Algumas maneiras de trazer cada vez mais mulheres para a pesca esportiva
Uma das maiores vitórias da pesca esportiva nos últimos anos é a forma rápida como as mulheres vem aderindo a esse esporte recreativo. Em um mundo onde a igualdade de oportunidades e o feminismo estão finalmente decolando e ganhando força, por que ainda existem poucas pescadoras por aí?
Apesar de vermos muitas e muitas mulheres pescadoras nas redes sociais e nos pesqueiros, o número ainda é muito menor, mas queremos que isso mude não é mesmo?
Queremos ver muito mais mulheres se divertindo com as amigas em uma pescaria, mais esposas e namoradas acompanhando seus maridos, pais e filhos. Para isso acontecer, há medidas que podem ser tomadas para persuadir e estimular cada vez mais mulheres a pescar.
Por que as mulheres não pescavam até um tempo atrás?
Um dos principais motivos que desestimularam as mulheres a ir pescar por muito tempo foi o preconceito. Conhecida como uma “atividade de homens”, a pesca foi por muito tempo um passatempo que reunia amigos homens e era quase uma “comunidade secreta”, do tipo: o que acontece na pescaria, fica na pescaria.
Isso sempre gerou muitas lendas e piadinhas tanto entre homens quanto entre as mulheres, de que o marido dava a desculpa que ia pescar para “praticar outras atividades”.
O machismo da sociedade em geral também sempre foi um grande empecilho para que mulheres pudessem aderir a este hobby tão prazeroso e divertido. Imagine se uma mulher iria deixar de cuidar da sua casa e dos filhos para ir pescar? Isso era tratado como um absurdo. Mas graças a Deus as coisas evoluem e elas estão cada vez mais fortes, determinadas e aderindo ao esporte de todos.
A tecnologia ajudou
Com a chegada de tecnologias importantes para a evolução de toda a sociedade mundial, como a internet e a informática, o conteúdo pesca ficou mais acessível a todos, incluindo as mulheres. Então, paralelamente à globalização da informação, às conquistas de muitas vitórias das mulheres como a liberdade de se expressarem, a liberdade de serem o que quiserem, quando quiserem e com quem quiserem, trouxeram às oportunidades de adesão também à pesca esportiva.
As redes sociais também fazem parte dessa adesão, pois com o avanço dessas plataformas, mais e mais mulheres decididas e fortes foram criando um apreço maior pela pesca e por aprender mais sobre a atividade. Foram se encontrando, se seguindo e interagindo, formando grupos cada vez maiores de pescadoras apaixonadas por fisgadas e mais conhecimento.
Por que as mulheres devem pescar?
Pescar é um passatempo fantástico por muitas razões. É uma maneira de aliviar o estresse, criar laços com outras pessoas, aumentar a autoestima e muito mais.
É importantíssimo observar como a pesca coloca você mais em contato com a natureza e, em particular, com os cursos d’água locais. Passar o tempo na costa ou em um barco permite que você veja o dano que a poluição humana está infligindo aos nossos recursos hídricos.
Entender e conhecer leis de pesca locais, como a época do ano em que você pode pescar uma determinada espécie, abrirá seus olhos para a realidade da situação atual. Isso, por sua vez, ajuda você a se tornar mais consciente do meio ambiente em sua vida cotidiana.
Criar amizades novas, com outras mulheres e até mesmo com famílias inteiras é um presente que a pesca dá a qualquer pessoa. E quem disse que mulheres não podem fazer parte de grupos mistos de pescadores e pescadoras? Isso é completamente possível e deve ser encarado com normalidade.
Como aumentar o número de pescadoras esportivas?
O ideal é que essa discussão nem precisasse ser abordada, já que todos e todas deveriam ter direitos iguais. Entretanto, ainda estamos em um processo de evolução humana em vários temas.
Para acelerar o avanço da presença feminina na pesca, todos nós, homens e mulheres podemos atuar em prol dessa causa importante onde todos irão ganhar. Veja algumas dicas que podem ajudar nesse sentido:
1. Seja mentor(a) de uma mulher interessada em pescar
Se você perceber que uma amiga, a sua esposa ou namorada ou sua filha está se interessando pela pescaria, não meça esforços para incentivar esse interesse através de ensinamentos básicos sobre como pescar. Esse estímulo pode ser o estopim para uma grande pescadora em um futuro próximo.
Você pode convidar para sua próxima pescaria, para assistir algum vídeo interessante de pesca ou até mesmo podem irem juntos a uma loja de pesca. Essas atividades servirão de mentoria para uma nova pescadora.
2. Compartilhe e interaja com mulheres pescadoras
Mulheres na pesca é uma inclusão que vem acontecendo a algum tempo e deve ser estimulada. Quando você se deparar com alguma pescadora no seu local de pesca ou até mesmo em suas redes sociais, não deixe de prestigiá-la, pois qualquer pescador adora essa resenha que a pesca proporciona.
Aja naturalmente, esqueça os preconceitos conservadores e seja um parceiro ou parceira do maior número de pescadoras que você conseguir.
A mídia social é uma fonte fantástica de inspiração e empoderamento para as mulheres que pensam em entrar na pesca. As mulheres precisam ver modelos mais inspiradoras. Isso significa que elas precisam ver mais mulheres dirigindo barcos, amarrando nós, pescando e orientando novos pescadores. Compartilhe tudo que você vir sobre mulheres pescando.
3. Tralha de pesca é viciante
Se a sua missão de ajudar uma pescadora a “sair do armário” mas você enxerga uma luz no fim do túnel, oferecer a essa mulher uma tralha de pesca pode aguçar seus sentimentos e fazer com que ela fique mais inclinada a dar o primeiro passo.
Nenhum pescador resiste a um passeio na casa de pesca sem levar alguma coisinha, então um passeio em uma dessas mega-lojas cheias de opções pode ser fatal.
4. Programa de família e entre amigas
Quando uma mulher adere à pesca, seja por meio de seu marido ou namorado, ou sozinha, é importante que essa pescadora faça sua própria rede de amizades da pesca, formando sua própria turma.
Isso irá unir mulheres através de um objetivo em comum e poderá formar novas mentoras que irão agregar muito na luta para aumentar o número de mulheres na pesca esportiva.
Considerações finais
Se após essa leitura você se sentiu inspirada ou inspirado a influenciar em favor dessa causa, comece e dar mais atenção e importância às mulheres que já pescam pois elas conquistaram algo bem mais difícil e estão aí, cheias de orgulho exibindo seus troféus e seu conhecimento.
Gostou da publicação sobre a inclusão das mulheres na pesca? Aproveite e siga Pescaria S/A no Facebook , Pescaria S/A no Instagram e Pescaria S/A no Twitter para ficar atualizado sobre nosso conteúdo de pesca. Também estamos no Youtube com nosso Canal Pescaria S/A. Obrigado por visitar o Blog Pescaria S/A. Boa pescaria!