Conheça o Jaú, seu habitat, características, reprodução e alimentação
O Jaú (Zungaro zungaro) (Humboldt, 1821) é, sem nenhuma sombra de dúvida, um dos maiores peixes de água doce do mundo. Essa espécie é um peixe de couro que pode representar o seu troféu na pescaria amazônica. Esse peixe pode alcançar até 1,40m.
Segundo o Fishbase, exemplares do Jaú com 1,30m e mais de 50 quilos não são tão raros de serem capturados mas estima-se que essa espécie possa alcançar os 120 quilos. A cor dessa espécie quando jovem é amarelo esverdeado mas quando cresce o Jaú fica com coloração bem escura e possui ventre esbranquiçado.
Reprodução do Jaú
O Jaú é um dos peixes que possui maior quantidade de ovos, podendo passar de 3.600.000. Segundo Georges Paturle (Pesca, Peixes e Pescarias, 1975), em um exemplar de 70 quilos, os ovos pesaram 4 quilos e continham 3.640.000 ovos.
Segundo Georges, a natureza provavelmente lhe permitiu tal feito pelo motivo do Jaú se reproduzir e desovar em pleno rio, podendo perder quase que todos os seus ovos, fora os que outras espécies possam vir a comer.
Habitat, distribuição geográfica e alimentação
Nativo das bacias Amazônica, do Araguaia e do Prata, o Jaú habita a calha principal do rio e poços fundos em finais de corredeiras. O Jaú alimenta-se principalmente de peixes, caçando preferencialmente a noite.
Como pescar o Jaú?
Por se tratar de um peixe que costuma se alimentar a noite, recomenda-se que a pesca dessa espécie seja realizada à tardinha até o amanhecer. Você deve estar preparado para uma grande luta, pois diz-se que é uma das pescarias mais demoradas e cansativas, quase sempre tendo vitória do peixe.
É um peixe de boca muito grande (2/3 da sua cabeça), logo deve-se utilizar anzol grande e reforçado. A isca preferencial é de peixe, podendo variar com carne e minhocuçu. Utilize varas de pesca pesada (30-50lb) e linha multifilamento de pelo menos 60lb. Recomenda-se o uso de carretilha perfil alto robusta ou molinete de mesma força, com no mínimo 200 metros de linha.
Para uma fisgada certeira, deixe o peixe abocanhar a isca e carregar por alguns metros para só depois dar uma fisgada forte e eficiente. Feito isso, prepare-se para uma luta árdua, digna de um gigante amazônico.
Veja algumas pescarias de Jaú abaixo
Considerações finais
Gostou dessa publicação sobre o peixe Jaú (Zungaro zungaro)? Aproveite e siga Pescaria S/A no Facebook , Pescaria S/A no Instagram e Pescaria S/A no Twitter para ficar atualizado sobre nosso conteúdo de pesca. Também estamos no Youtube com nosso Canal Pescaria S/A. Obrigado por visitar o Blog Pescaria S/A. Boa pescaria!
Fontes de pesquisa: Zungaro zungaro (Jaú) – Aquarismo Online [AqOL] (aquaonline.com.br) | Zungaro zungaro, Bagre dourado : pesca, peixes de caça, aquário (fishbase.se) | Pesca Peixes e Pescaria. Autor: Georges Paturle. Editora: Itatiaia. Ano: 1975.