sua pescaria

Antes de entender a influência das marés sobre a pesca, precisamos entender de fato o que são as marés.

As marés são a elevação e a queda do nível do mar, como resultado da atração gravitacional do sol e da lua e segue um cronograma lunar.

Em termos gerais, a pesca geralmente é melhor quando a maré está correndo, ou seja, durante o período médio da maré, em vez do pico da maré baixa ou alta quando a água está parada. Muitas espécies de peixes tendem a se sentir mais animados quando a água está fluindo.

marés baixas

No entanto, o peixe ativo na pescaria diminui com um fluxo lento ou elevado de água. Faz sentido programar a atividade da pesca em horários que coincidem com as marés.


As marés só afetam a pesca costeira?

Não, as marés também afetam a pesca em alto mar, ditando o local onde os peixes mantêm sua estrutura e concentrando alimentos em movimentos circulares de água que levam a um pequeno redemoinho e água rica em nutrientes mais profunda empurrada para a superfície.

Entretanto, o impacto da maré é mais forte em águas rasas da praia, baías, estuários e portos, bem como ao redor das ilhas e recifes que “pressionam” a maré através de canais estreitos.


Como as marés se comportam?

Quão alta as marés subirão vai diferir dependendo da posição da lua em relação ao sol. Quando ambos estão alinhados, experimentamos grandes marés.

Quando eles estão em frente um ao outro a força de maré é pequena, uma vez que a órbita da lua a aproxima da Terra a cada 27,5 dias, experimentamos as marés mais altas em um mês. Quando a lua está no ponto mais distante da Terra, as marés estão mais baixas.


Como as marés influenciam a alimentação dos peixes?

O ciclo de alimentação de vários peixes é diretamente afetado pelos movimentos das marés. Na maior parte do mundo, os peixes que se concentram em áreas costeiras alimentam-se principalmente na maré alta, quando pequenos organismos são lavados com água morna no inverno e com água fria no verão.

Há momentos em que os peixes se alimentam no início da maré alta e no final da mesma maré, isso explicaria a variação na dieta das espécies de peixes de uma região para outra em momentos diferentes. O que pode parecer indicativo de certos hábitos alimentares de espécies de peixes em um lugar pode não ser o mesmo em qualquer outro lugar a uma curta distância.

marés altas

O fluxo de marés fornece uma das três principais coisas que os peixes precisam: comida. As varreduras atuais arrastam pequenos animais marinhos e plantas junto com ele, concentrando-os em pequenos redemoinhos onde uma estrutura como recifes ou rochas interrompe o fluxo de água.

Todos os tipos de peixes se beneficiam disso, reunindo onde a comida está concentrada. Quando peixes pequenos e organismos menores são lavados com a maré subindo, os peixes maiores seguirão e se alimentarão deles, deixando quando a fonte de alimento estiver concluída.

Isso tudo explica não somente a influência na pesca costeira mas também nos rios e mangues que sofrem influência das mesmas marés.


Como saber os horários das marés?

Para saber quando as marés estarão se movimentando, você precisa consultar as tábuas de marés. Para isso, você pode clicar aqui e acessar o site Tábua de Marés e verificar as marés do seu estado em qualquer lugar do Brasil. O site também possui um app NAUTIDE para iOS e Android. Clique aqui e baixe o app NAUTIDE.


Considerações finais

Agora que você já entendeu um pouco como as marés influenciam na pesca, lembre-se que você terá muito mais chances de sucesso nas marés correntes, tanto enchendo quanto baixando ou vazando. Acesse a tábua de marés do seu local de pesca, junte suas tralhas e boa pescaria!

Gostou da publicação sobre as marés e sua influência sobre a pesca? Então compartilhe com seus amigos. Aproveite e siga Pescaria S/A no Facebook , Pescaria S/A no Instagram e Pescaria S/A no Twitter para ficar atualizado sobre nosso conteúdo de pesca. Também estamos no Youtube com nosso Canal Pescaria S/A. Obrigado por visitar o Blog Pescaria S/A. Boa pescaria!

Por favor, avalie isto