Saiba tudo sobre a Carpa Capim (Ctenopharyngodon idella) e como pescar essa espécie
Carpa Capim é a espécie mais produzida na aquacultura no mundo todo. Em alguns lugares, como a China, o peixe é parte da alimentação por ter uma carne com ótimo sabor. Em outros lugares, como Estados Unidos, pode ser utilizado para controle ambiental em reservatórios, pesqueiros, rios, lagos, represas e outros locais com densa vegetação.
A Carpa Capim não é um peixe nativo do Brasil, e sim um peixe de água doce original do leste da Ásia, sul da Rússia e norte do Vietnã. Sua forte capacidade de adaptação em diferentes locais se da principalmente aos seus hábitos alimentares.
Além da Carpa Capim, existem outras carpas no Brasil, que são as Carpas Comuns, Carpas Cabeçudas, Carpa Colorida, Carpa Espelho e Carpa Húngara.
Dicas de como pescar Carpa Capim
Confira as principais dicas, características, comportamentos, equipamentos e técnicas utilizados na pesca esportiva de Carpa Capim.
Características da Carpa Capim
A Carpa Capim é um peixe onívoro, que se alimenta de plantas aquáticas, algas, invertebrados, plânctons, pequenos insetos, larvas, vermes e folhas vegetais.
É comum ouvirmos que as carpas comem de tudo, e isso de certo modo é verdade. Mas a dieta das carpas podem variar de acordo com o habitat em que elas estão inseridas.
Seu formato é de torpedo, com escamas na cor cinza e pode ter diferentes tamanhos. O tamanho médio é de 60 até 100 centímetros de comprimento, mas algumas podem ter grande porte, podendo chegar até um metro e meio de comprimento. Seu peso máximo gira em torno de 15 quilos.
Onde encontrar Carpa Capim no Brasil
No Brasil, grande parte das Carpa Capim pode ser encontrada em lagos, rios e represas nas regiões sul e sudeste. Também pode ser encontrada em piscinas artificias de piscicultores.
A modalidade mais comum de pesca de Carpa Capim no Brasil é a pesca esportiva, onde pessoas normais e pescadores esportivos fazem por diversão em um ambiente preparado.
A melhor época para pescar Carpa Capim no Brasil é no inverno. Isso acontece porque a carpa é mais resistente a baixas temperaturas. Já na estação do verão, ela são mais ativas para suas atividades, tornando difícil o pescador acompanhar.
O melhor horário e com as melhores chances de pescar uma Carpa Capim é de manhã, já que é uma espécie com hábitos matinais que procura alimentos principalmente esse horário.
Por ser um peixe faminto, ele é mais fácil de ser fisgado com diferentes tipos de iscas e alimentos.
Equipamentos para pescar Carpa Capim
- Varas de pescar: A vara de pescar tem que ser uma de estrutura média-pesada, em que a linha alcance longos arremessos. O ideal é que a vara tenha em torno de 3 metros de comprimento, podendo variar de 2,70 até 3,30 metros. Lembre-se que a carpa é um peixe que pode chegar a pesar mais de 15 quilos.
- Carretilha e linha: Existem dois tipos de carretilha, de perfil alto e perfil baixo. Para pescar carpas, é mais indicado carretilha de perfil alto, pois estas são mais resistentes e possuem freio maior, tornando a briga mais fácil. O suporte de linhas deve ter 100, 150 até 200 metros.
- Anzol: O anzol mais recomendado é o chuveirinho, já que as carpas tem bocas pequenas que fisgam facilmente. Você deve evitar ganchos brilhantes, pois as carpas possuem ótima visão e isso pode assustar elas. Sempre que possível, use ganchos de cores escuras ou com camuflagem.
- Boia: A boia é um equipamento exclusivo para a pesca de Carpas. Você deve utilizar um modelo sem nenhum peso e que sirva de suporte para iscas. Você deve se lembrar de não puxar a boia com muita força, caso ela comece a se mexer.
- Rede de aterrissagem: Essa rede pode te ajudar a pegar o peixe caso ele esteja perto da superfície.
Melhores iscas naturais e artificiais para Carpa Capim
As carpas comem de tudo, você pode utilizar tanto iscas naturais, quanto iscar artificiais. Veja os principais tipos de iscas utilizadas na pesca esportiva de Carpa Capim:
- Minhocas: as minhocas são vermes que são muito utilizado na pesca esportiva. Para usar de isca, basta colocar 3 minhocas de modo a cobrir seus anzóis.
- Milho: tanto o milho verde quanto o milho de pipoca podem ser utilizados para pescar carpas. Você pode prender dois ou três milhos nos chuveirinhos.
- Massa para pesca: utilize a massas industriais feita com farinha branca, farinha de milho ou ingredientes artificiais em seu anzol para atrair o peixe. Essas massas geralmente são vendidas em lojas de artigos e produtos de pesca.
- Tomate cereja: corte esses tomates ao meios ou em quatro partes para prender na sua isca.
- Pastilhas de frutas: pastilhas doces podem ser utilizadas apenas encaixando no suporte da isca.
- Bolinhos de queijo: você pode amassar queijos em formato de bolinhos para prender no seu chuveirinho e servir de isca.
- Bolinhos de cereais: assim como o bolinho de queijo, você poder prender seu bolinho de cereal no anzol para atrair a carpa.
- Iscas artificiais: As iscas artificiais que parecem peixinho podem não funcionar, porque as carpas não se alimentam de peixes menores e também se afastam de objetos brilhantes. Você pode usar anteninha como alternativa, já que parece ração e consegue atrair o peixe.
Considerações finais
Gostou da publicação sobre o peixe Carpa Capim? Então compartilhe com seus amigos. Aproveite e siga Pescaria S/A no Facebook , Pescaria S/A no Instagram e Pescaria S/A no Twitter para ficar atualizado sobre nosso conteúdo de pesca. Também estamos no Youtube com nosso Canal Pescaria S/A. Obrigado por visitar o Blog Pescaria S/A. Boa pescaria!