Saiba qual o significado mais importante do peixe como um símbolo cristão
Você sabe por que o peixe é um símbolo cristão importante e qual o seu significado no cristianismo? Engana-se quem pensa que é apenas porque Jesus multiplicou os peixes, pois a história desse símbolo é muito mais complexa, apesar desse fato também ser incrível.
O que ocorre é que os primeiros cristãos eram muito perseguidos, então usavam o peixe como um código secreto para identificar locais de reunião, túmulos e até mesmo outros cristãos.
Diz a lenda que, se um cristão primitivo encontrasse um estranho, ele ou ela poderia desenhar metade dos Ichthys no chão.
Se o estranho completasse o esboço, ambos saberiam que eram cristãos. Há muito debate sobre porque o peixe foi escolhido como um símbolo cristão, mas os peixes aparecem com destaque nos Evangelhos.
A pesca é uma analogia comum, pois vários dos Apóstolos são pescadores que se tornam “pescadores de homens” e Jesus é capaz de alimentar cinco mil com “cinco pequenos pães e dois peixes”.
Por que se come peixe na semana santa?
Comer peixe no lugar de carne mais do que um valor material, a carne representa o mundo material, o peixe simboliza o alimento de vida.
Entre os cristãos, quem se considerava “peixe”, professava-se adepto daquela fé. Nesse sentido estritamente relativo à Cristo, o peixe simboliza o alimento de vida (Le 24,24) e símbolo da Ceia Eucarística. Por isso, é reproduzido com frequência junto com o pão.
Considerações finais
Gostou da publicação sobre o peixe como símbolo cristão? Então compartilhe com seus amigos. Aproveite e siga Pescaria S/A no Facebook , Pescaria S/A no Instagram e Pescaria S/A no Twitter para ficar atualizado sobre nosso conteúdo de pesca. Também estamos no Youtube com nosso Canal Pescaria S/A. Obrigado por visitar o Blog Pescaria S/A. Boa pescaria!
1 comentário em “Qual o significado do peixe como símbolo cristão?”
Os comentários estão encerrado.