A Caranha é um peixe oceânico que pode chegar a medir até 1,60m
A Caranha (Lutjanus cyanopterus) é um peixe oceânico de escamas, muito forte e que pode medir mais de 1,60m de comprimento, podendo oferecer uma briga interessante aos pescadores que se aventuram nesse tipo de pescaria.
Essa espécie é bem apreciada na pesca esportiva, no entanto sua carne não é tão popular no campo da culinária, o que faz dessa espécie de peixe pouco atrativa comercialmente.
A Caranha pode ser pescada de forma embarcada e como pode pesar mais de 50kg, pode-se dizer que qualquer pescador desejaria ter um peixe dessas em sua linha.
Distribuição geográfica da Caranha
A Caranha está presente em todo o Atlântico Ocidental, da Nova Escócia no Canadá, passando por Bermudas, Norte do Brasil até o Paraná. Também há uma presença menos expressiva no Golfo do México e no Norte da Flórida.
Ambiente preferido da espécie
Essa espécie pode ser encontrada com maior frequência em profundidades de 18m a 55m. Adultos são encontrados principalmente em torno de bordas sobre fundo rochoso ou ao redor de recifes. Os jovens às vezes habitam áreas de manguezais.
Biologia da Caranha (Lutjanus cyanopterus)
A Caranha possui corpo alongado com cabeça e boca grandes. É um peixe com dentição bem evidente, incluindo dentes caninos, o que sugere que o pescador utiliza cabo de aço como empate para pescar esse peixe.
Trata-se de um peixe de escamas, com corpo muito forte que pode pesar mais de 50kg e ultrapassar 1,60m de comprimento. O comprimento mais comum dessa espécie é de 90cm. Possui costas e lados pálidos para cinza escuro com um tinge avermelhado. As barbatanas dorsal e caudal são acinzentados; as aletas anais e pélvicas avermelhadas; as barbatanas peitorais translúcidas ou acinzentados.
Dica extra: Outra espécie de Caranha, mais comum (Lutjanus griseus), é menor, podendo medir no máximo 65cm e pesar até 8kg.
Alimentação e iscas indicadas
A Caranha alimenta-se principalmente de peixes, caranguejos e camarões, logo, estas podem ser boas opções de isca para quem pretende pescar a caranha em habitat natural.
Como pescar a caranha?
Peixes, caranguejos e camarões são as melhores iscas para pescar Caranha. Outra dica importante é que esse peixe costuma se entocar de dia, saindo para caçar mais à noite.
Também é importante utilizar equipamento de pesca pesada e empate de aço para garantir que o peixe não corte a linha durante a briga com seus afiados dentes. Esse peixe também pode ser capturado com plugs de meia água e jigs. (Veja um vídeo de pescaria de caranha abaixo)
A caranha é uma espécie de peixe oceânico muito voraz, oferecendo uma experiência esportiva incrível ao pescador.
Considerações finais
Segundo o IUCN, o peixe Caranha (Lutjanus cyanopterus) foi avaliado mais recentemente para a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN em 2015. Lutjanus cyanopterus está listado como Vulnerável sob critérios A2bd.
Gostou da publicação sobre o peixe Caranha (Lutjanus cyanopterus)? Então compartilhe com seus amigos. Aproveite e siga Pescaria S/A no Facebook , Pescaria S/A no Instagram e Pescaria S/A no Twitter para ficar atualizado sobre nosso conteúdo de pesca. Também estamos no Youtube com nosso Canal Pescaria S/A. Obrigado por visitar o Blog Pescaria S/A. Boa pescaria!
Fonte: Fishbase | Ambiente Brasil | GBIF (Global Biodiversity Information Facility) | IUCN (International Union for Conservation of Nature’s)