Conheça a Pirarara (Phractocephalus hemioliopterus), um grande peixe de couro que é cobiçado por pescadores esportivos de todo o Brasil
A Pirarara (Phractocephalus hemioliopterus) é um peixe de couro de água doce presente em rios brasileiros. Esse peixe é altamente esportivo por se tratar de um grande predador das calhas dos rios, e também se adaptou muito bem em pesqueiros de estados do Sudeste e Centro Oeste do país.
Segundo o Fishbase, a Pirarara pode alcançar até 1,35m de comprimento e pesar mais de 44kg. Com essas características, faz total sentido porque os pescadores admiram e buscam por uma captura desse incrível peixe de rio. A Pirarara atinge sua maturidade com aproximadamente 85cm, o que já representa um peixe imenso, que qualquer pescador gostaria de fisgar.
A Pirarara é caracterizada pela cabeça grande, fortemente ossificada, e uma placa óssea localizada antes da nadadeira dorsal. Sua coloração é considerada a mais bonita dentre os peixes da família Pimelodidae, sendo o dorso castanho esverdeado, os flancos amarelados e o ventre esbranquiçado, com as nadadeiras dorsal e caudal alaranjadas.
Onde tem Pirarara na natureza?
A Pirarara é nativa das bacias do Amazonas e Araguaia-Tocantins, habita as calhas dos rios e gosta muito daqueles poços que se formam após as corredeiras. Essa é a forma que a Pirarara espera pela passagem de suas presas.
A Pirarara é uma espécie que não sobrevive em águas onde a temperatura seja inferior a 14,5°C, o que dificultaria seu cultivo em algumas regiões do país, como os estados do Sul do Brasil.
Alimentação dessa espécie
Trata-se de um peixe predador, que se alimenta basicamente de peixes e caranguejos, mas também pode se alimentar de frutos dependendo da região.
Como pescar a Pirarara?
No ambiente natural, esse peixe pode ser pescado com material pesado como varas de 30-50lbs, carretilha perfil alto e no mínimo linha monofilamento 0,50mm ou multifilamento 0,40mm com anzóis 7/0 ou 8/0. Como isca, pode-se utilizar peixes menores nativos da região onde se está pescando. Também é possível capturar esse peixe utilizando caranguejo com o isca.
Em pesqueiros, a Pirarara é pescada com uma grande infinidade de iscas, desde pequenos peixes até massas, salsicha, camarões, minhocas, minhocuçu, geleia de mocotó e filé de peixes.
Vídeos de pesca da Pirarara
Considerações finais
Se você tiver a oportunidade de ir pescar essa espécie, seja nas bacias do Amazonas ou Araguaia-Tocantins, ou em pesqueiros de Goiás, São Paulo e Brasília, você não irá se arrepender, pois esse gigante de couro lhe proporcionará grandes duelos.
Gostou da publicação sobre a Pirarara? Então compartilhe com seus amigos. Aproveite e siga Pescaria S/A no Facebook , Pescaria S/A no Instagram e Pescaria S/A no Twitter para ficar atualizado sobre nosso conteúdo de pesca. Também estamos no Youtube com nosso Canal Pescaria S/A. Obrigado por visitar o Blog Pescaria S/A. Boa pescaria!