Veja quais são as três espécies catalogadas do peixe elétrico (Poraquê) e quais as descargas elétricas registradas
O Poraquê ou peixe elétrico, é uma espécie conhecida no meio científico por sua incrível capacidade de gerar descarga elétrica. Mas não são só os cientistas que têm imenso interesse por essa espécie, pois os ribeirinhos e pescadores mantém-se sempre alerta na Amazônia, pois o encontro com um peixe desses pode ser silencioso e também fatal.
O próprio nome científico desse peixe já nos mostra do que ele se trata, de um peixe elétrico. Qualquer ramanso lodoso de rios, lagos e riachos da grande Amazônia poderá ser seu habitat. Essa espécie pode atingir até 2 metros de comprimento e sua descarga elétrica é utilizada tanto para a caça quanto para auto-defesa.
O Poraquê tem uma aparência um tanto assustadora, com corpo alongado, cabeça parecida com a de uma cobra, olhos pequenos e boca rasgada como ocorre nos ofídeos (compreendem as serpentes ou cobras, répteis que não têm pernas.).
Quais são as espécies de peixe elétrico (Poraquê)?
Embora a espécie mais conhecida desse peixe é a Electrophorus electricus, um artigo da Nature Communications revelou que há pelo menos três espécies de peixe elétrico na grande Amazônia:
- Electrophorus electricus
- Electrophorus varii
- Electrophorus voltai
Distribuição geográfica das três espécies de peixe elétrico
As três espécies de peixe elétrico habitam a grande Amazônia e um mapa com sua distribuição geográfica foi publicado pelo site. A parte curiosa do estudo mostra que além de habitar praticamente toda a bacia amazônica, o peixe elétrico foi encontrado também em riachos costeiros da Guiana.
Qual a descarga elétrica de cada espécie de peixe elétrico (Poraquê)?
Foram analisados 107 espécimes em toda a grande Amazônia. Segundo o estudo, todas as três espécies de Electrophorus têm uma baixa voltagem (órgão de Sachs/órgão de Hunter posterior) descargas de órgãos elétricos (EODs) e alta tensão (órgão de Hunter principal/anterior) com uma forma de onda monofásica positiva para a cabeça.
As maiores descargas elétricas de cada espécie de peixe elétrico (Poraquê):
- Electrophorus electricus – 480V
- Electrophorus varii – 572V
- Electrophorus voltai – 860V
Considerações finais
O artigo da Nature Communications informa que os espécimes foram coletados e amostrados em campo de acordo com os padrões de Cuidado e Uso Animal das instituições depositárias e dos países de origem das amostras de tecido utilizadas nas análises de DNA.
Além disso, tecidos e/ou espécimes foram recebidos de várias instituições da América do Norte e do Sul e da Europa, seguindo os Acordos de Transferência de Material pertinentes e os protocolos nacionais e internacionais para o envio de materiais. Os espécimes foram eutanasiados e os músculos ou barbatanas removidos e armazenados em etanol a 95%.
Gostou dessa publicação sobre qual a descarga elétrica do peixe elétrico (Poraquê)? Então compartilhe com seus amigos. Aproveite e siga Pescaria S/A no Facebook , Pescaria S/A no Instagram e Pescaria S/A no Twitter para ficar atualizado sobre nosso conteúdo de pesca. Também estamos no Youtube com nosso Canal Pescaria S/A. Obrigado por visitar o Blog Pescaria S/A. Boa pescaria!