Do tamanho enorme à data provável de extinção do Megalodon, este artigo tem tudo
Já ouviu ou leu sobre o Megalodon? Sabe do que se trata esse nome? Você já se perguntou como seria encontrar o maior tubarão que já existiu? Esse peixe era uma enorme criatura marinha predatória que viveu há mais de 2 milhões de anos.
Neste artigo, exploraremos alguns fatos incríveis sobre a anatomia, os hábitos e a morte dessa notável criatura.
Introdução ao Megalodonte
Megalodon (Carcharocles megalodon) era uma imensa espécie de tubarão que viveu durante a era Cenozóica (é a era geológica que iniciou há 65,5 milhões de anos e que se estende até os dias atuais.), aproximadamente 2,6-2,9 milhões de anos atrás.
Acredita-se que tivesse de 15 a 18 metros de comprimento, tornando-o um dos maiores predadores aquáticos já conhecidos! O único animal a igualar seu tamanho e poder era outro gigante pré-histórico – o cachalote moderno.
Qual era o tamanho máximo do Megalodon?
Acredita-se que o Megalodon tenha atingido tamanhos de até 18 metros (59 pés) de comprimento – tornando-o um dos maiores predadores aquáticos já conhecidos!
Esta estimativa é baseada na análise de vértebras fossilizadas, bem como em comparações com tubarões descobertos mais recentemente, como o tubarão-branco.
Era significativamente maior do que qualquer espécie de tubarão dos dias modernos, e seu tamanho e poder superavam o de todas as outras criaturas pré-históricas.
Quando Megalodon Viveu?
O megalodonte viveu durante o final do Oligoceno e do Mioceno. Durante este período, o planeta experimentou uma série de mudanças naturais significativas – incluindo um aumento nas temperaturas globais combinado com o aumento do nível do mar.
Acredita-se que essas mudanças resultaram na criação de muitos novos litorais, proporcionando maior acesso a fontes de alimentos e auxiliando no crescimento e sucesso dessa espécia.
Onde Megalodon foi encontrado?
Fósseis do Carcharocles megalodon foram encontrados em todo o mundo, com a maioria das descobertas ocorrendo perto da América do Sul e na Europa. Restos deste enorme tubarão também foram desenterrados no Japão, África do Sul, Índia e Austrália.
Os pesquisadores acreditam que esse peixe nadou entre os habitantes marinhos da era mesozóica, usando águas costeiras rasas para caçar suas presas.
Qual foi a causa de sua extinção?
Embora a causa exata da extinção desse imenso tubarão permaneça um mistério, existem várias teorias sendo discutidas por especialistas.
Mudanças nas condições ambientais oceânicas e globais podem ter dificultado a sobrevivência do Megalodon. Isso inclui disponibilidade reduzida de presas, bem como aumento da competição dos tubarões modernos.
Considerações finais
Gostou do nosso conteúdo sobre o Megalodon? Então deixe sua opinião nos comentários. Aproveite e siga Pescaria S/A no Facebook e fique atualizado sobre nosso conteúdo. Também estamos no Youtube com nosso Canal Pescaria S/A. Obrigado por visitar o Blog Pescaria S/A. Boa pescaria!