Os 7 peixes mais consumidos do mundo

Compartilhe:

Em 2017, o consumo de peixes representou 17% da ingestão global total

Após uma pesquisa em diversos sites de revistas reconhecidas e organizações internacionais, chegamos aos 7 peixes mais consumidos do mundo. Essa pesquisa mostra tantos os peixes marinhos quanto de água doce, envolvendo pesca de captura e piscicultura.

Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), a produção global de peixes chegou a 179 milhões de toneladas em 2018. A pesca de captura em 2018 atingiu um recorde de 96,4 milhões de toneladas, um aumento de 5,4% em termos da média dos três anos anteriores.

O aumento foi impulsionado principalmente pela pesca de captura marinha, onde a produção aumentou de 81,2 milhões de toneladas em 2017 para 84,4 milhões de toneladas em 2018, ainda abaixo da alta de todos os tempos de 86,4 milhões de toneladas em 1996).

A aquicultura representou 46% da produção total e 52% dos peixes para consumo humano. A China tem permanecido como um grande produtor de peixes, respondendo por 35% da produção global de peixes em 2018.

A piscicultura é dominada pela Ásia, que produziu 89% do total global em termos de volume nos últimos 20 anos. No mesmo período, as ações da África e das Américas aumentaram, enquanto as da Europa e da Oceania diminuíram ligeiramente. 

Confira quais são os peixes mais consumidos no mundo, segundo a FAO / ONU

1. Atum

atum peixes mais consumidos do mundo

Os atuns são um dos grupos de espécies de peixes mais importantes do ponto de vista pesqueiro. Em 2002, foram capturadas, em todo o mundo, mais de seis milhões de toneladas de atuns e “espécies-afins”.

2. Tilápia

tilápia peixes mais consumidos do mundo

Tilápia é o nome comum dado a várias espécies de peixes ciclídeos de água doce pertencentes à subfamília Pseudocrocidolita e em particular ao gênero Tilápia.

3. Salmão

salmão peixes mais consumidos do mundo

Salmão é o nome vulgar de várias espécies de peixes da família Salmonidae, que também inclui as trutas, típicos das águas frias do norte da Eurásia e da América. Várias espécies são criadas em aquacultura, especialmente a espécie Salmo Salar.

4. Bacalhau

bacalhau peixes mais consumidos do mundo

Bacalhau é o nome comum de várias espécies de peixes classificadas em vários géneros, em particular no gênero Gadus, pertencente à família Gadidae, sendo o dito “original”, ou “verdadeiro”.

5. Sardinha

sardinha

Pertencentes a família Clupeidae, as sardinhas são peixes pequenos – medem até 25 cm de comprimento – de coloração prateada, escamosos e pelágicos, ou seja, vivem no mar, em águas rasas, em grandes cardumes.

6. Bagre / Catfish

bagre

Peixe omnívoro / carnívoro que se alimenta muito bem desde ração para omnívoros até pequenos forrageiros. Animal de carne excelente, branca, magra e sem espinhos.

7. Anchoveta

anchoveta

A Anchoveta ou Anchoveta Pruana é um peixe da família Engraulidae, que vive na zona sudeste do oceano Pacífico, frente à costa do Peru e Chile.

Considerações finais

Os peixes existem há séculos como uma fonte de alimento confiável e saudável. Se você nunca experimentou receitas de peixe antes e quer experimentar, agora é a melhor hora para conhecer os 7 peixes mais consumidos no mundo.

Se você curtiu nosso artigo, deixe seu comentário aqui no blog que vamos compartilhar ele com nossos outros leitores.

Aproveite e siga Pescaria S/A no Facebook e fique atualizado sobre nosso conteúdo. Também estamos no Youtube com nosso Canal Pescaria S/A. Obrigado por visitar o Blog Pescaria S/A. Boa pescaria!

Deixe um comentário