Pescaria de festa junina: como fazer essa brincadeira! 5/5 (2)

Compartilhe:

A origem da pescaria de festa junina pode ter relação com São Pedro, que era pescador e com a vida no interior

Se tem uma brincadeira que nos lembra as festas da escola é a Pescaria de Festa Junina. E não é para menos, já que toda criança (e alguns adultos também) adora uma boa brincadeira, ainda mais se houver prêmios envolvidos.

As festas juninas são muito populares no Brasil, e como o nome já diz, ocorrem no mês de Junho, para homenagear Santo Antônio (13/6), São João (24/6) e São Pedro (29/6). As brincadeiras fazem parte das festas juninas há muito tempo, e a Pescaria de festa Junina é uma delas.

Alguns pontos curiosos podem justificar a presença da pescaria nesse tipo de festa

Um deles é que São Pedro, um dos santos de junho, era pescador. Isso mesmo, São Pedro era pescador e possuía um barco, em sociedade com seu irmão. Ambos trabalhavam no Mar da Galiléia, um lago de água doce formado pelo Rio Jordão, na região da Galiléia em Israel.

Outro ponto que pode ter influenciado na inserção da pescaria na festa junina é que trata-se de uma festa com decoração tipicamente de interior, onde a pesca é uma atividade comum e cotidiana. Com essas características interessantes, mais a possibilidade de divertir as crianças com a pescaria que dá pequenos prêmios, a brincadeira se tornou um verdadeiro sucesso, principalmente entre as crianças.

Você pode montar a Pescaria de festa Junina em festas de escola, de bairro ou mesmo para seus filhos se divertirem e despertarem o interesse inicial pela pesca.


Como fazer a brincadeira da Pescaria de Festa Junina?

Materiais que preciso para fazer a brincadeira da Pescaria de festa Junina:

  • 1 caixa de madeira, de papelão, piscina ou carrinho de mão para servir de “lago”
  • Areia suficiente para encher o seu “lago”
  • Varinhas de madeira, bambu ou plástico. (é possível comprar varinhas de pesca para festa junina, prontas feitas de plástico, em lojas de produtos para festa e na internet.
  • Linha de nylon ou barbante
  • Arame ou pedaços de fio elétrico rígido
  • Papelão ou papel cartaz / cartolinas (Também pode ser feito de EVA)
  • Caneta hidrocor grossa
  • Furador de papel
  • Brinquedos ou brindes (geralmente doados pelos alunos, pela escola ou pela comunidade)

Como montar a pescaria de festa junina:

como fazer brincadeira pescaria de festa junina
  • Monte o seu “lago” em uma barraquinha da festa ou no local disponibilizado para isso.
  • Encha o recipiente escolhido com a areia.
  • Desenhe peixinhos de aproximadamente 12cm x 7cm no papel disponível e faça furinhos perto da boca com o furador. Se você preferir, pode baixar um molde para imprimir tamanho A4 e imprimir em sua impressora. Utilize um papel mais grosso para isso (o ideal é gramatura 180g). Baixe o molde aqui. Você também pode encontrar peixinhos prontos, feitos de plástico, em lojas de produtos para festas.
  • Escreva números atrás dos peixinhos, bem embaixo (na cauda do peixe para que fiquem enterrados) para identificar os prêmios correspondentes. Você pode ir substituindo o brinde de determinado número em uma prateleira, conforme eles vão sendo pescados.
  • Enterre os peixinhos na areia até que fiquem com o número enterrado e o furinho para cima.
  • Monte as varinhas com um pedaço de linha ou barbante e faça ganchinhos com o arame ou fio elétrico para servirem de anzol. Os anzóis podem ser feitos com pedaços de 5cm de arame ou fio. Você também pode encontrar esses anzóis de plástico, prontos em casas de produtos para festas.
  • Agora que já tem o “lago”, os peixinhos, os brindes e as varinhas, é hora de começar a pescar. Disponibilize a varinha para o primeiro pescador e divirtam-se. A brincadeira consiste em tentar enganchar algum peixinho. Conforme o peixinho pescado, o pescador recebe o prêmio correspondente ao número escrito atrás do mesmo.

Considerações finais

Agora que você já conheceu melhor a Pescaria de festa Junina, monte a sua e boa pescaria!

Gostou da publicação? Então compartilhe com seus amigos. Aproveite e siga Pescaria S/A no Facebook , Pescaria S/A no Instagram e Pescaria S/A no Twitter para ficar atualizado sobre nosso conteúdo de pesca. Também estamos no Youtube com nosso Canal Pescaria S/A. Obrigado por visitar o Blog Pescaria S/A. Boa pescaria!

Por favor, avalie isto