Características, reprodução e como pescar o Acará, também conhecido como Cará (Geophagus brasiliensis)
Eu sempre chamei o Geophagus brasiliensis de Cará, mas depois que iniciei meu blog e comecei a ler muito mais sobre pesca, descobri que o nome Acará é mais comumente utilizado ao redor do Brasil.
A Acará é daqueles peixes que boa parte de nós, quando crianças, estávamos lá vivendo nossas vidas, pescando nossos lambaris quando de repente vem aquela fisgada bruta e lá está ele. Esse é grande, esse é grande!
O Acará é um peixe relativamente pequeno, já que raramente ultrapassa os 20cm de comprimento. Seu corpo é um pouco alto e grosso e é uma espécie com escamas. É um peixe que aparece em praticamente qualquer córrego, lago ou riacho das regiões onde ocorre.
É uma espécie tão bonita e de cores variadas que atrai até mesmo admiradores aquaristas. É um peixe que pode viver muito bem no aquário, inclusive se reproduzindo facilmente.
Quais são as espécies de Acará ou Cará e qual a sua distribuição geográfica?
O Acará ou Cará é um peixe que tem pelo menos 11 variações. É o que aponta um estudo da Science Direct. O estudo aponta que o complexo Geophagus brasiliensis é um dos grupos de ciclídeos mais abundantes da América do Sul oriental.
- Geophagus brasiliensis
- Geophagus diamantinensis
- Geophagus obscurus
- Geophagus sp. Uper Contas
- Geophagus itapicuruensis
- Geophagus santosi
- Geophagus sp. Doce
- Geophagus multiocellus
- Geophagus rufomarginatus
- Geophagus iporangensis
O complexo de espécies Geophagus brasiliensis é um grupo amplamente distribuído que vai desde as bacias costeiras do estado da Bahia, no nordeste do Brasil, até os rios costeiros no leste do Uruguai, bem como parte das bacias dos rios São Francisco e La Plata (Kullander, 2003).
Habitat e alimentação do Acará ou Cará
O Acará ou Cará é uma espécie que costuma viver em águas mansas de lagos, lagoas, córregos e rios. É um peixe onívoro, ou seja, que se alimenta de praticamente qualquer coisa que caiba em sua boca. Invertebrados, pequenos peixes, matéria vegetal e matéria orgânica são alguns alimentos dessa espécie no seu ambiente natural.
Come inclusive o lodo do fundo do seu habitat, o que torna a sua carne não tão saborosa, apesar de sabermos que muitas pessoas adoram comer esse peixe bem fritinho.
Como pescar o Acará ou Cará?
Para pescar Acará ou Cará é bem fácil. Você pode utilizar a isca universal: a minhoca. Mas também é possível pescar esse peixe com massinha de pão, pedacinhos de carne, pedacinhos de peixe bem pequenos entre outras iscas naturais.
Ah, e acredite: é possível pescar Acará com isca artificial também. Alguns pescadores registram capturas dessa espécie com iscas de meia água como plugs e crancks.
Muitas vezes os pescadores podem estar procurando outras espécies e acabar topando com o Acará ou Cará, como ocorreu nessa pescaria de Black Bass a seguir. (veja o vídeo abaixo)
Reprodução do Geophagus brasiliensis
O Acará é um peixe ovíparo que forma casais. Na natureza, o Acará costuma escolher locais escondidos, como fendas entre pedras ou pequenos buracos para colocar seus ovos.
Após o ritual de acasalamento, a fêmea coloca os ovos e estes podem eclodir entre 3 a 4 dias após a desova. O macho se encarrega de cuidar dos ovos, sendo bem agressivo com outros peixes e também com alevinos de outros casais.
A protuberância que alguns Acarás possuem na cabeça é característica dos machos e chamada de “calo nupcial”, pois trata-se de um sinal que ocorre durante a reprodução, a fim de tornar o macho “superior” perante a fêmea e aos predadores que possam lhe enfrentar.
Considerações finais
Gostou da publicação sobre as características, reprodução, alimentação e como pescar ou Acará ou Cará? Aproveite e siga Pescaria S/A no Facebook , Pescaria S/A no Instagram e Pescaria S/A no Twitter para ficar atualizado sobre nosso conteúdo de pesca. Também estamos no Youtube com nosso Canal Pescaria S/A. Obrigado por visitar o Blog Pescaria S/A. Boa pescaria!